Moda de viola: a autêntica música caipira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20021 |
Resumo: | Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos (Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso(PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018). |
id |
UFU_b7f00a1039db3da5efcc0567968a66b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/20021 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Moda de viola: a autêntica música caipiraModa de violaMúsica caipiraBrasilCampoJeca TatuProgressoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAPalavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos (Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso(PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Este trabalho monográfico objetiva discutir alguns motivos que impulsionaram a música caipira a degenerar-se, sofrendo profundas mudanças, tanto nas letras quanto na sonoridade e musicalidade, nas duplas, que em nenhum instante lembram o sertão. A finalidade desta monografia é estudar superficialmente a música caipira, tendo por base o contexto social, que a levou a essa metamorfose. Antes a música caipira partia para a defesa do trabalhador do campo, enaltecia o trabalho rural, contava coisas do cotidiano da roça; geralmente era a história de uma vida. Durante a pesquisa o autor analisou letras de algumas composições musicais. O texto da monografia se divide em três capítulos: o primeiro mostra como a viola foi introduzida no Brasil, pelas mãos dos colonos/exploradores portugueses e dos jesuítas. Estes últimos a utilizaram na catequização dos indígenas, pois os mesmos se sentiam enfeitiçados, maravilhados por aquele som. A pesquisa tenta mostrar como se deu o "desenvolvimento" deste instrumento, influenciado pelo encontro da cultura europeia com a indígena e, mais tarde, com a africana. Dessa miscigenação nasce um "novo" instrumento, variando de região para região, tanto na sonoridade, quanto no tamanho e no tipo de afinação. Na sequência deste mesmo capítulo, o autor analisa como foi criado no imaginário comum o mito do “Jeca Tatu”. Porque o preconceito que a legítima música caipira sofreu ou ainda sofre está intimamente ligado à figura deste personagem Monteiro Lobato: sujeito indolente, um atrasado em todos os sentidos. O segundo capítulo faz uma análise de algumas composições de músicas caipiras, a fim de verificar como seus autores já estavam impregnados pela noção de progresso, e isso, obviamente, era transferido para as letras das músicas, composições estas que retratavam os sentimentos que o homem do campo tinha em relação aos acontecimentos que o desenvolvimento trazia em seu bojo. O último capítulo mostra alguns fatores que influenciaram na drástica mudança a que a música caipira foi submetida, da indústria cultural, da onda desenvolvimentista que o Brasil estava vivendo, no turbilhão de acontecimentos promovido pela implantação definitiva do capitalismo por estas bandas. Também oferece uma rápida biografia de Tião Carreiro & Pardinho.Universidade Federal de UberlândiaBrasilHistóriaLopreato, Christina da Silva RoquetteBessa, Karla Adriana MartinsCarmo, Maria Andréa AngelottiMenezes, Benildo Machado de2017-12-18T13:08:15Z2017-12-18T13:08:15Z2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMENEZES, Benildo Machado de. Moda de viola: a autêntica música caipira. 2002. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20021porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2017-12-20T05:01:47Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/20021Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2017-12-20T05:01:47Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Moda de viola: a autêntica música caipira |
title |
Moda de viola: a autêntica música caipira |
spellingShingle |
Moda de viola: a autêntica música caipira Menezes, Benildo Machado de Moda de viola Música caipira Brasil Campo Jeca Tatu Progresso CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
title_short |
Moda de viola: a autêntica música caipira |
title_full |
Moda de viola: a autêntica música caipira |
title_fullStr |
Moda de viola: a autêntica música caipira |
title_full_unstemmed |
Moda de viola: a autêntica música caipira |
title_sort |
Moda de viola: a autêntica música caipira |
author |
Menezes, Benildo Machado de |
author_facet |
Menezes, Benildo Machado de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lopreato, Christina da Silva Roquette Bessa, Karla Adriana Martins Carmo, Maria Andréa Angelotti |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Benildo Machado de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Moda de viola Música caipira Brasil Campo Jeca Tatu Progresso CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
topic |
Moda de viola Música caipira Brasil Campo Jeca Tatu Progresso CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
description |
Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos (Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso(PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018). |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2017-12-18T13:08:15Z 2017-12-18T13:08:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MENEZES, Benildo Machado de. Moda de viola: a autêntica música caipira. 2002. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20021 |
identifier_str_mv |
MENEZES, Benildo Machado de. Moda de viola: a autêntica música caipira. 2002. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil História |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil História |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711470614020096 |