Uma análise da estratégia competitiva do grupo Volkswagen no segmento de carros populares para o Brasil nos anos 2000
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26154 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
id |
UFU_b9504ac18872cbca64bbdcf9abaf9295 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/26154 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma análise da estratégia competitiva do grupo Volkswagen no segmento de carros populares para o Brasil nos anos 2000IndústriaAutomobilísticaMercado NacionalCompetênciasEstratégiasCompetitivasVolkswagen do BrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIATrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O objetivo deste trabalho é identificar qual a estratégia competitiva escolhida pela Volkswagen do Brasil para enfrentar o ambiente competitivo no segmento de carros populares em busca de vantagens competitivas. O presente trabalho está baseado na teoria de Estratégia Competitiva desenvolvida por Porter (1986), bem como a análise das Cinco Forças Competitivas e dos Recurso e Competências Essenciais para obter vantagem competitiva no ambiente de negócios. Para tal identificação, foram obtidos números de produção, vendas e exportações das quatro maiores montadoras do Brasil, incluindo a empresa objeto deste trabalho. Como resultado, foram identificadas a força de trabalho especializada em desenvolvimento de produtos e a capacidade tecnológica da empresa como competências essenciais na busca da estratégia de diferenciação por parte da Volkswagen no segmento de carros leves, comumente chamados de carros popularesUniversidade Federal de UberlândiaBrasilCiências EconômicasVeríssimo, Michele Pollinehttp://lattes.cnpq.br/9008143213768123Andrade , Daniel CaixetaSaiani, Carlos César SantejoMachado, João Paulo2019-07-18T12:10:59Z2019-07-18T12:10:59Z2019-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMACHADO, João Paulo dos Santos. Uma análise da estratégia competitiva do Grupo Volkswagen do Brasil no segmento de carros populares para o Brasil nos anos 2000. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26154porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-10-29T18:55:28Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/26154Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-10-29T18:55:28Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise da estratégia competitiva do grupo Volkswagen no segmento de carros populares para o Brasil nos anos 2000 |
title |
Uma análise da estratégia competitiva do grupo Volkswagen no segmento de carros populares para o Brasil nos anos 2000 |
spellingShingle |
Uma análise da estratégia competitiva do grupo Volkswagen no segmento de carros populares para o Brasil nos anos 2000 Machado, João Paulo Indústria Automobilística Mercado Nacional Competências Estratégias Competitivas Volkswagen do Brasil CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
title_short |
Uma análise da estratégia competitiva do grupo Volkswagen no segmento de carros populares para o Brasil nos anos 2000 |
title_full |
Uma análise da estratégia competitiva do grupo Volkswagen no segmento de carros populares para o Brasil nos anos 2000 |
title_fullStr |
Uma análise da estratégia competitiva do grupo Volkswagen no segmento de carros populares para o Brasil nos anos 2000 |
title_full_unstemmed |
Uma análise da estratégia competitiva do grupo Volkswagen no segmento de carros populares para o Brasil nos anos 2000 |
title_sort |
Uma análise da estratégia competitiva do grupo Volkswagen no segmento de carros populares para o Brasil nos anos 2000 |
author |
Machado, João Paulo |
author_facet |
Machado, João Paulo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veríssimo, Michele Polline http://lattes.cnpq.br/9008143213768123 Andrade , Daniel Caixeta Saiani, Carlos César Santejo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, João Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indústria Automobilística Mercado Nacional Competências Estratégias Competitivas Volkswagen do Brasil CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
topic |
Indústria Automobilística Mercado Nacional Competências Estratégias Competitivas Volkswagen do Brasil CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-18T12:10:59Z 2019-07-18T12:10:59Z 2019-07-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MACHADO, João Paulo dos Santos. Uma análise da estratégia competitiva do Grupo Volkswagen do Brasil no segmento de carros populares para o Brasil nos anos 2000. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26154 |
identifier_str_mv |
MACHADO, João Paulo dos Santos. Uma análise da estratégia competitiva do Grupo Volkswagen do Brasil no segmento de carros populares para o Brasil nos anos 2000. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26154 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Ciências Econômicas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Ciências Econômicas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711524827496448 |