Uma análise da estratégia competitiva do grupo Volkswagen no segmento de carros populares para o Brasil nos anos 2000

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, João Paulo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26154
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
id UFU_b9504ac18872cbca64bbdcf9abaf9295
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/26154
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Uma análise da estratégia competitiva do grupo Volkswagen no segmento de carros populares para o Brasil nos anos 2000IndústriaAutomobilísticaMercado NacionalCompetênciasEstratégiasCompetitivasVolkswagen do BrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIATrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O objetivo deste trabalho é identificar qual a estratégia competitiva escolhida pela Volkswagen do Brasil para enfrentar o ambiente competitivo no segmento de carros populares em busca de vantagens competitivas. O presente trabalho está baseado na teoria de Estratégia Competitiva desenvolvida por Porter (1986), bem como a análise das Cinco Forças Competitivas e dos Recurso e Competências Essenciais para obter vantagem competitiva no ambiente de negócios. Para tal identificação, foram obtidos números de produção, vendas e exportações das quatro maiores montadoras do Brasil, incluindo a empresa objeto deste trabalho. Como resultado, foram identificadas a força de trabalho especializada em desenvolvimento de produtos e a capacidade tecnológica da empresa como competências essenciais na busca da estratégia de diferenciação por parte da Volkswagen no segmento de carros leves, comumente chamados de carros popularesUniversidade Federal de UberlândiaBrasilCiências EconômicasVeríssimo, Michele Pollinehttp://lattes.cnpq.br/9008143213768123Andrade , Daniel CaixetaSaiani, Carlos César SantejoMachado, João Paulo2019-07-18T12:10:59Z2019-07-18T12:10:59Z2019-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMACHADO, João Paulo dos Santos. Uma análise da estratégia competitiva do Grupo Volkswagen do Brasil no segmento de carros populares para o Brasil nos anos 2000. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26154porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-10-29T18:55:28Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/26154Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-10-29T18:55:28Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise da estratégia competitiva do grupo Volkswagen no segmento de carros populares para o Brasil nos anos 2000
title Uma análise da estratégia competitiva do grupo Volkswagen no segmento de carros populares para o Brasil nos anos 2000
spellingShingle Uma análise da estratégia competitiva do grupo Volkswagen no segmento de carros populares para o Brasil nos anos 2000
Machado, João Paulo
Indústria
Automobilística
Mercado Nacional
Competências
Estratégias
Competitivas
Volkswagen do Brasil
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
title_short Uma análise da estratégia competitiva do grupo Volkswagen no segmento de carros populares para o Brasil nos anos 2000
title_full Uma análise da estratégia competitiva do grupo Volkswagen no segmento de carros populares para o Brasil nos anos 2000
title_fullStr Uma análise da estratégia competitiva do grupo Volkswagen no segmento de carros populares para o Brasil nos anos 2000
title_full_unstemmed Uma análise da estratégia competitiva do grupo Volkswagen no segmento de carros populares para o Brasil nos anos 2000
title_sort Uma análise da estratégia competitiva do grupo Volkswagen no segmento de carros populares para o Brasil nos anos 2000
author Machado, João Paulo
author_facet Machado, João Paulo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veríssimo, Michele Polline
http://lattes.cnpq.br/9008143213768123
Andrade , Daniel Caixeta
Saiani, Carlos César Santejo
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, João Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Indústria
Automobilística
Mercado Nacional
Competências
Estratégias
Competitivas
Volkswagen do Brasil
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
topic Indústria
Automobilística
Mercado Nacional
Competências
Estratégias
Competitivas
Volkswagen do Brasil
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
description Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-18T12:10:59Z
2019-07-18T12:10:59Z
2019-07-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MACHADO, João Paulo dos Santos. Uma análise da estratégia competitiva do Grupo Volkswagen do Brasil no segmento de carros populares para o Brasil nos anos 2000. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26154
identifier_str_mv MACHADO, João Paulo dos Santos. Uma análise da estratégia competitiva do Grupo Volkswagen do Brasil no segmento de carros populares para o Brasil nos anos 2000. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Econômicas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Econômicas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711524827496448