A compreensão do homem e a produção do conhecimento: uma contribuição da Filosofia para a educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sarita Medina da
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27229
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.1997.6
Resumo: This work aims to clarify that, since its origins, Pedagogy is anthropological and epistemological bases that show a project of man and his relationship with knowledge, having, therefore, as a presupposition that the educational process is a historical and social production determined by conditions of production of society. To this end, the course of pedagogical thinking is recovered through the study of representatives of the classical, modern and contemporary periods, identifying in their proposals the vision of man and knowledge that education produced. In this sense, the fundamental bases of Pedagogy are characterized, showing that they are historically built, always translating an educational project determined by the social structure. Finally, we point out some perspectives that enable Pedagogy to respond to the new project of man that emerges from the social contradictions of the current context.
id UFU_bb5c760fe75fbb3a17d1333d8093cbd6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/27229
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling A compreensão do homem e a produção do conhecimento: uma contribuição da Filosofia para a educaçãoThe understanding of man and the production of knowledge: a contribution of philosophy to educationPedagogiaPrática educativaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThis work aims to clarify that, since its origins, Pedagogy is anthropological and epistemological bases that show a project of man and his relationship with knowledge, having, therefore, as a presupposition that the educational process is a historical and social production determined by conditions of production of society. To this end, the course of pedagogical thinking is recovered through the study of representatives of the classical, modern and contemporary periods, identifying in their proposals the vision of man and knowledge that education produced. In this sense, the fundamental bases of Pedagogy are characterized, showing that they are historically built, always translating an educational project determined by the social structure. Finally, we point out some perspectives that enable Pedagogy to respond to the new project of man that emerges from the social contradictions of the current context.Dissertação (Mestrado)Este trabalho objetiva explicitar que a Pedagogia, desde suas origens constitui-se em bases antropológicas e epistemológicas que evidenciam um projeto de homem e sua relação com o conhecimento, tendo, portanto, como pressuposto que o processo educativo é uma produção histórica e social determinada pelas condições de produção da sociedade. Para tanto, recupera-se o percurso do pensamento pedagógico através do estudo de representantes dos períodos clássico, moderno e contemporâneo, identificando em suas propostas a visão de homem e de conhecimento que a educação produziu. Nesse sentido caracterizam-se as bases fundamentais da Pedagogia, mostrando-se que elas se constróem historicamente traduzindo sempre um projeto educativo determinado pela estrutura social. Finalmente, apontam-se algumas perspectivas que possibilitam à Pedagogia responder ao novo projeto de homem que emerge das contradições sociais do contexto atual.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em EducaçãoSilva, Jefferson Ildefonso dahttp://lattes.cnpq.br/3930570243995584Silva, Sarita Medina da2019-10-23T13:43:42Z2019-10-23T13:43:42Z1997info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Sarita Medina da. A compreensão do homem e a produção do conhecimento: uma contribuição da Filosofia para a educação. 1997. 150 f. Dissertação (Mestrado Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.1997.6https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27229http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.1997.6porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United Stateshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-10-18T20:28:14Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/27229Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-10-18T20:28:14Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A compreensão do homem e a produção do conhecimento: uma contribuição da Filosofia para a educação
The understanding of man and the production of knowledge: a contribution of philosophy to education
title A compreensão do homem e a produção do conhecimento: uma contribuição da Filosofia para a educação
spellingShingle A compreensão do homem e a produção do conhecimento: uma contribuição da Filosofia para a educação
Silva, Sarita Medina da
Pedagogia
Prática educativa
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A compreensão do homem e a produção do conhecimento: uma contribuição da Filosofia para a educação
title_full A compreensão do homem e a produção do conhecimento: uma contribuição da Filosofia para a educação
title_fullStr A compreensão do homem e a produção do conhecimento: uma contribuição da Filosofia para a educação
title_full_unstemmed A compreensão do homem e a produção do conhecimento: uma contribuição da Filosofia para a educação
title_sort A compreensão do homem e a produção do conhecimento: uma contribuição da Filosofia para a educação
author Silva, Sarita Medina da
author_facet Silva, Sarita Medina da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Jefferson Ildefonso da
http://lattes.cnpq.br/3930570243995584
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sarita Medina da
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia
Prática educativa
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Pedagogia
Prática educativa
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This work aims to clarify that, since its origins, Pedagogy is anthropological and epistemological bases that show a project of man and his relationship with knowledge, having, therefore, as a presupposition that the educational process is a historical and social production determined by conditions of production of society. To this end, the course of pedagogical thinking is recovered through the study of representatives of the classical, modern and contemporary periods, identifying in their proposals the vision of man and knowledge that education produced. In this sense, the fundamental bases of Pedagogy are characterized, showing that they are historically built, always translating an educational project determined by the social structure. Finally, we point out some perspectives that enable Pedagogy to respond to the new project of man that emerges from the social contradictions of the current context.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997
2019-10-23T13:43:42Z
2019-10-23T13:43:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Sarita Medina da. A compreensão do homem e a produção do conhecimento: uma contribuição da Filosofia para a educação. 1997. 150 f. Dissertação (Mestrado Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.1997.6
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27229
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.1997.6
identifier_str_mv SILVA, Sarita Medina da. A compreensão do homem e a produção do conhecimento: uma contribuição da Filosofia para a educação. 1997. 150 f. Dissertação (Mestrado Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.1997.6
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27229
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.1997.6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711392391299072