A compreensão do homem e a produção do conhecimento: uma contribuição da Filosofia para a educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27229 http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.1997.6 |
Resumo: | This work aims to clarify that, since its origins, Pedagogy is anthropological and epistemological bases that show a project of man and his relationship with knowledge, having, therefore, as a presupposition that the educational process is a historical and social production determined by conditions of production of society. To this end, the course of pedagogical thinking is recovered through the study of representatives of the classical, modern and contemporary periods, identifying in their proposals the vision of man and knowledge that education produced. In this sense, the fundamental bases of Pedagogy are characterized, showing that they are historically built, always translating an educational project determined by the social structure. Finally, we point out some perspectives that enable Pedagogy to respond to the new project of man that emerges from the social contradictions of the current context. |
id |
UFU_bb5c760fe75fbb3a17d1333d8093cbd6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/27229 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
A compreensão do homem e a produção do conhecimento: uma contribuição da Filosofia para a educaçãoThe understanding of man and the production of knowledge: a contribution of philosophy to educationPedagogiaPrática educativaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThis work aims to clarify that, since its origins, Pedagogy is anthropological and epistemological bases that show a project of man and his relationship with knowledge, having, therefore, as a presupposition that the educational process is a historical and social production determined by conditions of production of society. To this end, the course of pedagogical thinking is recovered through the study of representatives of the classical, modern and contemporary periods, identifying in their proposals the vision of man and knowledge that education produced. In this sense, the fundamental bases of Pedagogy are characterized, showing that they are historically built, always translating an educational project determined by the social structure. Finally, we point out some perspectives that enable Pedagogy to respond to the new project of man that emerges from the social contradictions of the current context.Dissertação (Mestrado)Este trabalho objetiva explicitar que a Pedagogia, desde suas origens constitui-se em bases antropológicas e epistemológicas que evidenciam um projeto de homem e sua relação com o conhecimento, tendo, portanto, como pressuposto que o processo educativo é uma produção histórica e social determinada pelas condições de produção da sociedade. Para tanto, recupera-se o percurso do pensamento pedagógico através do estudo de representantes dos períodos clássico, moderno e contemporâneo, identificando em suas propostas a visão de homem e de conhecimento que a educação produziu. Nesse sentido caracterizam-se as bases fundamentais da Pedagogia, mostrando-se que elas se constróem historicamente traduzindo sempre um projeto educativo determinado pela estrutura social. Finalmente, apontam-se algumas perspectivas que possibilitam à Pedagogia responder ao novo projeto de homem que emerge das contradições sociais do contexto atual.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em EducaçãoSilva, Jefferson Ildefonso dahttp://lattes.cnpq.br/3930570243995584Silva, Sarita Medina da2019-10-23T13:43:42Z2019-10-23T13:43:42Z1997info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Sarita Medina da. A compreensão do homem e a produção do conhecimento: uma contribuição da Filosofia para a educação. 1997. 150 f. Dissertação (Mestrado Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.1997.6https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27229http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.1997.6porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United Stateshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-10-18T20:28:14Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/27229Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-10-18T20:28:14Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A compreensão do homem e a produção do conhecimento: uma contribuição da Filosofia para a educação The understanding of man and the production of knowledge: a contribution of philosophy to education |
title |
A compreensão do homem e a produção do conhecimento: uma contribuição da Filosofia para a educação |
spellingShingle |
A compreensão do homem e a produção do conhecimento: uma contribuição da Filosofia para a educação Silva, Sarita Medina da Pedagogia Prática educativa CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A compreensão do homem e a produção do conhecimento: uma contribuição da Filosofia para a educação |
title_full |
A compreensão do homem e a produção do conhecimento: uma contribuição da Filosofia para a educação |
title_fullStr |
A compreensão do homem e a produção do conhecimento: uma contribuição da Filosofia para a educação |
title_full_unstemmed |
A compreensão do homem e a produção do conhecimento: uma contribuição da Filosofia para a educação |
title_sort |
A compreensão do homem e a produção do conhecimento: uma contribuição da Filosofia para a educação |
author |
Silva, Sarita Medina da |
author_facet |
Silva, Sarita Medina da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Jefferson Ildefonso da http://lattes.cnpq.br/3930570243995584 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Sarita Medina da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia Prática educativa CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Pedagogia Prática educativa CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This work aims to clarify that, since its origins, Pedagogy is anthropological and epistemological bases that show a project of man and his relationship with knowledge, having, therefore, as a presupposition that the educational process is a historical and social production determined by conditions of production of society. To this end, the course of pedagogical thinking is recovered through the study of representatives of the classical, modern and contemporary periods, identifying in their proposals the vision of man and knowledge that education produced. In this sense, the fundamental bases of Pedagogy are characterized, showing that they are historically built, always translating an educational project determined by the social structure. Finally, we point out some perspectives that enable Pedagogy to respond to the new project of man that emerges from the social contradictions of the current context. |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997 2019-10-23T13:43:42Z 2019-10-23T13:43:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Sarita Medina da. A compreensão do homem e a produção do conhecimento: uma contribuição da Filosofia para a educação. 1997. 150 f. Dissertação (Mestrado Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.1997.6 https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27229 http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.1997.6 |
identifier_str_mv |
SILVA, Sarita Medina da. A compreensão do homem e a produção do conhecimento: uma contribuição da Filosofia para a educação. 1997. 150 f. Dissertação (Mestrado Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.1997.6 |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27229 http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.1997.6 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711392391299072 |