Ainda o machismo: um estudo discursivo sobre a mulher em campanhas publicitárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemes, Fabiane
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21246
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.440
Resumo: Com base na Análise do Discurso de linha francesa, este trabalho justifica-se por sua contribuição no que tange às pesquisas discursivas que abarcam a mulher e o feminino como corpo e identificação na sociedade ocidental moderna. Nosso objetivo é analisar como a mulher tem sido discursivizada em algumas campanhas publicitárias brasileiras, mais especificamente as que promovem produtos de limpeza. Nesse contexto, nossa pergunta de pesquisa é: Que mulher é representada nessas campanhas? Para compor nosso corpus, elegemos seis campanhas relativamente recentes, porém de anos distintos; duas em formato de vídeo e quatro pertencentes ao gênero textual tirinha, cujo foco está pautado no mesmo tema. As duas primeiras foram publicadas em diversas mídias, quais são canais de televisão aberta, internet e redes sociais, já as outras foram divulgadas apenas nas redes sociais da empresa promotora. Nos baseamos numa perspectiva discursiva de linguagem, a partir da qual entendemos a relação entre história e ideologia acontecendo no discurso, e o sujeito e o sentido se constituindo simultaneamente no discurso em uma perspectiva sócio-histórica. Especificamente, recorremos principalmente aos pressupostos teóricos de Michel Foucault, aliados a reflexões de Michel Pêcheux e demais autores, a fim de embasar nossa pesquisa. Utilizamos o conceito de regularidades enunciativas para verificar o que se repete no material analisado e que faz ser possível reconhecer uma região de sentidos predominante. Nossa análise permite afirmar que as campanhas publicitárias analisadas disseminam e constroem o discurso machista ao atribuírem à mulher, de forma velada ou não, valendo-se de determinadas técnicas e recursos como o humor, a responsabilidade pelos afazeres domésticos. Como trabalhamos com a mídia, entendemo-la como materialidade enunciativa que possui um importante papel como instituição social, introduzindo e ratificando estereótipos a partir de sentidos historicamente estabilizados possíveis pela memória discursiva, que são, olhados pela teoria ora mobilizada, construtos discursivos sobre o papel da mulher na sociedade.
id UFU_bcdf5bf827bd1e1c44cce2e34dab3755
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/21246
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2018-04-26T12:44:18Z2018-04-26T12:44:18Z2017-07-20LEMES, Fabiane. Ainda o machismo: um estudo discursivo sobre a mulher em campanhas publicitárias. 2017. 109 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.440https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21246http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.440Com base na Análise do Discurso de linha francesa, este trabalho justifica-se por sua contribuição no que tange às pesquisas discursivas que abarcam a mulher e o feminino como corpo e identificação na sociedade ocidental moderna. Nosso objetivo é analisar como a mulher tem sido discursivizada em algumas campanhas publicitárias brasileiras, mais especificamente as que promovem produtos de limpeza. Nesse contexto, nossa pergunta de pesquisa é: Que mulher é representada nessas campanhas? Para compor nosso corpus, elegemos seis campanhas relativamente recentes, porém de anos distintos; duas em formato de vídeo e quatro pertencentes ao gênero textual tirinha, cujo foco está pautado no mesmo tema. As duas primeiras foram publicadas em diversas mídias, quais são canais de televisão aberta, internet e redes sociais, já as outras foram divulgadas apenas nas redes sociais da empresa promotora. Nos baseamos numa perspectiva discursiva de linguagem, a partir da qual entendemos a relação entre história e ideologia acontecendo no discurso, e o sujeito e o sentido se constituindo simultaneamente no discurso em uma perspectiva sócio-histórica. Especificamente, recorremos principalmente aos pressupostos teóricos de Michel Foucault, aliados a reflexões de Michel Pêcheux e demais autores, a fim de embasar nossa pesquisa. Utilizamos o conceito de regularidades enunciativas para verificar o que se repete no material analisado e que faz ser possível reconhecer uma região de sentidos predominante. Nossa análise permite afirmar que as campanhas publicitárias analisadas disseminam e constroem o discurso machista ao atribuírem à mulher, de forma velada ou não, valendo-se de determinadas técnicas e recursos como o humor, a responsabilidade pelos afazeres domésticos. Como trabalhamos com a mídia, entendemo-la como materialidade enunciativa que possui um importante papel como instituição social, introduzindo e ratificando estereótipos a partir de sentidos historicamente estabilizados possíveis pela memória discursiva, que são, olhados pela teoria ora mobilizada, construtos discursivos sobre o papel da mulher na sociedade.Con base en el análisis del discurso de línea francesa, esta investigación se justifica por su contribución en lo que se refiere a las investigaciones discursivas que abarcan a la mujer y el femenino como cuerpo y identificación en la sociedad occidental moderna. Nuestro objetivo es analizar cómo la mujer ha sido discurseada en algunos anuncios publicitarios brasileños, más específicamente las que promueven productos de limpieza. En ese contexto, nuestra pregunta de investigación es: ¿Qué mujer es representada en las publicidades? Para componer nuestro corpus elegimos seis anuncios relativamente recientes, pero de distintos años; dos en el formato de vídeo y cuatro pertenecientes al género textual historieta, cuyo foco está pautado en el mismo tema. Las dos primeras fueron publicadas en diversos medios, como canales de televisión pública, internet y redes sociales, las otras fueron divulgadas solamente en redes sociales de la empresa promotora. Nosotros nos basamos en una perspectiva discursiva del lenguaje, a partir de la cual entendemos la relación entre historia e ideología que ocurre en el discurso, y el sujeto y el sentido constituyéndose simultáneamente en el discurso en la perspectiva socio-histórica. En concreto, recurrimos principalmente a los presupuestos teóricos de Michel Foucault, relacionados a las reflexiones de Michel Pêcheux y demás autores, con el fin de basar nuestra investigación. Utilizamos el concepto de regularidades enunciativas para verificar lo que se repite en el material analizado y lo que torna posible reconocer determinada región de sentidos predominante. Nuestro análisis permite afirmar que los anuncios publicitarios analizados diseminan y construyen el discurso machista atribuyendo a la mujer, directa o indirectamente, valiéndose de determinadas técnicas y recursos como el humor, la responsabilidad por los quehaceres domésticos. Por trabajar con los medios, los consideramos como materialidad enunciativa que posee importante papel como institución social, que introduce y ratifica estereotipos a partir de sentidos históricamente estabilizados posiblemente por la memoria discursiva, que son, mirados por la teoría ora movilizada, constructos discursivos sobre la función de la mujer en la sociedad.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Estudos LinguísticosBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICALinguísticaAnálise do discursoMulheres - Relações de gêneroMachismoDiscurso machistaMulherPeças publicitáriasAfazeres domésticosPapel social da mulherMujerPropagandas publicitariasQuehaceres domésticosPapel social de la mujerAinda o machismo: um estudo discursivo sobre a mulher em campanhas publicitáriasStill machismo: a discursive study on women in advertising campaignsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisHashiguti, Simone Tiemihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758450U1Guilherme, Maria de Fátima Fonsecahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767501H2Vermeersch, Paula Ferreirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767250A6http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4684346J3Lemes, Fabiane109info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTEXTAindaMachismoEstudo.pdf.txtAindaMachismoEstudo.pdf.txtExtracted texttext/plain245624https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21246/3/AindaMachismoEstudo.pdf.txt7ad075e8f22c78e82658c0bc40784b49MD53THUMBNAILAindaMachismoEstudo.pdf.jpgAindaMachismoEstudo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1149https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21246/4/AindaMachismoEstudo.pdf.jpg530e441b81e039021ec80be44309dafbMD54ORIGINALAindaMachismoEstudo.pdfAindaMachismoEstudo.pdfDissertaçãoapplication/pdf1579471https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21246/1/AindaMachismoEstudo.pdf1773094342464f731123926716f005f7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21246/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52123456789/212462020-07-14 19:09:44.319oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-07-14T22:09:44Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ainda o machismo: um estudo discursivo sobre a mulher em campanhas publicitárias
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Still machismo: a discursive study on women in advertising campaigns
title Ainda o machismo: um estudo discursivo sobre a mulher em campanhas publicitárias
spellingShingle Ainda o machismo: um estudo discursivo sobre a mulher em campanhas publicitárias
Lemes, Fabiane
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Linguística
Análise do discurso
Mulheres - Relações de gênero
Machismo
Discurso machista
Mulher
Peças publicitárias
Afazeres domésticos
Papel social da mulher
Mujer
Propagandas publicitarias
Quehaceres domésticos
Papel social de la mujer
title_short Ainda o machismo: um estudo discursivo sobre a mulher em campanhas publicitárias
title_full Ainda o machismo: um estudo discursivo sobre a mulher em campanhas publicitárias
title_fullStr Ainda o machismo: um estudo discursivo sobre a mulher em campanhas publicitárias
title_full_unstemmed Ainda o machismo: um estudo discursivo sobre a mulher em campanhas publicitárias
title_sort Ainda o machismo: um estudo discursivo sobre a mulher em campanhas publicitárias
author Lemes, Fabiane
author_facet Lemes, Fabiane
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hashiguti, Simone Tiemi
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758450U1
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Guilherme, Maria de Fátima Fonseca
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767501H2
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Vermeersch, Paula Ferreira
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767250A6
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4684346J3
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemes, Fabiane
contributor_str_mv Hashiguti, Simone Tiemi
Guilherme, Maria de Fátima Fonseca
Vermeersch, Paula Ferreira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Linguística
Análise do discurso
Mulheres - Relações de gênero
Machismo
Discurso machista
Mulher
Peças publicitárias
Afazeres domésticos
Papel social da mulher
Mujer
Propagandas publicitarias
Quehaceres domésticos
Papel social de la mujer
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Análise do discurso
Mulheres - Relações de gênero
Machismo
Discurso machista
Mulher
Peças publicitárias
Afazeres domésticos
Papel social da mulher
Mujer
Propagandas publicitarias
Quehaceres domésticos
Papel social de la mujer
description Com base na Análise do Discurso de linha francesa, este trabalho justifica-se por sua contribuição no que tange às pesquisas discursivas que abarcam a mulher e o feminino como corpo e identificação na sociedade ocidental moderna. Nosso objetivo é analisar como a mulher tem sido discursivizada em algumas campanhas publicitárias brasileiras, mais especificamente as que promovem produtos de limpeza. Nesse contexto, nossa pergunta de pesquisa é: Que mulher é representada nessas campanhas? Para compor nosso corpus, elegemos seis campanhas relativamente recentes, porém de anos distintos; duas em formato de vídeo e quatro pertencentes ao gênero textual tirinha, cujo foco está pautado no mesmo tema. As duas primeiras foram publicadas em diversas mídias, quais são canais de televisão aberta, internet e redes sociais, já as outras foram divulgadas apenas nas redes sociais da empresa promotora. Nos baseamos numa perspectiva discursiva de linguagem, a partir da qual entendemos a relação entre história e ideologia acontecendo no discurso, e o sujeito e o sentido se constituindo simultaneamente no discurso em uma perspectiva sócio-histórica. Especificamente, recorremos principalmente aos pressupostos teóricos de Michel Foucault, aliados a reflexões de Michel Pêcheux e demais autores, a fim de embasar nossa pesquisa. Utilizamos o conceito de regularidades enunciativas para verificar o que se repete no material analisado e que faz ser possível reconhecer uma região de sentidos predominante. Nossa análise permite afirmar que as campanhas publicitárias analisadas disseminam e constroem o discurso machista ao atribuírem à mulher, de forma velada ou não, valendo-se de determinadas técnicas e recursos como o humor, a responsabilidade pelos afazeres domésticos. Como trabalhamos com a mídia, entendemo-la como materialidade enunciativa que possui um importante papel como instituição social, introduzindo e ratificando estereótipos a partir de sentidos historicamente estabilizados possíveis pela memória discursiva, que são, olhados pela teoria ora mobilizada, construtos discursivos sobre o papel da mulher na sociedade.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-26T12:44:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-04-26T12:44:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LEMES, Fabiane. Ainda o machismo: um estudo discursivo sobre a mulher em campanhas publicitárias. 2017. 109 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.440
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21246
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.440
identifier_str_mv LEMES, Fabiane. Ainda o machismo: um estudo discursivo sobre a mulher em campanhas publicitárias. 2017. 109 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.440
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21246
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21246/3/AindaMachismoEstudo.pdf.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21246/4/AindaMachismoEstudo.pdf.jpg
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21246/1/AindaMachismoEstudo.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21246/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7ad075e8f22c78e82658c0bc40784b49
530e441b81e039021ec80be44309dafb
1773094342464f731123926716f005f7
48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1802110454231728128