Clube de ciências remoto: desafios e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Marcela Cristina da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35593
Resumo: Science Clubs present teaching and learning possibilities that can go beyond the school's curricular proposal. They seek to provide the exercise of the student, who can study subjects and that are of interest. In this work, a Science Club was implemented in a Municipal School of Uberlândia - MG, remotely. UFU students were studied in this virtual space. The performance of the participants was also evaluated. Nine (9) students from 6th to 9th grade participated in the activities. Four different projects were developed: a Programming of virtual games, b) Evolutionary study between turtle and shark c) Why do we dream? and d) novelties in space. Not all students completed the projects, which they attributed to the difficulties caused by the COVID-19 pandemic. It was found by advisors that students learned a scientific methodology, trained in autonomy and to know as possibilities for a scientist's research work.
id UFU_bf95623608600f454f0074991b4147ce
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/35593
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Clube de ciências remoto: desafios e possibilidadesEnsino remotoAutonomiaMetodologia científicaEspaço não-formalAutoaprendizagemCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASScience Clubs present teaching and learning possibilities that can go beyond the school's curricular proposal. They seek to provide the exercise of the student, who can study subjects and that are of interest. In this work, a Science Club was implemented in a Municipal School of Uberlândia - MG, remotely. UFU students were studied in this virtual space. The performance of the participants was also evaluated. Nine (9) students from 6th to 9th grade participated in the activities. Four different projects were developed: a Programming of virtual games, b) Evolutionary study between turtle and shark c) Why do we dream? and d) novelties in space. Not all students completed the projects, which they attributed to the difficulties caused by the COVID-19 pandemic. It was found by advisors that students learned a scientific methodology, trained in autonomy and to know as possibilities for a scientist's research work.CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Os Clubes de Ciências apresentam possibilidades de ensino e aprendizagem que podem trazer atividades que vão além da proposta curricular da escola. Buscam proporcionar o exercício da autonomia do estudante, que pode estudar assuntos e conteúdos que são de seu interesse. Neste trabalho foi implementado um Clube de Ciências em uma Escola Municipal de Uberlândia – MG, de forma remota. Neste espaço virtual foram desenvolvidas ações educativas e de pesquisa com os estudantes do Ensino Fundamental II, orientados por professores da Escola e da Universidade e estudantes da UFU. O aproveitamento dos participantes também foi avaliado. Participaram das atividades nove (9) estudantes de 6° ao 9° ano. Foram desenvolvidos 4 projetos distintos: a) Programação de jogos virtuais, b) Estudo evolutivo entre tartaruga e tubarão, c) Por que sonhamos? e d) novidades no espaço. Nem todos os estudantes concluíram os projetos, fato que foi atribuído às dificuldades geradas pela pandemia da COVID-19. Foi constatado pelos orientadores que os estudantes aprenderam a metodologia científica, exercitaram a autonomia e a responsabilidade em pesquisas e conheceram as possibilidades do trabalho de um cientista.Universidade Federal de UberlândiaBrasilCiências BiológicasGuimarães, Bárbara Matos da CunhaFerreira, Fernanda Helena Nogueirahttp://lattes.cnpq.br/7038405025309060Oliveira, Renata Carmo dehttp://lattes.cnpq.br/9200145359223388Tavares Júnior, Melchior Joséhttp://lattes.cnpq.br/9852264647189506Castro, Marcela Cristina da Silva2022-08-22T14:36:46Z2022-08-22T14:36:46Z2022-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCASTRO, Marcela Cristina da Silva. Clube de ciências remoto: desafios e possibilidades. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35593porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-08-23T06:27:35Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/35593Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-08-23T06:27:35Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Clube de ciências remoto: desafios e possibilidades
title Clube de ciências remoto: desafios e possibilidades
spellingShingle Clube de ciências remoto: desafios e possibilidades
Castro, Marcela Cristina da Silva
Ensino remoto
Autonomia
Metodologia científica
Espaço não-formal
Autoaprendizagem
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
title_short Clube de ciências remoto: desafios e possibilidades
title_full Clube de ciências remoto: desafios e possibilidades
title_fullStr Clube de ciências remoto: desafios e possibilidades
title_full_unstemmed Clube de ciências remoto: desafios e possibilidades
title_sort Clube de ciências remoto: desafios e possibilidades
author Castro, Marcela Cristina da Silva
author_facet Castro, Marcela Cristina da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Bárbara Matos da Cunha
Ferreira, Fernanda Helena Nogueira
http://lattes.cnpq.br/7038405025309060
Oliveira, Renata Carmo de
http://lattes.cnpq.br/9200145359223388
Tavares Júnior, Melchior José
http://lattes.cnpq.br/9852264647189506
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Marcela Cristina da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino remoto
Autonomia
Metodologia científica
Espaço não-formal
Autoaprendizagem
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
topic Ensino remoto
Autonomia
Metodologia científica
Espaço não-formal
Autoaprendizagem
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
description Science Clubs present teaching and learning possibilities that can go beyond the school's curricular proposal. They seek to provide the exercise of the student, who can study subjects and that are of interest. In this work, a Science Club was implemented in a Municipal School of Uberlândia - MG, remotely. UFU students were studied in this virtual space. The performance of the participants was also evaluated. Nine (9) students from 6th to 9th grade participated in the activities. Four different projects were developed: a Programming of virtual games, b) Evolutionary study between turtle and shark c) Why do we dream? and d) novelties in space. Not all students completed the projects, which they attributed to the difficulties caused by the COVID-19 pandemic. It was found by advisors that students learned a scientific methodology, trained in autonomy and to know as possibilities for a scientist's research work.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-22T14:36:46Z
2022-08-22T14:36:46Z
2022-08-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CASTRO, Marcela Cristina da Silva. Clube de ciências remoto: desafios e possibilidades. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35593
identifier_str_mv CASTRO, Marcela Cristina da Silva. Clube de ciências remoto: desafios e possibilidades. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Biológicas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Biológicas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711580632711168