Clube de ciências remoto: desafios e possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35593 |
Resumo: | Science Clubs present teaching and learning possibilities that can go beyond the school's curricular proposal. They seek to provide the exercise of the student, who can study subjects and that are of interest. In this work, a Science Club was implemented in a Municipal School of Uberlândia - MG, remotely. UFU students were studied in this virtual space. The performance of the participants was also evaluated. Nine (9) students from 6th to 9th grade participated in the activities. Four different projects were developed: a Programming of virtual games, b) Evolutionary study between turtle and shark c) Why do we dream? and d) novelties in space. Not all students completed the projects, which they attributed to the difficulties caused by the COVID-19 pandemic. It was found by advisors that students learned a scientific methodology, trained in autonomy and to know as possibilities for a scientist's research work. |
id |
UFU_bf95623608600f454f0074991b4147ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/35593 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Clube de ciências remoto: desafios e possibilidadesEnsino remotoAutonomiaMetodologia científicaEspaço não-formalAutoaprendizagemCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASScience Clubs present teaching and learning possibilities that can go beyond the school's curricular proposal. They seek to provide the exercise of the student, who can study subjects and that are of interest. In this work, a Science Club was implemented in a Municipal School of Uberlândia - MG, remotely. UFU students were studied in this virtual space. The performance of the participants was also evaluated. Nine (9) students from 6th to 9th grade participated in the activities. Four different projects were developed: a Programming of virtual games, b) Evolutionary study between turtle and shark c) Why do we dream? and d) novelties in space. Not all students completed the projects, which they attributed to the difficulties caused by the COVID-19 pandemic. It was found by advisors that students learned a scientific methodology, trained in autonomy and to know as possibilities for a scientist's research work.CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Os Clubes de Ciências apresentam possibilidades de ensino e aprendizagem que podem trazer atividades que vão além da proposta curricular da escola. Buscam proporcionar o exercício da autonomia do estudante, que pode estudar assuntos e conteúdos que são de seu interesse. Neste trabalho foi implementado um Clube de Ciências em uma Escola Municipal de Uberlândia – MG, de forma remota. Neste espaço virtual foram desenvolvidas ações educativas e de pesquisa com os estudantes do Ensino Fundamental II, orientados por professores da Escola e da Universidade e estudantes da UFU. O aproveitamento dos participantes também foi avaliado. Participaram das atividades nove (9) estudantes de 6° ao 9° ano. Foram desenvolvidos 4 projetos distintos: a) Programação de jogos virtuais, b) Estudo evolutivo entre tartaruga e tubarão, c) Por que sonhamos? e d) novidades no espaço. Nem todos os estudantes concluíram os projetos, fato que foi atribuído às dificuldades geradas pela pandemia da COVID-19. Foi constatado pelos orientadores que os estudantes aprenderam a metodologia científica, exercitaram a autonomia e a responsabilidade em pesquisas e conheceram as possibilidades do trabalho de um cientista.Universidade Federal de UberlândiaBrasilCiências BiológicasGuimarães, Bárbara Matos da CunhaFerreira, Fernanda Helena Nogueirahttp://lattes.cnpq.br/7038405025309060Oliveira, Renata Carmo dehttp://lattes.cnpq.br/9200145359223388Tavares Júnior, Melchior Joséhttp://lattes.cnpq.br/9852264647189506Castro, Marcela Cristina da Silva2022-08-22T14:36:46Z2022-08-22T14:36:46Z2022-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCASTRO, Marcela Cristina da Silva. Clube de ciências remoto: desafios e possibilidades. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35593porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-08-23T06:27:35Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/35593Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-08-23T06:27:35Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Clube de ciências remoto: desafios e possibilidades |
title |
Clube de ciências remoto: desafios e possibilidades |
spellingShingle |
Clube de ciências remoto: desafios e possibilidades Castro, Marcela Cristina da Silva Ensino remoto Autonomia Metodologia científica Espaço não-formal Autoaprendizagem CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
title_short |
Clube de ciências remoto: desafios e possibilidades |
title_full |
Clube de ciências remoto: desafios e possibilidades |
title_fullStr |
Clube de ciências remoto: desafios e possibilidades |
title_full_unstemmed |
Clube de ciências remoto: desafios e possibilidades |
title_sort |
Clube de ciências remoto: desafios e possibilidades |
author |
Castro, Marcela Cristina da Silva |
author_facet |
Castro, Marcela Cristina da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guimarães, Bárbara Matos da Cunha Ferreira, Fernanda Helena Nogueira http://lattes.cnpq.br/7038405025309060 Oliveira, Renata Carmo de http://lattes.cnpq.br/9200145359223388 Tavares Júnior, Melchior José http://lattes.cnpq.br/9852264647189506 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Marcela Cristina da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino remoto Autonomia Metodologia científica Espaço não-formal Autoaprendizagem CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
topic |
Ensino remoto Autonomia Metodologia científica Espaço não-formal Autoaprendizagem CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
description |
Science Clubs present teaching and learning possibilities that can go beyond the school's curricular proposal. They seek to provide the exercise of the student, who can study subjects and that are of interest. In this work, a Science Club was implemented in a Municipal School of Uberlândia - MG, remotely. UFU students were studied in this virtual space. The performance of the participants was also evaluated. Nine (9) students from 6th to 9th grade participated in the activities. Four different projects were developed: a Programming of virtual games, b) Evolutionary study between turtle and shark c) Why do we dream? and d) novelties in space. Not all students completed the projects, which they attributed to the difficulties caused by the COVID-19 pandemic. It was found by advisors that students learned a scientific methodology, trained in autonomy and to know as possibilities for a scientist's research work. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-22T14:36:46Z 2022-08-22T14:36:46Z 2022-08-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CASTRO, Marcela Cristina da Silva. Clube de ciências remoto: desafios e possibilidades. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35593 |
identifier_str_mv |
CASTRO, Marcela Cristina da Silva. Clube de ciências remoto: desafios e possibilidades. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35593 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Ciências Biológicas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Ciências Biológicas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711580632711168 |