Oralidade na sala de aula: uma proposta didática para o sétimo ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Maria de Fátima de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18092
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.586
Resumo: This research aims to provide a reflection on oral language in the teaching/learning process in the school drawing on the oral and written production in the classroom. It proposes an education strategy which involves a set of activities to promote the production of oral and written texts, such as news and interview for a school radio broadcast. The set of activities comprised a total of 16 classes divided into two modules: Module 1 focused on activities related to the genre radio news. Module 2 focused on spoken language practices in conducting interview and expressively reading news and poems, while also becoming aware of prosody aspects, such as intonation and pause. Finally, students produced and broadcasted a program on the school radio. All participants attended the 7 th grade of a public school in Valparaíso de Goiás, state of Goiás, Brazil. The theoretical foundation drew on: Bakhtin (2011) and Schneuwly and Dolz (2013) on discursive genres; Lage (2006), Ferraretto (2001) and Baltar (2012) on radio news and interview genres; Marcuschi (1997, 1999, 2001, 2008), Fávero et al (1999) and Crescitelli and Reis (2014) on oral and written language. All students’ outputs were submitted to data analysis.The results indicated that as students performed spoken and written activities, their engagement and attitude toward school themes became more visible. This contributes to increasing students’ communicative and discursive competence and to engaging them in Portuguese Language classes.
id UFU_c1a206ca6258f083b20621369084357d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/18092
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Oralidade na sala de aula: uma proposta didática para o sétimo ano do ensino fundamentalLinguísticaComunicação oral - Estudo e ensino (fundamental)Escrita - Estudo e ensino (fundamental)EntrevistasModalidades Oral e EscritaNotícia de RádioOral and Written LanguageRadio NewsInterviewCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASThis research aims to provide a reflection on oral language in the teaching/learning process in the school drawing on the oral and written production in the classroom. It proposes an education strategy which involves a set of activities to promote the production of oral and written texts, such as news and interview for a school radio broadcast. The set of activities comprised a total of 16 classes divided into two modules: Module 1 focused on activities related to the genre radio news. Module 2 focused on spoken language practices in conducting interview and expressively reading news and poems, while also becoming aware of prosody aspects, such as intonation and pause. Finally, students produced and broadcasted a program on the school radio. All participants attended the 7 th grade of a public school in Valparaíso de Goiás, state of Goiás, Brazil. The theoretical foundation drew on: Bakhtin (2011) and Schneuwly and Dolz (2013) on discursive genres; Lage (2006), Ferraretto (2001) and Baltar (2012) on radio news and interview genres; Marcuschi (1997, 1999, 2001, 2008), Fávero et al (1999) and Crescitelli and Reis (2014) on oral and written language. All students’ outputs were submitted to data analysis.The results indicated that as students performed spoken and written activities, their engagement and attitude toward school themes became more visible. This contributes to increasing students’ communicative and discursive competence and to engaging them in Portuguese Language classes.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDissertação (Mestrado)Nesta pesquisa, tomamos como objeto de estudo a oralidade e a escrita na sala de aula, objetivando promover uma reflexão acerca da temática oralidade no processo de ensinoaprendizagem no contexto escolar. Apresentamos e aplicamos uma proposta didática constituída por uma sequência de atividades que teve por finalidade a produção de textos escritos e orais, tais como os gêneros notícia e entrevista para um programa de uma rádio escolar. A sequência de atividades, organizada em dois módulos, foi desenvolvida em 16 h/aulas. No Módulo 1, focalizamos atividades voltadas para o gênero discursivo notícia de rádio; e, no Módulo 2, práticas de oralidade com a produção de entrevistas e leitura expressiva de notícias e poemas com ênfase em aspectos prosódicos, como entonação e pausa. Na culminância desta proposta, os alunos produziram e apresentaram um programa para a rádio escolar. Os sujeitos desta pesquisa são alunos de uma turma do 7º ano de uma escola Municipal em Valparaíso de Goiás - GO. Para fundamentação teórica deste trabalho, embasamo-nos, principalmente, em Bakhtin (2011) e Schneuwly e Dolz (2013) sobre os gêneros discursivos; em Lage (2006), Ferraretto (2001) e Baltar (2012) sobre os gêneros notícia de rádio e entrevista; em Marcuschi (1997, 1999, 2001, 2008), Fávero et al (1999), Crescitelli e Reis (2014) sobre oralidade e escrita. Como dados de análise, foram utilizadas as produções da turma. Os resultados levaram-nos a concluir que a participação e o posicionamento dos alunos, em relação a temas do contexto escolar, por meio de práticas voltadas para a oralidade, foram se manifestando à medida que as produções escritas e orais iam sendo realizadas, contribuindo, assim, para a ampliação da sua competência comunicativa e discursiva e para maior envolvimento deles na disciplina de Língua Portuguesa.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)Alves, Marlúcia Mariahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732998A6Cristianini, Adriana Cristinahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737203U2Leite, Camila Tavareshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750821E0Mello, Maria de Fátima de2017-03-02T17:52:28Z2017-03-02T17:52:28Z2016-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMELLO, Maria de Fátima de. Oralidade na sala de aula: uma proposta didática para o sétimo ano do ensino fundamental. 2016. 187 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.586https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18092http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.586porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2020-10-14T03:44:24Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/18092Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-10-14T03:44:24Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Oralidade na sala de aula: uma proposta didática para o sétimo ano do ensino fundamental
title Oralidade na sala de aula: uma proposta didática para o sétimo ano do ensino fundamental
spellingShingle Oralidade na sala de aula: uma proposta didática para o sétimo ano do ensino fundamental
Mello, Maria de Fátima de
Linguística
Comunicação oral - Estudo e ensino (fundamental)
Escrita - Estudo e ensino (fundamental)
Entrevistas
Modalidades Oral e Escrita
Notícia de Rádio
Oral and Written Language
Radio News
Interview
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short Oralidade na sala de aula: uma proposta didática para o sétimo ano do ensino fundamental
title_full Oralidade na sala de aula: uma proposta didática para o sétimo ano do ensino fundamental
title_fullStr Oralidade na sala de aula: uma proposta didática para o sétimo ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Oralidade na sala de aula: uma proposta didática para o sétimo ano do ensino fundamental
title_sort Oralidade na sala de aula: uma proposta didática para o sétimo ano do ensino fundamental
author Mello, Maria de Fátima de
author_facet Mello, Maria de Fátima de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Marlúcia Maria
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732998A6
Cristianini, Adriana Cristina
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737203U2
Leite, Camila Tavares
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750821E0
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Maria de Fátima de
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Comunicação oral - Estudo e ensino (fundamental)
Escrita - Estudo e ensino (fundamental)
Entrevistas
Modalidades Oral e Escrita
Notícia de Rádio
Oral and Written Language
Radio News
Interview
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic Linguística
Comunicação oral - Estudo e ensino (fundamental)
Escrita - Estudo e ensino (fundamental)
Entrevistas
Modalidades Oral e Escrita
Notícia de Rádio
Oral and Written Language
Radio News
Interview
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description This research aims to provide a reflection on oral language in the teaching/learning process in the school drawing on the oral and written production in the classroom. It proposes an education strategy which involves a set of activities to promote the production of oral and written texts, such as news and interview for a school radio broadcast. The set of activities comprised a total of 16 classes divided into two modules: Module 1 focused on activities related to the genre radio news. Module 2 focused on spoken language practices in conducting interview and expressively reading news and poems, while also becoming aware of prosody aspects, such as intonation and pause. Finally, students produced and broadcasted a program on the school radio. All participants attended the 7 th grade of a public school in Valparaíso de Goiás, state of Goiás, Brazil. The theoretical foundation drew on: Bakhtin (2011) and Schneuwly and Dolz (2013) on discursive genres; Lage (2006), Ferraretto (2001) and Baltar (2012) on radio news and interview genres; Marcuschi (1997, 1999, 2001, 2008), Fávero et al (1999) and Crescitelli and Reis (2014) on oral and written language. All students’ outputs were submitted to data analysis.The results indicated that as students performed spoken and written activities, their engagement and attitude toward school themes became more visible. This contributes to increasing students’ communicative and discursive competence and to engaging them in Portuguese Language classes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-25
2017-03-02T17:52:28Z
2017-03-02T17:52:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MELLO, Maria de Fátima de. Oralidade na sala de aula: uma proposta didática para o sétimo ano do ensino fundamental. 2016. 187 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.586
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18092
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.586
identifier_str_mv MELLO, Maria de Fátima de. Oralidade na sala de aula: uma proposta didática para o sétimo ano do ensino fundamental. 2016. 187 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.586
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18092
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711314737954816