Análise qualitativa da percepção dos discentes sobre o uso de um jogo educativo para o ensino de história da contabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Roberta Lorena Machado
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19319
Resumo: Os autores agradecem ao Prof. Dr. Edgard Cornacchione pela autorização para utilizar o DEBORAH GAME em um estudo acadêmico. O jogo DEBORAH GAME foi desenvolvido no Grupo de Estudos de Tecnologia da educação na Contabilidade – GETEC/FEA/USP, liderado pelo Prof. Edgard Cornacchione (DEBORAH GAME, 2017).
id UFU_c2edd084cb36973744ec95a23dfc6221
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/19319
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Análise qualitativa da percepção dos discentes sobre o uso de um jogo educativo para o ensino de história da contabilidadeJogos educativosHistória da contabilidadeEnsinoSerious gamesTeachingAccounting historyCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISOs autores agradecem ao Prof. Dr. Edgard Cornacchione pela autorização para utilizar o DEBORAH GAME em um estudo acadêmico. O jogo DEBORAH GAME foi desenvolvido no Grupo de Estudos de Tecnologia da educação na Contabilidade – GETEC/FEA/USP, liderado pelo Prof. Edgard Cornacchione (DEBORAH GAME, 2017).There are technological resources that teachers can use in the classroom, and these resources contribute to attract the attention and the interest of students, improving the teaching/learning process. Currently, among the teaching options for the Accounting History course, there is available the Deborah Game, which is an online and free game developed at the Lab of Technology Education in Accounting (GETC/FEA/USP), headed by Professor Edgard Cornacchione. Therefore, the aim of this study is to analyze the perception of the undergraduate accounting students about the use of the Deborah Game in the Accounting History course. In order to do that, we develop a qualitative research through the application of semi-structured interviews. The results indicated the acceptance and approval of the students regarding the usage of a technological resource in the teaching-learning process. Moreover, the results indicate that the course became more pleasant with the implementation of a tool that is different from the ordinary ones.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Existem recursos tecnológicos que podem ser utilizados em sala de aula pelos professores do magistério superior e que contribuem para conquistar a atenção e o interesse dos alunos, facilitando o processo de ensino e aprendizagem. Atualmente, dentre as opções para o ensino da disciplina de História da Contabilidade, há disponível o Deborah Game, um jogo on-line e gratuito, desenvolvido no Grupo de Estudos de Tecnologia da educação na Contabilidade – GETEC/FEA/USP, liderado pelo Prof. Edgard Cornacchione. Considerando este contexto, o presente trabalho objetiva analisar a percepção de alunos de um curso de graduação em Ciências Contábeis sobre o uso do jogo Deborah Game no ensino da disciplina de História do Pensamento Contábil. Para tanto, foi realizada pesquisa qualitativa, com utilização de entrevistas semiestruturadas. Dentre os principais resultados obtidos, observa-se a aceitação e aprovação dos alunos em utilizar um recurso tecnológico no processo de ensino aprendizagem, bem como a percepção de que a matéria ficou mais prazerosa com o uso de uma ferramenta diferente dos recursos tradicionais.Universidade Federal de UberlândiaBrasilCiências ContábeisMalaquias, Rodrigo Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/9135874740234258Mendes, Roberta Lorena Machado2017-08-04T14:41:04Z2017-08-04T14:41:04Z2017-06-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMENDES, Roberta Lorena Machado. Análise qualitativa da percepção dos discentes sobre o uso de um jogo educativo para o ensino de História da Contabilidade. 2017. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19319porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2019-11-06T12:57:12Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/19319Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2019-11-06T12:57:12Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise qualitativa da percepção dos discentes sobre o uso de um jogo educativo para o ensino de história da contabilidade
title Análise qualitativa da percepção dos discentes sobre o uso de um jogo educativo para o ensino de história da contabilidade
spellingShingle Análise qualitativa da percepção dos discentes sobre o uso de um jogo educativo para o ensino de história da contabilidade
Mendes, Roberta Lorena Machado
Jogos educativos
História da contabilidade
Ensino
Serious games
Teaching
Accounting history
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
title_short Análise qualitativa da percepção dos discentes sobre o uso de um jogo educativo para o ensino de história da contabilidade
title_full Análise qualitativa da percepção dos discentes sobre o uso de um jogo educativo para o ensino de história da contabilidade
title_fullStr Análise qualitativa da percepção dos discentes sobre o uso de um jogo educativo para o ensino de história da contabilidade
title_full_unstemmed Análise qualitativa da percepção dos discentes sobre o uso de um jogo educativo para o ensino de história da contabilidade
title_sort Análise qualitativa da percepção dos discentes sobre o uso de um jogo educativo para o ensino de história da contabilidade
author Mendes, Roberta Lorena Machado
author_facet Mendes, Roberta Lorena Machado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Malaquias, Rodrigo Fernandes
http://lattes.cnpq.br/9135874740234258
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Roberta Lorena Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos educativos
História da contabilidade
Ensino
Serious games
Teaching
Accounting history
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
topic Jogos educativos
História da contabilidade
Ensino
Serious games
Teaching
Accounting history
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
description Os autores agradecem ao Prof. Dr. Edgard Cornacchione pela autorização para utilizar o DEBORAH GAME em um estudo acadêmico. O jogo DEBORAH GAME foi desenvolvido no Grupo de Estudos de Tecnologia da educação na Contabilidade – GETEC/FEA/USP, liderado pelo Prof. Edgard Cornacchione (DEBORAH GAME, 2017).
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-04T14:41:04Z
2017-08-04T14:41:04Z
2017-06-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENDES, Roberta Lorena Machado. Análise qualitativa da percepção dos discentes sobre o uso de um jogo educativo para o ensino de História da Contabilidade. 2017. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19319
identifier_str_mv MENDES, Roberta Lorena Machado. Análise qualitativa da percepção dos discentes sobre o uso de um jogo educativo para o ensino de História da Contabilidade. 2017. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Contábeis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711561596862464