Desenvolvimento de um jogo educativo como ferramenta de ensino para o curso de graduação em Ciências Contábeis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcelos, Daniel Zorzo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20631
Resumo: In this work, a bibliographic review was done on the use of educational games in the classroom, bringing a context of the importance of technology in the students' daily life. The main objective was to develop an educational game to teach basic accounting; then, we evaluate its benefit and assistance the teaching process of undergraduate students in Accounting Sciences at UFU. The methodology used was the bibliographic research and technical procedures of data collection within a questionnaire applied to the users, and a quantitative analysis of the data was performed. The result shows that users understand the importance of using educational games to aid basic accounting teaching.
id UFU_d2d4a150463c32b95a38e192d0bbb7d2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/20631
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de um jogo educativo como ferramenta de ensino para o curso de graduação em Ciências ContábeisJogosJogos educativosContabilidade básicaGamesEducational gamesBasic accountingCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISIn this work, a bibliographic review was done on the use of educational games in the classroom, bringing a context of the importance of technology in the students' daily life. The main objective was to develop an educational game to teach basic accounting; then, we evaluate its benefit and assistance the teaching process of undergraduate students in Accounting Sciences at UFU. The methodology used was the bibliographic research and technical procedures of data collection within a questionnaire applied to the users, and a quantitative analysis of the data was performed. The result shows that users understand the importance of using educational games to aid basic accounting teaching.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Neste trabalho, fez-se uma revisão bibliográfica sobre o uso de jogos educativos em sala de aula, trazendo um contexto da importância da tecnologia no dia a dia dos alunos. O objetivo principal foi desenvolver um jogo educativo para o ensino de contabilidade básica e, em seguida, avaliar seu benefício e auxílio no processo de ensino para alunos do curso de graduação em Ciências Contábeis da UFU. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e procedimentos técnicos de coleta de dados diante de um questionário aplicado aos usuários, sendo realizado uma análise quantitativa dos dados. Os resultados encontrados demonstram que os usuários concordam com a importância do uso de jogos educativos no auxílio do ensino de contabilidade básica.Universidade Federal de UberlândiaBrasilCiências ContábeisMalaquias, Rodrigo FernandesBarcelos, Daniel Zorzo2018-02-08T16:27:56Z2018-02-08T16:27:56Z2017-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBARCELOS, Daniel Zorzo. Desenvolvimento de um jogo educativo como ferramenta de ensino para o curso de graduação em Ciências Contábeis. 2017. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20631porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2020-02-14T15:28:20Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/20631Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-02-14T15:28:20Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de um jogo educativo como ferramenta de ensino para o curso de graduação em Ciências Contábeis
title Desenvolvimento de um jogo educativo como ferramenta de ensino para o curso de graduação em Ciências Contábeis
spellingShingle Desenvolvimento de um jogo educativo como ferramenta de ensino para o curso de graduação em Ciências Contábeis
Barcelos, Daniel Zorzo
Jogos
Jogos educativos
Contabilidade básica
Games
Educational games
Basic accounting
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
title_short Desenvolvimento de um jogo educativo como ferramenta de ensino para o curso de graduação em Ciências Contábeis
title_full Desenvolvimento de um jogo educativo como ferramenta de ensino para o curso de graduação em Ciências Contábeis
title_fullStr Desenvolvimento de um jogo educativo como ferramenta de ensino para o curso de graduação em Ciências Contábeis
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um jogo educativo como ferramenta de ensino para o curso de graduação em Ciências Contábeis
title_sort Desenvolvimento de um jogo educativo como ferramenta de ensino para o curso de graduação em Ciências Contábeis
author Barcelos, Daniel Zorzo
author_facet Barcelos, Daniel Zorzo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Malaquias, Rodrigo Fernandes
dc.contributor.author.fl_str_mv Barcelos, Daniel Zorzo
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Jogos educativos
Contabilidade básica
Games
Educational games
Basic accounting
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
topic Jogos
Jogos educativos
Contabilidade básica
Games
Educational games
Basic accounting
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
description In this work, a bibliographic review was done on the use of educational games in the classroom, bringing a context of the importance of technology in the students' daily life. The main objective was to develop an educational game to teach basic accounting; then, we evaluate its benefit and assistance the teaching process of undergraduate students in Accounting Sciences at UFU. The methodology used was the bibliographic research and technical procedures of data collection within a questionnaire applied to the users, and a quantitative analysis of the data was performed. The result shows that users understand the importance of using educational games to aid basic accounting teaching.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-06
2018-02-08T16:27:56Z
2018-02-08T16:27:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARCELOS, Daniel Zorzo. Desenvolvimento de um jogo educativo como ferramenta de ensino para o curso de graduação em Ciências Contábeis. 2017. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20631
identifier_str_mv BARCELOS, Daniel Zorzo. Desenvolvimento de um jogo educativo como ferramenta de ensino para o curso de graduação em Ciências Contábeis. 2017. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Contábeis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711604746813440