A Inclusão de pessoas com deficiência no Ensino de Química: revisão bibliográfica dos Anais do ENEQ (2010-2020)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Sarah Ferreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35655
Resumo: This work aims to identify and analyze the works published in the annals of the last six editions of the National Meeting of Chemistry Teaching (ENEQ), regarding the theme of inclusion of people with disabilities. ENEQ is the main scientific event in the field of Chemistry Teaching in Brazil and is therefore an important reference for the entire community for portraying the reality of what is produced in the school environment. To this end, a bibliographic review is developed that has as its materiality 154 works that constitute the investigative corpus, which were published in the annals of the last six editions, from 2010 to 2020. The research results indicate that although there has been an increase in works published in the annals of ENEQ's regarding inclusion in Chemistry Teaching, there is still a lot to be done on the subject, because there is a big difference in the amount of works when compared to the other thematic lines of the event. The results also indicate that most of the works are limited to hearing and visual impairments, with intellectual disability being an area that still deserves more studies and research. Therefore, it results from this study how much inclusion in Chemistry Teaching is still a promising field to be expanded in the national scenario. Keywords: Inclusion, Chemistry Teaching, ENEQ.
id UFU_c327784a8f480734f3b400b103de25db
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/35655
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling A Inclusão de pessoas com deficiência no Ensino de Química: revisão bibliográfica dos Anais do ENEQ (2010-2020)The Inclusion of people with disabilities in Chemistry Teaching: bibliographic Review of the ENEQ Annals (2010-2020)InclusãoInclusionEnsino de QuímicaChemistry TeachingENEQENEQCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAThis work aims to identify and analyze the works published in the annals of the last six editions of the National Meeting of Chemistry Teaching (ENEQ), regarding the theme of inclusion of people with disabilities. ENEQ is the main scientific event in the field of Chemistry Teaching in Brazil and is therefore an important reference for the entire community for portraying the reality of what is produced in the school environment. To this end, a bibliographic review is developed that has as its materiality 154 works that constitute the investigative corpus, which were published in the annals of the last six editions, from 2010 to 2020. The research results indicate that although there has been an increase in works published in the annals of ENEQ's regarding inclusion in Chemistry Teaching, there is still a lot to be done on the subject, because there is a big difference in the amount of works when compared to the other thematic lines of the event. The results also indicate that most of the works are limited to hearing and visual impairments, with intellectual disability being an area that still deserves more studies and research. Therefore, it results from this study how much inclusion in Chemistry Teaching is still a promising field to be expanded in the national scenario. Keywords: Inclusion, Chemistry Teaching, ENEQ.UFU - Universidade Federal de UberlândiaTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar os trabalhos publicados nos anais das últimas seis edições do Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), no que tange a temática da inclusão de pessoas com deficiência. O ENEQ é o principal evento científico da área do Ensino de Química no Brasil, sendo, portanto, referência importante para toda comunidade por retratar a realidade do que é produzido no âmbito escolar. Para tanto, desenvolve-se uma revisão bibliográfica que tem como materialidade 154 trabalhos que constituem o corpus investigativo, os quais foram publicados nos anais das seis últimas edições, de 2010 até 2020. Os resultados da pesquisa apontam que embora tenha havido um aumento de trabalhos publicados nos anais dos ENEQ’s no que tange a inclusão no Ensino de Química, ainda há muito a ser feito acerca da temática, isso porque nota-se uma grande diferença na quantidade de trabalhos quando comparados com as demais linhas temáticas do evento. Os resultados também apontam que grande parte dos trabalhos se limitam as deficiências do tipo auditiva e visual, sendo a deficiência intelectual uma área que ainda merece mais estudos e pesquisas. Portanto, resulta desse estudo o quanto a inclusão no Ensino de Química ainda é um campo promissor a ser ampliado no cenário nacional.Universidade Federal de UberlândiaBrasilQuímicaRigue, Fernanda Monteirohttp://lattes.cnpq.br/1520364228695308Teixeira Júnior, José Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/8191381462412110Souza, Paulo Vitor Teodoro dehttp://lattes.cnpq.br/9812092792083903Gomes, Sarah Ferreira2022-08-22T19:42:41Z2022-08-22T19:42:41Z2022-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGOMES, Sarah Ferreira. A Inclusão de pessoas com deficiência no ensino de química: revisão bibliográfica dos anais do ENEQ (2010 - 2020), 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35655porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-08-23T06:28:16Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/35655Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-08-23T06:28:16Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A Inclusão de pessoas com deficiência no Ensino de Química: revisão bibliográfica dos Anais do ENEQ (2010-2020)
The Inclusion of people with disabilities in Chemistry Teaching: bibliographic Review of the ENEQ Annals (2010-2020)
title A Inclusão de pessoas com deficiência no Ensino de Química: revisão bibliográfica dos Anais do ENEQ (2010-2020)
spellingShingle A Inclusão de pessoas com deficiência no Ensino de Química: revisão bibliográfica dos Anais do ENEQ (2010-2020)
Gomes, Sarah Ferreira
Inclusão
Inclusion
Ensino de Química
Chemistry Teaching
ENEQ
ENEQ
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
title_short A Inclusão de pessoas com deficiência no Ensino de Química: revisão bibliográfica dos Anais do ENEQ (2010-2020)
title_full A Inclusão de pessoas com deficiência no Ensino de Química: revisão bibliográfica dos Anais do ENEQ (2010-2020)
title_fullStr A Inclusão de pessoas com deficiência no Ensino de Química: revisão bibliográfica dos Anais do ENEQ (2010-2020)
title_full_unstemmed A Inclusão de pessoas com deficiência no Ensino de Química: revisão bibliográfica dos Anais do ENEQ (2010-2020)
title_sort A Inclusão de pessoas com deficiência no Ensino de Química: revisão bibliográfica dos Anais do ENEQ (2010-2020)
author Gomes, Sarah Ferreira
author_facet Gomes, Sarah Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rigue, Fernanda Monteiro
http://lattes.cnpq.br/1520364228695308
Teixeira Júnior, José Gonçalves
http://lattes.cnpq.br/8191381462412110
Souza, Paulo Vitor Teodoro de
http://lattes.cnpq.br/9812092792083903
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Sarah Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Inclusion
Ensino de Química
Chemistry Teaching
ENEQ
ENEQ
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
topic Inclusão
Inclusion
Ensino de Química
Chemistry Teaching
ENEQ
ENEQ
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description This work aims to identify and analyze the works published in the annals of the last six editions of the National Meeting of Chemistry Teaching (ENEQ), regarding the theme of inclusion of people with disabilities. ENEQ is the main scientific event in the field of Chemistry Teaching in Brazil and is therefore an important reference for the entire community for portraying the reality of what is produced in the school environment. To this end, a bibliographic review is developed that has as its materiality 154 works that constitute the investigative corpus, which were published in the annals of the last six editions, from 2010 to 2020. The research results indicate that although there has been an increase in works published in the annals of ENEQ's regarding inclusion in Chemistry Teaching, there is still a lot to be done on the subject, because there is a big difference in the amount of works when compared to the other thematic lines of the event. The results also indicate that most of the works are limited to hearing and visual impairments, with intellectual disability being an area that still deserves more studies and research. Therefore, it results from this study how much inclusion in Chemistry Teaching is still a promising field to be expanded in the national scenario. Keywords: Inclusion, Chemistry Teaching, ENEQ.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-22T19:42:41Z
2022-08-22T19:42:41Z
2022-08-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Sarah Ferreira. A Inclusão de pessoas com deficiência no ensino de química: revisão bibliográfica dos anais do ENEQ (2010 - 2020), 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35655
identifier_str_mv GOMES, Sarah Ferreira. A Inclusão de pessoas com deficiência no ensino de química: revisão bibliográfica dos anais do ENEQ (2010 - 2020), 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Química
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Química
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569700799709184