A formação do professor em contexto pandêmico: experiências no estágio supervisionado de língua inglesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35764 |
Resumo: | Due to the COVID-19 pandemic in 2020, many areas of knowledge had to consider new teaching modalities, since in-person classes were temporarily suspended. It was regarding the question “How did practical disciplines occur during the pandemic period?” that the motivation for this final paper arose. Based on a dialogic perspective of language, having its theoretical foundation anchored in the studies of the Bakhtin Circle, this research aims to investigate the development of the subject Teaching Practicum of English Language I during the pandemic context, with a view to problematize the teacher training process, based on my experiences as a licentiate student. A qualitative and interpretive research methodology was used to achieve the proposed objectives. Concerning the corpus, we analyzed the activities of the theoretical and practical part of the subject, which made it possible to show that the proposals made contributed to a dialogic teacher education, prioritizing the development of critical and digital literacies of teachers in training. This research seeks to contribute to the discussions about remote teaching and teacher training, exploring the possibilities and likely challenges faced during the supervised practicum in the pandemic context. |
id |
UFU_c5b0f61792f4d471746bf47bd2e8cbea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/35764 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação do professor em contexto pandêmico: experiências no estágio supervisionado de língua inglesaFormação de professoresEstágio supervisionadoEnsino remotoLíngua inglesaTeacher educationEnglish languageTeaching practicumRemote teachingCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESDue to the COVID-19 pandemic in 2020, many areas of knowledge had to consider new teaching modalities, since in-person classes were temporarily suspended. It was regarding the question “How did practical disciplines occur during the pandemic period?” that the motivation for this final paper arose. Based on a dialogic perspective of language, having its theoretical foundation anchored in the studies of the Bakhtin Circle, this research aims to investigate the development of the subject Teaching Practicum of English Language I during the pandemic context, with a view to problematize the teacher training process, based on my experiences as a licentiate student. A qualitative and interpretive research methodology was used to achieve the proposed objectives. Concerning the corpus, we analyzed the activities of the theoretical and practical part of the subject, which made it possible to show that the proposals made contributed to a dialogic teacher education, prioritizing the development of critical and digital literacies of teachers in training. This research seeks to contribute to the discussions about remote teaching and teacher training, exploring the possibilities and likely challenges faced during the supervised practicum in the pandemic context.Pesquisa sem auxílio de agências de fomentoTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Devido à pandemia de COVID-19 no ano de 2020, muitas áreas do saber tiveram que considerar novas modalidades de ensino, uma vez que as aulas presenciais estavam temporariamente suspensas. Foi considerando o questionamento “Como as disciplinas práticas ocorreram durante o período pandêmico?” que surgiu a motivação para o presente trabalho de conclusão de curso que visa, com base em uma perspectiva dialógica de linguagem, tendo sua fundamentação teórica ancorada nos estudos do Círculo de Bakhtin, investigar o desenvolvimento da disciplina de Estágio Supervisionado de Língua Inglesa I durante o contexto pandêmico, com vistas a problematizar o processo de formação de professores, a partir de minhas experiências enquanto licencianda. Para atingir os objetivos propostos, foi utilizada uma metodologia qualitativa e interpretativista de pesquisa. No que diz respeito ao corpus, foram analisadas as atividades da parte teórica e prática da disciplina, que permitiram evidenciar que as propostas realizadas contribuíram para uma formação docente dialógica, privilegiando o desenvolvimento dos letramentos crítico e digital dos professores em formação. Esta pesquisa busca contribuir para as discussões acerca do ensino remoto e da formação de professores, explorando as possibilidades e possíveis dificuldades enfrentadas durante o estágio supervisionado no contexto pandêmico.Universidade Federal de UberlândiaBrasilLetrasBrito, Cristiane Carvalho de Paulahttp://lattes.cnpq.br/7024272980833285Ribas, Fernanda Costahttp://lattes.cnpq.br/8897481539878157Souza, Valeska Virgínia Soareshttp://lattes.cnpq.br/9322570955527591Rocha, Bárbara Gonçalves da2022-08-24T16:32:24Z2022-08-24T16:32:24Z2022-08-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfROCHA, Bárbara Gonçalves da. A formação do professor em contexto pandêmico: experiências no estágio supervisionado de língua inglesa. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35764porhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-08-25T18:48:54Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/35764Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-08-25T18:48:54Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação do professor em contexto pandêmico: experiências no estágio supervisionado de língua inglesa |
title |
A formação do professor em contexto pandêmico: experiências no estágio supervisionado de língua inglesa |
spellingShingle |
A formação do professor em contexto pandêmico: experiências no estágio supervisionado de língua inglesa Rocha, Bárbara Gonçalves da Formação de professores Estágio supervisionado Ensino remoto Língua inglesa Teacher education English language Teaching practicum Remote teaching CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
title_short |
A formação do professor em contexto pandêmico: experiências no estágio supervisionado de língua inglesa |
title_full |
A formação do professor em contexto pandêmico: experiências no estágio supervisionado de língua inglesa |
title_fullStr |
A formação do professor em contexto pandêmico: experiências no estágio supervisionado de língua inglesa |
title_full_unstemmed |
A formação do professor em contexto pandêmico: experiências no estágio supervisionado de língua inglesa |
title_sort |
A formação do professor em contexto pandêmico: experiências no estágio supervisionado de língua inglesa |
author |
Rocha, Bárbara Gonçalves da |
author_facet |
Rocha, Bárbara Gonçalves da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brito, Cristiane Carvalho de Paula http://lattes.cnpq.br/7024272980833285 Ribas, Fernanda Costa http://lattes.cnpq.br/8897481539878157 Souza, Valeska Virgínia Soares http://lattes.cnpq.br/9322570955527591 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Bárbara Gonçalves da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Estágio supervisionado Ensino remoto Língua inglesa Teacher education English language Teaching practicum Remote teaching CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
Formação de professores Estágio supervisionado Ensino remoto Língua inglesa Teacher education English language Teaching practicum Remote teaching CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
description |
Due to the COVID-19 pandemic in 2020, many areas of knowledge had to consider new teaching modalities, since in-person classes were temporarily suspended. It was regarding the question “How did practical disciplines occur during the pandemic period?” that the motivation for this final paper arose. Based on a dialogic perspective of language, having its theoretical foundation anchored in the studies of the Bakhtin Circle, this research aims to investigate the development of the subject Teaching Practicum of English Language I during the pandemic context, with a view to problematize the teacher training process, based on my experiences as a licentiate student. A qualitative and interpretive research methodology was used to achieve the proposed objectives. Concerning the corpus, we analyzed the activities of the theoretical and practical part of the subject, which made it possible to show that the proposals made contributed to a dialogic teacher education, prioritizing the development of critical and digital literacies of teachers in training. This research seeks to contribute to the discussions about remote teaching and teacher training, exploring the possibilities and likely challenges faced during the supervised practicum in the pandemic context. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-24T16:32:24Z 2022-08-24T16:32:24Z 2022-08-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ROCHA, Bárbara Gonçalves da. A formação do professor em contexto pandêmico: experiências no estágio supervisionado de língua inglesa. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35764 |
identifier_str_mv |
ROCHA, Bárbara Gonçalves da. A formação do professor em contexto pandêmico: experiências no estágio supervisionado de língua inglesa. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35764 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1805569656060116992 |