A formação do professor em contexto pandêmico: experiências no estágio supervisionado de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Bárbara Gonçalves da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35764
Resumo: Due to the COVID-19 pandemic in 2020, many areas of knowledge had to consider new teaching modalities, since in-person classes were temporarily suspended. It was regarding the question “How did practical disciplines occur during the pandemic period?” that the motivation for this final paper arose. Based on a dialogic perspective of language, having its theoretical foundation anchored in the studies of the Bakhtin Circle, this research aims to investigate the development of the subject Teaching Practicum of English Language I during the pandemic context, with a view to problematize the teacher training process, based on my experiences as a licentiate student. A qualitative and interpretive research methodology was used to achieve the proposed objectives. Concerning the corpus, we analyzed the activities of the theoretical and practical part of the subject, which made it possible to show that the proposals made contributed to a dialogic teacher education, prioritizing the development of critical and digital literacies of teachers in training. This research seeks to contribute to the discussions about remote teaching and teacher training, exploring the possibilities and likely challenges faced during the supervised practicum in the pandemic context.
id UFU_c5b0f61792f4d471746bf47bd2e8cbea
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/35764
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling A formação do professor em contexto pandêmico: experiências no estágio supervisionado de língua inglesaFormação de professoresEstágio supervisionadoEnsino remotoLíngua inglesaTeacher educationEnglish languageTeaching practicumRemote teachingCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESDue to the COVID-19 pandemic in 2020, many areas of knowledge had to consider new teaching modalities, since in-person classes were temporarily suspended. It was regarding the question “How did practical disciplines occur during the pandemic period?” that the motivation for this final paper arose. Based on a dialogic perspective of language, having its theoretical foundation anchored in the studies of the Bakhtin Circle, this research aims to investigate the development of the subject Teaching Practicum of English Language I during the pandemic context, with a view to problematize the teacher training process, based on my experiences as a licentiate student. A qualitative and interpretive research methodology was used to achieve the proposed objectives. Concerning the corpus, we analyzed the activities of the theoretical and practical part of the subject, which made it possible to show that the proposals made contributed to a dialogic teacher education, prioritizing the development of critical and digital literacies of teachers in training. This research seeks to contribute to the discussions about remote teaching and teacher training, exploring the possibilities and likely challenges faced during the supervised practicum in the pandemic context.Pesquisa sem auxílio de agências de fomentoTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Devido à pandemia de COVID-19 no ano de 2020, muitas áreas do saber tiveram que considerar novas modalidades de ensino, uma vez que as aulas presenciais estavam temporariamente suspensas. Foi considerando o questionamento “Como as disciplinas práticas ocorreram durante o período pandêmico?” que surgiu a motivação para o presente trabalho de conclusão de curso que visa, com base em uma perspectiva dialógica de linguagem, tendo sua fundamentação teórica ancorada nos estudos do Círculo de Bakhtin, investigar o desenvolvimento da disciplina de Estágio Supervisionado de Língua Inglesa I durante o contexto pandêmico, com vistas a problematizar o processo de formação de professores, a partir de minhas experiências enquanto licencianda. Para atingir os objetivos propostos, foi utilizada uma metodologia qualitativa e interpretativista de pesquisa. No que diz respeito ao corpus, foram analisadas as atividades da parte teórica e prática da disciplina, que permitiram evidenciar que as propostas realizadas contribuíram para uma formação docente dialógica, privilegiando o desenvolvimento dos letramentos crítico e digital dos professores em formação. Esta pesquisa busca contribuir para as discussões acerca do ensino remoto e da formação de professores, explorando as possibilidades e possíveis dificuldades enfrentadas durante o estágio supervisionado no contexto pandêmico.Universidade Federal de UberlândiaBrasilLetrasBrito, Cristiane Carvalho de Paulahttp://lattes.cnpq.br/7024272980833285Ribas, Fernanda Costahttp://lattes.cnpq.br/8897481539878157Souza, Valeska Virgínia Soareshttp://lattes.cnpq.br/9322570955527591Rocha, Bárbara Gonçalves da2022-08-24T16:32:24Z2022-08-24T16:32:24Z2022-08-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfROCHA, Bárbara Gonçalves da. A formação do professor em contexto pandêmico: experiências no estágio supervisionado de língua inglesa. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35764porhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-08-25T18:48:54Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/35764Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-08-25T18:48:54Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do professor em contexto pandêmico: experiências no estágio supervisionado de língua inglesa
title A formação do professor em contexto pandêmico: experiências no estágio supervisionado de língua inglesa
spellingShingle A formação do professor em contexto pandêmico: experiências no estágio supervisionado de língua inglesa
Rocha, Bárbara Gonçalves da
Formação de professores
Estágio supervisionado
Ensino remoto
Língua inglesa
Teacher education
English language
Teaching practicum
Remote teaching
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short A formação do professor em contexto pandêmico: experiências no estágio supervisionado de língua inglesa
title_full A formação do professor em contexto pandêmico: experiências no estágio supervisionado de língua inglesa
title_fullStr A formação do professor em contexto pandêmico: experiências no estágio supervisionado de língua inglesa
title_full_unstemmed A formação do professor em contexto pandêmico: experiências no estágio supervisionado de língua inglesa
title_sort A formação do professor em contexto pandêmico: experiências no estágio supervisionado de língua inglesa
author Rocha, Bárbara Gonçalves da
author_facet Rocha, Bárbara Gonçalves da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brito, Cristiane Carvalho de Paula
http://lattes.cnpq.br/7024272980833285
Ribas, Fernanda Costa
http://lattes.cnpq.br/8897481539878157
Souza, Valeska Virgínia Soares
http://lattes.cnpq.br/9322570955527591
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Bárbara Gonçalves da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Estágio supervisionado
Ensino remoto
Língua inglesa
Teacher education
English language
Teaching practicum
Remote teaching
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic Formação de professores
Estágio supervisionado
Ensino remoto
Língua inglesa
Teacher education
English language
Teaching practicum
Remote teaching
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description Due to the COVID-19 pandemic in 2020, many areas of knowledge had to consider new teaching modalities, since in-person classes were temporarily suspended. It was regarding the question “How did practical disciplines occur during the pandemic period?” that the motivation for this final paper arose. Based on a dialogic perspective of language, having its theoretical foundation anchored in the studies of the Bakhtin Circle, this research aims to investigate the development of the subject Teaching Practicum of English Language I during the pandemic context, with a view to problematize the teacher training process, based on my experiences as a licentiate student. A qualitative and interpretive research methodology was used to achieve the proposed objectives. Concerning the corpus, we analyzed the activities of the theoretical and practical part of the subject, which made it possible to show that the proposals made contributed to a dialogic teacher education, prioritizing the development of critical and digital literacies of teachers in training. This research seeks to contribute to the discussions about remote teaching and teacher training, exploring the possibilities and likely challenges faced during the supervised practicum in the pandemic context.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-24T16:32:24Z
2022-08-24T16:32:24Z
2022-08-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROCHA, Bárbara Gonçalves da. A formação do professor em contexto pandêmico: experiências no estágio supervisionado de língua inglesa. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35764
identifier_str_mv ROCHA, Bárbara Gonçalves da. A formação do professor em contexto pandêmico: experiências no estágio supervisionado de língua inglesa. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569656060116992