O ator no teatro performativo: reflexões e procedimentos de treinamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21425 http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1405 |
Resumo: | A presente pesquisa tem, como objetivo, investigar o ator do Teatro Performativo, conceito proposto por Josette Féral. A partir daí, refletir sobre as tendências dramatúrgicas desse teatro, de um entendimento específico de corpo, como corpo fronteira. Para tal, me apoio, sobretudo, no conceito de corpo-subjétil, na ótica de Renato Ferracini; ainda corpo cênico, e presença cênica como capacidade de habitar os entre-lugares, a partir do proposto por Eleonora Fabião. A partir dessas reflexões, busco pensar procedimentos possíveis de treinamento para o ator que abarquem, principalmente, a desautomatização do ser, a percepção e a escuta, propiciando um corpo atento e poroso, em relação direta com o meio, fundamentada por Cassiano Sydow e seus estudos sobre o “cuidado de si” e a “inquietude de si”. |
id |
UFU_c63102d1ad519c51e0432f2489077f30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/21425 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2018-05-22T19:19:04Z2018-05-22T19:19:04Z2017-05-24Nunes, Ana Flávia. O ator no teatro performativo: reflexões e procedimentos de treinamento - Uberlândia. 2017. 122 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1405https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21425http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1405A presente pesquisa tem, como objetivo, investigar o ator do Teatro Performativo, conceito proposto por Josette Féral. A partir daí, refletir sobre as tendências dramatúrgicas desse teatro, de um entendimento específico de corpo, como corpo fronteira. Para tal, me apoio, sobretudo, no conceito de corpo-subjétil, na ótica de Renato Ferracini; ainda corpo cênico, e presença cênica como capacidade de habitar os entre-lugares, a partir do proposto por Eleonora Fabião. A partir dessas reflexões, busco pensar procedimentos possíveis de treinamento para o ator que abarquem, principalmente, a desautomatização do ser, a percepção e a escuta, propiciando um corpo atento e poroso, em relação direta com o meio, fundamentada por Cassiano Sydow e seus estudos sobre o “cuidado de si” e a “inquietude de si”.This research aims to investigate the “Perfornative Theater” actor, concept proposed by Josette Féral. From there, the reflection on the dramaturgical tendencies of this theater, from a specific understanding of the body, as a body border. For yhis I rely mainly on the concept of “subjective-body”, in the perspective of Renato Ferracini, and scenic-body, ando f the scenic presence as the ability to inhabit the “places in between”, proposed by Eleonora Fabião. From these reflection I propose possible training of perception and listening, providing na attentive spongy body, directly related to the environment, based on Cassiano Sydow and his Studies on “self-care” and “self-restlessness”.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em ArtesBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESTeatro performativoperformative theatercorpobodypresençapresencetreinamentotrainingpercepçãopercpitionArteArtTeatro interpretação tecnicaTheater Technical InterpretationAtores - Estudo e ensinoActors - Study and teachingCorpo humano na arteHuman body in artO ator no teatro performativo: reflexões e procedimentos de treinamentoThe actor in performative theater: reflections and training proceduresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPiragibe, Mario Ferreirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4210455E8Colla, Ana CristinaPaula, José Eduardo Dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4294548D1Nunes, Ana Flávia Felice122publicado no crossref antes da rotina xmlinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUORIGINALAtorTeatroPerformativo.pdfAtorTeatroPerformativo.pdfapplication/pdf4526092https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21425/3/AtorTeatroPerformativo.pdffedc88a4bde66fd6a9652352d85628b3MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21425/4/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD54TEXTAtorTeatroPerformativo.pdf.txtAtorTeatroPerformativo.pdf.txtExtracted texttext/plain293812https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21425/5/AtorTeatroPerformativo.pdf.txt06061b8968ae4b9de53aaed06f0b75d6MD55THUMBNAILAtorTeatroPerformativo.pdf.jpgAtorTeatroPerformativo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1168https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21425/6/AtorTeatroPerformativo.pdf.jpg7a20a7157c938c16637f7f51a2605799MD56123456789/214252021-09-28 14:25:31.971oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-09-28T17:25:31Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ator no teatro performativo: reflexões e procedimentos de treinamento |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The actor in performative theater: reflections and training procedures |
title |
O ator no teatro performativo: reflexões e procedimentos de treinamento |
spellingShingle |
O ator no teatro performativo: reflexões e procedimentos de treinamento Nunes, Ana Flávia Felice CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Teatro performativo performative theater corpo body presença presence treinamento training percepção percpition Arte Art Teatro interpretação tecnica Theater Technical Interpretation Atores - Estudo e ensino Actors - Study and teaching Corpo humano na arte Human body in art |
title_short |
O ator no teatro performativo: reflexões e procedimentos de treinamento |
title_full |
O ator no teatro performativo: reflexões e procedimentos de treinamento |
title_fullStr |
O ator no teatro performativo: reflexões e procedimentos de treinamento |
title_full_unstemmed |
O ator no teatro performativo: reflexões e procedimentos de treinamento |
title_sort |
O ator no teatro performativo: reflexões e procedimentos de treinamento |
author |
Nunes, Ana Flávia Felice |
author_facet |
Nunes, Ana Flávia Felice |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Piragibe, Mario Ferreira |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4210455E8 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Colla, Ana Cristina |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Paula, José Eduardo De |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4294548D1 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Ana Flávia Felice |
contributor_str_mv |
Piragibe, Mario Ferreira Colla, Ana Cristina Paula, José Eduardo De |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Teatro performativo performative theater corpo body presença presence treinamento training percepção percpition Arte Art Teatro interpretação tecnica Theater Technical Interpretation Atores - Estudo e ensino Actors - Study and teaching Corpo humano na arte Human body in art |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro performativo performative theater corpo body presença presence treinamento training percepção percpition Arte Art Teatro interpretação tecnica Theater Technical Interpretation Atores - Estudo e ensino Actors - Study and teaching Corpo humano na arte Human body in art |
description |
A presente pesquisa tem, como objetivo, investigar o ator do Teatro Performativo, conceito proposto por Josette Féral. A partir daí, refletir sobre as tendências dramatúrgicas desse teatro, de um entendimento específico de corpo, como corpo fronteira. Para tal, me apoio, sobretudo, no conceito de corpo-subjétil, na ótica de Renato Ferracini; ainda corpo cênico, e presença cênica como capacidade de habitar os entre-lugares, a partir do proposto por Eleonora Fabião. A partir dessas reflexões, busco pensar procedimentos possíveis de treinamento para o ator que abarquem, principalmente, a desautomatização do ser, a percepção e a escuta, propiciando um corpo atento e poroso, em relação direta com o meio, fundamentada por Cassiano Sydow e seus estudos sobre o “cuidado de si” e a “inquietude de si”. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-05-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-22T19:19:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-05-22T19:19:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Nunes, Ana Flávia. O ator no teatro performativo: reflexões e procedimentos de treinamento - Uberlândia. 2017. 122 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1405 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21425 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1405 |
identifier_str_mv |
Nunes, Ana Flávia. O ator no teatro performativo: reflexões e procedimentos de treinamento - Uberlândia. 2017. 122 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1405 |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21425 http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1405 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Artes |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21425/3/AtorTeatroPerformativo.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21425/4/license.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21425/5/AtorTeatroPerformativo.pdf.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21425/6/AtorTeatroPerformativo.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fedc88a4bde66fd6a9652352d85628b3 48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3 06061b8968ae4b9de53aaed06f0b75d6 7a20a7157c938c16637f7f51a2605799 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1802110448121675776 |