O ator no teatro performativo: reflexões e procedimentos de treinamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21425 http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1405 |
Resumo: | This research aims to investigate the “Perfornative Theater” actor, concept proposed by Josette Féral. From there, the reflection on the dramaturgical tendencies of this theater, from a specific understanding of the body, as a body border. For yhis I rely mainly on the concept of “subjective-body”, in the perspective of Renato Ferracini, and scenic-body, ando f the scenic presence as the ability to inhabit the “places in between”, proposed by Eleonora Fabião. From these reflection I propose possible training of perception and listening, providing na attentive spongy body, directly related to the environment, based on Cassiano Sydow and his Studies on “self-care” and “self-restlessness”. |
id |
UFU_c63102d1ad519c51e0432f2489077f30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/21425 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
O ator no teatro performativo: reflexões e procedimentos de treinamentoThe actor in performative theater: reflections and training proceduresTeatro performativoperformative theatercorpobodypresençapresencetreinamentotrainingpercepçãopercpitionArteArtTeatro interpretação tecnicaTheater Technical InterpretationAtores - Estudo e ensinoActors - Study and teachingCorpo humano na arteHuman body in artCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESThis research aims to investigate the “Perfornative Theater” actor, concept proposed by Josette Féral. From there, the reflection on the dramaturgical tendencies of this theater, from a specific understanding of the body, as a body border. For yhis I rely mainly on the concept of “subjective-body”, in the perspective of Renato Ferracini, and scenic-body, ando f the scenic presence as the ability to inhabit the “places in between”, proposed by Eleonora Fabião. From these reflection I propose possible training of perception and listening, providing na attentive spongy body, directly related to the environment, based on Cassiano Sydow and his Studies on “self-care” and “self-restlessness”.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDissertação (Mestrado)A presente pesquisa tem, como objetivo, investigar o ator do Teatro Performativo, conceito proposto por Josette Féral. A partir daí, refletir sobre as tendências dramatúrgicas desse teatro, de um entendimento específico de corpo, como corpo fronteira. Para tal, me apoio, sobretudo, no conceito de corpo-subjétil, na ótica de Renato Ferracini; ainda corpo cênico, e presença cênica como capacidade de habitar os entre-lugares, a partir do proposto por Eleonora Fabião. A partir dessas reflexões, busco pensar procedimentos possíveis de treinamento para o ator que abarquem, principalmente, a desautomatização do ser, a percepção e a escuta, propiciando um corpo atento e poroso, em relação direta com o meio, fundamentada por Cassiano Sydow e seus estudos sobre o “cuidado de si” e a “inquietude de si”.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em ArtesPiragibe, Mario Ferreirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4210455E8Colla, Ana CristinaPaula, José Eduardo DeNunes, Ana Flávia Felice2018-05-22T19:19:04Z2018-05-22T19:19:04Z2017-05-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNunes, Ana Flávia. O ator no teatro performativo: reflexões e procedimentos de treinamento - Uberlândia. 2017. 122 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1405https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21425http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1405porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-09-28T17:25:31Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/21425Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-09-28T17:25:31Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ator no teatro performativo: reflexões e procedimentos de treinamento The actor in performative theater: reflections and training procedures |
title |
O ator no teatro performativo: reflexões e procedimentos de treinamento |
spellingShingle |
O ator no teatro performativo: reflexões e procedimentos de treinamento Nunes, Ana Flávia Felice Teatro performativo performative theater corpo body presença presence treinamento training percepção percpition Arte Art Teatro interpretação tecnica Theater Technical Interpretation Atores - Estudo e ensino Actors - Study and teaching Corpo humano na arte Human body in art CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
title_short |
O ator no teatro performativo: reflexões e procedimentos de treinamento |
title_full |
O ator no teatro performativo: reflexões e procedimentos de treinamento |
title_fullStr |
O ator no teatro performativo: reflexões e procedimentos de treinamento |
title_full_unstemmed |
O ator no teatro performativo: reflexões e procedimentos de treinamento |
title_sort |
O ator no teatro performativo: reflexões e procedimentos de treinamento |
author |
Nunes, Ana Flávia Felice |
author_facet |
Nunes, Ana Flávia Felice |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Piragibe, Mario Ferreira http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4210455E8 Colla, Ana Cristina Paula, José Eduardo De |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Ana Flávia Felice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro performativo performative theater corpo body presença presence treinamento training percepção percpition Arte Art Teatro interpretação tecnica Theater Technical Interpretation Atores - Estudo e ensino Actors - Study and teaching Corpo humano na arte Human body in art CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
Teatro performativo performative theater corpo body presença presence treinamento training percepção percpition Arte Art Teatro interpretação tecnica Theater Technical Interpretation Atores - Estudo e ensino Actors - Study and teaching Corpo humano na arte Human body in art CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
description |
This research aims to investigate the “Perfornative Theater” actor, concept proposed by Josette Féral. From there, the reflection on the dramaturgical tendencies of this theater, from a specific understanding of the body, as a body border. For yhis I rely mainly on the concept of “subjective-body”, in the perspective of Renato Ferracini, and scenic-body, ando f the scenic presence as the ability to inhabit the “places in between”, proposed by Eleonora Fabião. From these reflection I propose possible training of perception and listening, providing na attentive spongy body, directly related to the environment, based on Cassiano Sydow and his Studies on “self-care” and “self-restlessness”. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-24 2018-05-22T19:19:04Z 2018-05-22T19:19:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Nunes, Ana Flávia. O ator no teatro performativo: reflexões e procedimentos de treinamento - Uberlândia. 2017. 122 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1405 https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21425 http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1405 |
identifier_str_mv |
Nunes, Ana Flávia. O ator no teatro performativo: reflexões e procedimentos de treinamento - Uberlândia. 2017. 122 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1405 |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21425 http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1405 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1805569657029001216 |