O indígena brasileiro nos livros didáticos de história do ensino fundamental: omissões e estereótipos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novaes, Elza
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18759
Resumo: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
id UFU_d4a5881483d31c92a18563fb50530529
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/18759
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling O indígena brasileiro nos livros didáticos de história do ensino fundamental: omissões e estereótiposIndígenaLivros didáticosOmissões e estereótiposCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAPalavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Esta monografia tem o intuito de levantar reflexões acerca da imagem do indígena brasileiro no livro didático. Num primeiro momento ela presta algumas informações sobre como se normatiza e se legaliza o conteúdo do livro didático, enfocando a temática do indígena nos órgãos ligados diretamente à educação tais como o MEC (Ministério da Educação e do Desporto), a SEE/MG (Secretaria da Educação do Estado de Minas Gerais) e Superintendência Regional. Tenta-se de esboçar como os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) sugerem a abordagem deste assunto. Num segundo momento analisa-se como alguns livros didáticos tratam o tema.Universidade Federal de UberlândiaBrasilHistóriaAlmeida, Antônio deNovaes, Elza2017-05-25T17:19:46Z2017-05-25T17:19:46Z2000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfNOVAES, Elza. O indígena brasileiro nos livros didáticos de história do ensino fundamental: omissões e estereótipos. 2000. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2000.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18759porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2017-05-26T06:00:26Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/18759Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2017-05-26T06:00:26Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O indígena brasileiro nos livros didáticos de história do ensino fundamental: omissões e estereótipos
title O indígena brasileiro nos livros didáticos de história do ensino fundamental: omissões e estereótipos
spellingShingle O indígena brasileiro nos livros didáticos de história do ensino fundamental: omissões e estereótipos
Novaes, Elza
Indígena
Livros didáticos
Omissões e estereótipos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
title_short O indígena brasileiro nos livros didáticos de história do ensino fundamental: omissões e estereótipos
title_full O indígena brasileiro nos livros didáticos de história do ensino fundamental: omissões e estereótipos
title_fullStr O indígena brasileiro nos livros didáticos de história do ensino fundamental: omissões e estereótipos
title_full_unstemmed O indígena brasileiro nos livros didáticos de história do ensino fundamental: omissões e estereótipos
title_sort O indígena brasileiro nos livros didáticos de história do ensino fundamental: omissões e estereótipos
author Novaes, Elza
author_facet Novaes, Elza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Antônio de
dc.contributor.author.fl_str_mv Novaes, Elza
dc.subject.por.fl_str_mv Indígena
Livros didáticos
Omissões e estereótipos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic Indígena
Livros didáticos
Omissões e estereótipos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2017-05-25T17:19:46Z
2017-05-25T17:19:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NOVAES, Elza. O indígena brasileiro nos livros didáticos de história do ensino fundamental: omissões e estereótipos. 2000. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2000.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18759
identifier_str_mv NOVAES, Elza. O indígena brasileiro nos livros didáticos de história do ensino fundamental: omissões e estereótipos. 2000. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2000.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
História
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
História
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569672958967808