A Guerra ao Terror e o cinema estadunidense pós-11 de setembro de 2001

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Daniel Ivori de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22519
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.619
Resumo: A presente tese toma por tema um dos eventos de maior repercussão neste breve século XXI, os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 nos EUA. Inicialmente, nota-se a exploração das imagens do acontecimento como um novo marco que abalou a nação; em seguida, o terrorismo assumiu a ordem do dia, muitos discursos políticos do então presidente George Walker Bush sobre o novo inimigo, o terrorismo, foram apropriados por vários governantes, tornando-se uma estratégia internacional antiterrorista, que justificaram mudanças legislativas nos EUA, impulsionaram os conflitos no Afeganistão e no Iraque, incorporando, ainda, outras discussões, referentes ao Oriente Médio e ao islamismo. Subentendesse que esse capítulo da história dos EUA é impossível de ser escrito sem as imagens, já que a espetacularização das imagens dos atentados causaram grande impacto na sociedade estadunidense. Os filmes nesse processo constituíram-se numa prática significativa, seja a favor ou contra tais embates, assim, buscou-se compreender através do cinema, como os atentados de 11 de Setembro foram entendidos e afetaram a escrita fílmica hollywoodiana, ou seja, como esse marco foi incorporado e expresso de inúmeras formas através das estratégias da linguagem/estética da narrativa cinematográfica e como foram recepcionados pela crítica estadunidense. Dando destaque a produção Syriana (2005), compreendida como a nota dissonante em meio a filmografia do período. Assim, objetiva-se uma análise dos registros fílmicos referentes à Guerra ao Terror empreendida pelos EUA e sua recepção, percebendo o cinema enquanto expressão artística e agente histórico.
id UFU_d865403caacd520613cbe0fdde74af29
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/22519
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2018-10-02T15:10:21Z2018-10-02T15:10:21Z2018-08-29MATOS, Daniel Ivori de. A Guerra ao Terror e o cinema estadunidense pós-11 de setembro de 2001. 2018. 319 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.619https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22519http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.619A presente tese toma por tema um dos eventos de maior repercussão neste breve século XXI, os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 nos EUA. Inicialmente, nota-se a exploração das imagens do acontecimento como um novo marco que abalou a nação; em seguida, o terrorismo assumiu a ordem do dia, muitos discursos políticos do então presidente George Walker Bush sobre o novo inimigo, o terrorismo, foram apropriados por vários governantes, tornando-se uma estratégia internacional antiterrorista, que justificaram mudanças legislativas nos EUA, impulsionaram os conflitos no Afeganistão e no Iraque, incorporando, ainda, outras discussões, referentes ao Oriente Médio e ao islamismo. Subentendesse que esse capítulo da história dos EUA é impossível de ser escrito sem as imagens, já que a espetacularização das imagens dos atentados causaram grande impacto na sociedade estadunidense. Os filmes nesse processo constituíram-se numa prática significativa, seja a favor ou contra tais embates, assim, buscou-se compreender através do cinema, como os atentados de 11 de Setembro foram entendidos e afetaram a escrita fílmica hollywoodiana, ou seja, como esse marco foi incorporado e expresso de inúmeras formas através das estratégias da linguagem/estética da narrativa cinematográfica e como foram recepcionados pela crítica estadunidense. Dando destaque a produção Syriana (2005), compreendida como a nota dissonante em meio a filmografia do período. Assim, objetiva-se uma análise dos registros fílmicos referentes à Guerra ao Terror empreendida pelos EUA e sua recepção, percebendo o cinema enquanto expressão artística e agente histórico.This thesis takes as its theme one of the highest profile events in this short twenty-first century, the terrorist attacks of September 11, 2001 in the US. Initially, there is the exploitation of the event images as a new milestone that shook the nation; then terrorism took over the agenda, many political speeches by then-President George Walker Bush on the new enemy, terrorism, were appropriated by several rulers, becoming an international counter-terrorism strategy, which justified legislative changes in the US, boosted the conflicts in Afghanistan and Iraq, incorporating further discussions on the Middle East and Islam. Understand that this chapter of US history is impossible to write without the images, since the spectacularization of the images of the attacks had a great impact on American society. The films in this process is established as a significant practical, for or against such subject, thus, we sought to understand through the film, and September 11 were affected filmic understood and written Hollywood, that is, how this milestone was incorporated and expressed in innumerable ways through the strategies of the language / aesthetics of the cinematographic narrative and how they were received by the American critics. Highlighting the production Syriana (2005), understood as the dissonant note amid the filmography of the period. Thus, an analysis of the film records referring to the War on Terror undertaken by the USA and its reception is realized, perceiving the cinema as an artistic expression and historical agent.Tese (Doutorado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em HistóriaBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA DOS ESTADOS UNIDOSCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEACinema-HistóriaFilm-HistoryTerrorismoTerrorismDoutrina BushBush DoctrineHistóriaCinema e históriaAtaques terroristas de 11 de setembro, 2001Terrorismo - Estados Unidos - HistóriaA Guerra ao Terror e o cinema estadunidense pós-11 de setembro de 2001The War on Terror and american cinema post-September 11, 2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisRamos, Alcides FreirePatriota, RosângelaDuarte, André Luis BertelliSouza, Julierme Sebastião MoraesVieira, Thaís Leãohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4417489P5Matos, Daniel Ivori de319publicado no crossref antes da rotina xmlinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUORIGINALGuerraTerrorCinemaGuerraTerrorCinemaTeseapplication/pdf3622347https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/22519/1/GuerraTerrorCinema928d48d5bacaa766bb4c2de1980c2d3eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/22519/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52TEXTGuerraTerrorCinema.txtGuerraTerrorCinema.txtExtracted texttext/plain921002https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/22519/3/GuerraTerrorCinema.txtee3ecbdae05175f8d4d68ebaeb013eecMD53THUMBNAILGuerraTerrorCinema.jpgGuerraTerrorCinema.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1232https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/22519/4/GuerraTerrorCinema.jpg99c66f40f801842399d5dfcbce70e56cMD54123456789/225192021-12-02 10:05:54.158oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-12-02T13:05:54Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Guerra ao Terror e o cinema estadunidense pós-11 de setembro de 2001
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The War on Terror and american cinema post-September 11, 2001
title A Guerra ao Terror e o cinema estadunidense pós-11 de setembro de 2001
spellingShingle A Guerra ao Terror e o cinema estadunidense pós-11 de setembro de 2001
Matos, Daniel Ivori de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA DOS ESTADOS UNIDOS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA
Cinema-História
Film-History
Terrorismo
Terrorism
Doutrina Bush
Bush Doctrine
História
Cinema e história
Ataques terroristas de 11 de setembro, 2001
Terrorismo - Estados Unidos - História
title_short A Guerra ao Terror e o cinema estadunidense pós-11 de setembro de 2001
title_full A Guerra ao Terror e o cinema estadunidense pós-11 de setembro de 2001
title_fullStr A Guerra ao Terror e o cinema estadunidense pós-11 de setembro de 2001
title_full_unstemmed A Guerra ao Terror e o cinema estadunidense pós-11 de setembro de 2001
title_sort A Guerra ao Terror e o cinema estadunidense pós-11 de setembro de 2001
author Matos, Daniel Ivori de
author_facet Matos, Daniel Ivori de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Alcides Freire
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Patriota, Rosângela
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Duarte, André Luis Bertelli
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Souza, Julierme Sebastião Moraes
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Vieira, Thaís Leão
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4417489P5
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Daniel Ivori de
contributor_str_mv Ramos, Alcides Freire
Patriota, Rosângela
Duarte, André Luis Bertelli
Souza, Julierme Sebastião Moraes
Vieira, Thaís Leão
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA DOS ESTADOS UNIDOS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA DOS ESTADOS UNIDOS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA
Cinema-História
Film-History
Terrorismo
Terrorism
Doutrina Bush
Bush Doctrine
História
Cinema e história
Ataques terroristas de 11 de setembro, 2001
Terrorismo - Estados Unidos - História
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema-História
Film-History
Terrorismo
Terrorism
Doutrina Bush
Bush Doctrine
História
Cinema e história
Ataques terroristas de 11 de setembro, 2001
Terrorismo - Estados Unidos - História
description A presente tese toma por tema um dos eventos de maior repercussão neste breve século XXI, os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 nos EUA. Inicialmente, nota-se a exploração das imagens do acontecimento como um novo marco que abalou a nação; em seguida, o terrorismo assumiu a ordem do dia, muitos discursos políticos do então presidente George Walker Bush sobre o novo inimigo, o terrorismo, foram apropriados por vários governantes, tornando-se uma estratégia internacional antiterrorista, que justificaram mudanças legislativas nos EUA, impulsionaram os conflitos no Afeganistão e no Iraque, incorporando, ainda, outras discussões, referentes ao Oriente Médio e ao islamismo. Subentendesse que esse capítulo da história dos EUA é impossível de ser escrito sem as imagens, já que a espetacularização das imagens dos atentados causaram grande impacto na sociedade estadunidense. Os filmes nesse processo constituíram-se numa prática significativa, seja a favor ou contra tais embates, assim, buscou-se compreender através do cinema, como os atentados de 11 de Setembro foram entendidos e afetaram a escrita fílmica hollywoodiana, ou seja, como esse marco foi incorporado e expresso de inúmeras formas através das estratégias da linguagem/estética da narrativa cinematográfica e como foram recepcionados pela crítica estadunidense. Dando destaque a produção Syriana (2005), compreendida como a nota dissonante em meio a filmografia do período. Assim, objetiva-se uma análise dos registros fílmicos referentes à Guerra ao Terror empreendida pelos EUA e sua recepção, percebendo o cinema enquanto expressão artística e agente histórico.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-02T15:10:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-10-02T15:10:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MATOS, Daniel Ivori de. A Guerra ao Terror e o cinema estadunidense pós-11 de setembro de 2001. 2018. 319 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.619
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22519
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.619
identifier_str_mv MATOS, Daniel Ivori de. A Guerra ao Terror e o cinema estadunidense pós-11 de setembro de 2001. 2018. 319 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.619
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22519
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em História
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/22519/1/GuerraTerrorCinema
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/22519/2/license.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/22519/3/GuerraTerrorCinema.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/22519/4/GuerraTerrorCinema.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 928d48d5bacaa766bb4c2de1980c2d3e
48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3
ee3ecbdae05175f8d4d68ebaeb013eec
99c66f40f801842399d5dfcbce70e56c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1802110451720388608