A Guerra ao Terror e o cinema estadunidense pós-11 de setembro de 2001
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22519 http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.619 |
Resumo: | A presente tese toma por tema um dos eventos de maior repercussão neste breve século XXI, os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 nos EUA. Inicialmente, nota-se a exploração das imagens do acontecimento como um novo marco que abalou a nação; em seguida, o terrorismo assumiu a ordem do dia, muitos discursos políticos do então presidente George Walker Bush sobre o novo inimigo, o terrorismo, foram apropriados por vários governantes, tornando-se uma estratégia internacional antiterrorista, que justificaram mudanças legislativas nos EUA, impulsionaram os conflitos no Afeganistão e no Iraque, incorporando, ainda, outras discussões, referentes ao Oriente Médio e ao islamismo. Subentendesse que esse capítulo da história dos EUA é impossível de ser escrito sem as imagens, já que a espetacularização das imagens dos atentados causaram grande impacto na sociedade estadunidense. Os filmes nesse processo constituíram-se numa prática significativa, seja a favor ou contra tais embates, assim, buscou-se compreender através do cinema, como os atentados de 11 de Setembro foram entendidos e afetaram a escrita fílmica hollywoodiana, ou seja, como esse marco foi incorporado e expresso de inúmeras formas através das estratégias da linguagem/estética da narrativa cinematográfica e como foram recepcionados pela crítica estadunidense. Dando destaque a produção Syriana (2005), compreendida como a nota dissonante em meio a filmografia do período. Assim, objetiva-se uma análise dos registros fílmicos referentes à Guerra ao Terror empreendida pelos EUA e sua recepção, percebendo o cinema enquanto expressão artística e agente histórico. |
id |
UFU_d865403caacd520613cbe0fdde74af29 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/22519 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2018-10-02T15:10:21Z2018-10-02T15:10:21Z2018-08-29MATOS, Daniel Ivori de. A Guerra ao Terror e o cinema estadunidense pós-11 de setembro de 2001. 2018. 319 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.619https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22519http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.619A presente tese toma por tema um dos eventos de maior repercussão neste breve século XXI, os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 nos EUA. Inicialmente, nota-se a exploração das imagens do acontecimento como um novo marco que abalou a nação; em seguida, o terrorismo assumiu a ordem do dia, muitos discursos políticos do então presidente George Walker Bush sobre o novo inimigo, o terrorismo, foram apropriados por vários governantes, tornando-se uma estratégia internacional antiterrorista, que justificaram mudanças legislativas nos EUA, impulsionaram os conflitos no Afeganistão e no Iraque, incorporando, ainda, outras discussões, referentes ao Oriente Médio e ao islamismo. Subentendesse que esse capítulo da história dos EUA é impossível de ser escrito sem as imagens, já que a espetacularização das imagens dos atentados causaram grande impacto na sociedade estadunidense. Os filmes nesse processo constituíram-se numa prática significativa, seja a favor ou contra tais embates, assim, buscou-se compreender através do cinema, como os atentados de 11 de Setembro foram entendidos e afetaram a escrita fílmica hollywoodiana, ou seja, como esse marco foi incorporado e expresso de inúmeras formas através das estratégias da linguagem/estética da narrativa cinematográfica e como foram recepcionados pela crítica estadunidense. Dando destaque a produção Syriana (2005), compreendida como a nota dissonante em meio a filmografia do período. Assim, objetiva-se uma análise dos registros fílmicos referentes à Guerra ao Terror empreendida pelos EUA e sua recepção, percebendo o cinema enquanto expressão artística e agente histórico.This thesis takes as its theme one of the highest profile events in this short twenty-first century, the terrorist attacks of September 11, 2001 in the US. Initially, there is the exploitation of the event images as a new milestone that shook the nation; then terrorism took over the agenda, many political speeches by then-President George Walker Bush on the new enemy, terrorism, were appropriated by several rulers, becoming an international counter-terrorism strategy, which justified legislative changes in the US, boosted the conflicts in Afghanistan and Iraq, incorporating further discussions on the Middle East and Islam. Understand that this chapter of US history is impossible to write without the images, since the spectacularization of the images of the attacks had a great impact on American society. The films in this process is established as a significant practical, for or against such subject, thus, we sought to understand through the film, and September 11 were affected filmic understood and written Hollywood, that is, how this milestone was incorporated and expressed in innumerable ways through the strategies of the language / aesthetics of the cinematographic narrative and how they were received by the American critics. Highlighting the production Syriana (2005), understood as the dissonant note amid the filmography of the period. Thus, an analysis of the film records referring to the War on Terror undertaken by the USA and its reception is realized, perceiving the cinema as an artistic expression and historical agent.Tese (Doutorado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em HistóriaBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA DOS ESTADOS UNIDOSCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEACinema-HistóriaFilm-HistoryTerrorismoTerrorismDoutrina BushBush DoctrineHistóriaCinema e históriaAtaques terroristas de 11 de setembro, 2001Terrorismo - Estados Unidos - HistóriaA Guerra ao Terror e o cinema estadunidense pós-11 de setembro de 2001The War on Terror and american cinema post-September 11, 2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisRamos, Alcides FreirePatriota, RosângelaDuarte, André Luis BertelliSouza, Julierme Sebastião MoraesVieira, Thaís Leãohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4417489P5Matos, Daniel Ivori de319publicado no crossref antes da rotina xmlinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUORIGINALGuerraTerrorCinemaGuerraTerrorCinemaTeseapplication/pdf3622347https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/22519/1/GuerraTerrorCinema928d48d5bacaa766bb4c2de1980c2d3eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/22519/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52TEXTGuerraTerrorCinema.txtGuerraTerrorCinema.txtExtracted texttext/plain921002https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/22519/3/GuerraTerrorCinema.txtee3ecbdae05175f8d4d68ebaeb013eecMD53THUMBNAILGuerraTerrorCinema.jpgGuerraTerrorCinema.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1232https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/22519/4/GuerraTerrorCinema.jpg99c66f40f801842399d5dfcbce70e56cMD54123456789/225192021-12-02 10:05:54.158oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-12-02T13:05:54Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A Guerra ao Terror e o cinema estadunidense pós-11 de setembro de 2001 |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The War on Terror and american cinema post-September 11, 2001 |
title |
A Guerra ao Terror e o cinema estadunidense pós-11 de setembro de 2001 |
spellingShingle |
A Guerra ao Terror e o cinema estadunidense pós-11 de setembro de 2001 Matos, Daniel Ivori de CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA DOS ESTADOS UNIDOS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA Cinema-História Film-History Terrorismo Terrorism Doutrina Bush Bush Doctrine História Cinema e história Ataques terroristas de 11 de setembro, 2001 Terrorismo - Estados Unidos - História |
title_short |
A Guerra ao Terror e o cinema estadunidense pós-11 de setembro de 2001 |
title_full |
A Guerra ao Terror e o cinema estadunidense pós-11 de setembro de 2001 |
title_fullStr |
A Guerra ao Terror e o cinema estadunidense pós-11 de setembro de 2001 |
title_full_unstemmed |
A Guerra ao Terror e o cinema estadunidense pós-11 de setembro de 2001 |
title_sort |
A Guerra ao Terror e o cinema estadunidense pós-11 de setembro de 2001 |
author |
Matos, Daniel Ivori de |
author_facet |
Matos, Daniel Ivori de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ramos, Alcides Freire |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Patriota, Rosângela |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Duarte, André Luis Bertelli |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Souza, Julierme Sebastião Moraes |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Vieira, Thaís Leão |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4417489P5 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Daniel Ivori de |
contributor_str_mv |
Ramos, Alcides Freire Patriota, Rosângela Duarte, André Luis Bertelli Souza, Julierme Sebastião Moraes Vieira, Thaís Leão |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA DOS ESTADOS UNIDOS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA DOS ESTADOS UNIDOS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA Cinema-História Film-History Terrorismo Terrorism Doutrina Bush Bush Doctrine História Cinema e história Ataques terroristas de 11 de setembro, 2001 Terrorismo - Estados Unidos - História |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema-História Film-History Terrorismo Terrorism Doutrina Bush Bush Doctrine História Cinema e história Ataques terroristas de 11 de setembro, 2001 Terrorismo - Estados Unidos - História |
description |
A presente tese toma por tema um dos eventos de maior repercussão neste breve século XXI, os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 nos EUA. Inicialmente, nota-se a exploração das imagens do acontecimento como um novo marco que abalou a nação; em seguida, o terrorismo assumiu a ordem do dia, muitos discursos políticos do então presidente George Walker Bush sobre o novo inimigo, o terrorismo, foram apropriados por vários governantes, tornando-se uma estratégia internacional antiterrorista, que justificaram mudanças legislativas nos EUA, impulsionaram os conflitos no Afeganistão e no Iraque, incorporando, ainda, outras discussões, referentes ao Oriente Médio e ao islamismo. Subentendesse que esse capítulo da história dos EUA é impossível de ser escrito sem as imagens, já que a espetacularização das imagens dos atentados causaram grande impacto na sociedade estadunidense. Os filmes nesse processo constituíram-se numa prática significativa, seja a favor ou contra tais embates, assim, buscou-se compreender através do cinema, como os atentados de 11 de Setembro foram entendidos e afetaram a escrita fílmica hollywoodiana, ou seja, como esse marco foi incorporado e expresso de inúmeras formas através das estratégias da linguagem/estética da narrativa cinematográfica e como foram recepcionados pela crítica estadunidense. Dando destaque a produção Syriana (2005), compreendida como a nota dissonante em meio a filmografia do período. Assim, objetiva-se uma análise dos registros fílmicos referentes à Guerra ao Terror empreendida pelos EUA e sua recepção, percebendo o cinema enquanto expressão artística e agente histórico. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-10-02T15:10:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-10-02T15:10:21Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-08-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MATOS, Daniel Ivori de. A Guerra ao Terror e o cinema estadunidense pós-11 de setembro de 2001. 2018. 319 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.619 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22519 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.619 |
identifier_str_mv |
MATOS, Daniel Ivori de. A Guerra ao Terror e o cinema estadunidense pós-11 de setembro de 2001. 2018. 319 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.619 |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22519 http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.619 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em História |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/22519/1/GuerraTerrorCinema https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/22519/2/license.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/22519/3/GuerraTerrorCinema.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/22519/4/GuerraTerrorCinema.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
928d48d5bacaa766bb4c2de1980c2d3e 48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3 ee3ecbdae05175f8d4d68ebaeb013eec 99c66f40f801842399d5dfcbce70e56c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1802110451720388608 |