Convergências e divergências entre os contextos sociopolítico e educativo na formação inicial do professor no Brasil e Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Procopio, Tharles Vilela
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27273
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
id UFU_d94542761813695ba1cc51407f7f99e4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/27273
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Convergências e divergências entre os contextos sociopolítico e educativo na formação inicial do professor no Brasil e PortugalFormação inicialInternacionalizaçãoEnsino de MatemáticaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRATrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Esse estudo objetivou analisar as convergências e divergências no contexto sociopolítico e educativo na formação inicial do professor no Brasil e Portugal. Refletimos a importância da universidade na formação docente para a melhoria da qualidade da educação e as propostas de ensino, voltadas para a formação dos futuros docentes; analisar as leis que regulamentam e regem o sistema de ensino e a compreensão e seleção dos dados sociopolítico e educativo dos países envolvidos nesta pesquisa. Utilizou-se a pesquisa bibliografia como a metodologia comparada como foco da pesquisa que nos leva as fases de desenvolvimento: Descritiva, Interpretativa, Justaposição, Comparativa. Assim podemos usar a comparação como uma arma estratégica em nossa vida e como uma forma de raciocínio intelectual para os acontecimentos cotidianos. A partir da análise dos dados foi possível perceber a importância da formação inicial dos profissionais da educação, destacando as propostas, projetos e leis que normatizam o processo de ensino, apontando a necessidade de formar docentes com competências e habilidades, que proporcione a qualidade do ensino e aprendizagem. No estudo realizado, ficou evidente a necessidade de um olhar crítico e propostas eficazes para a consolidação da qualidade do ensino e da formação inicial dos professores, que são os protagonistas, juntamente com os alunos de todo o processo de ensino e aprendizagemUniversidade Federal de UberlândiaBrasilMatemáticaMarim, Vlademirhttp://lattes.cnpq.br/8618346653372477Arlindo, José de Souza JúniorCristiane, Coppe de OliveiraProcopio, Tharles Vilela2019-11-05T16:45:54Z2019-11-05T16:45:54Z2019-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPROCOPIO, Tharles Vilela. Convergências e divergências entre os contextos sociopolítico e educativo na formação inicial do professor no Brasil e Portugal. 2019. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2019.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27273porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2019-11-06T06:10:50Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/27273Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2019-11-06T06:10:50Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Convergências e divergências entre os contextos sociopolítico e educativo na formação inicial do professor no Brasil e Portugal
title Convergências e divergências entre os contextos sociopolítico e educativo na formação inicial do professor no Brasil e Portugal
spellingShingle Convergências e divergências entre os contextos sociopolítico e educativo na formação inicial do professor no Brasil e Portugal
Procopio, Tharles Vilela
Formação inicial
Internacionalização
Ensino de Matemática
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
title_short Convergências e divergências entre os contextos sociopolítico e educativo na formação inicial do professor no Brasil e Portugal
title_full Convergências e divergências entre os contextos sociopolítico e educativo na formação inicial do professor no Brasil e Portugal
title_fullStr Convergências e divergências entre os contextos sociopolítico e educativo na formação inicial do professor no Brasil e Portugal
title_full_unstemmed Convergências e divergências entre os contextos sociopolítico e educativo na formação inicial do professor no Brasil e Portugal
title_sort Convergências e divergências entre os contextos sociopolítico e educativo na formação inicial do professor no Brasil e Portugal
author Procopio, Tharles Vilela
author_facet Procopio, Tharles Vilela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marim, Vlademir
http://lattes.cnpq.br/8618346653372477
Arlindo, José de Souza Júnior
Cristiane, Coppe de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Procopio, Tharles Vilela
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial
Internacionalização
Ensino de Matemática
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
topic Formação inicial
Internacionalização
Ensino de Matemática
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-05T16:45:54Z
2019-11-05T16:45:54Z
2019-07-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PROCOPIO, Tharles Vilela. Convergências e divergências entre os contextos sociopolítico e educativo na formação inicial do professor no Brasil e Portugal. 2019. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2019.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27273
identifier_str_mv PROCOPIO, Tharles Vilela. Convergências e divergências entre os contextos sociopolítico e educativo na formação inicial do professor no Brasil e Portugal. 2019. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2019.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711517728636928