Convergências e divergências entre os contextos sociopolítico e educativo na formação inicial do professor no Brasil e Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27273 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
id |
UFU_d94542761813695ba1cc51407f7f99e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/27273 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Convergências e divergências entre os contextos sociopolítico e educativo na formação inicial do professor no Brasil e PortugalFormação inicialInternacionalizaçãoEnsino de MatemáticaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRATrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Esse estudo objetivou analisar as convergências e divergências no contexto sociopolítico e educativo na formação inicial do professor no Brasil e Portugal. Refletimos a importância da universidade na formação docente para a melhoria da qualidade da educação e as propostas de ensino, voltadas para a formação dos futuros docentes; analisar as leis que regulamentam e regem o sistema de ensino e a compreensão e seleção dos dados sociopolítico e educativo dos países envolvidos nesta pesquisa. Utilizou-se a pesquisa bibliografia como a metodologia comparada como foco da pesquisa que nos leva as fases de desenvolvimento: Descritiva, Interpretativa, Justaposição, Comparativa. Assim podemos usar a comparação como uma arma estratégica em nossa vida e como uma forma de raciocínio intelectual para os acontecimentos cotidianos. A partir da análise dos dados foi possível perceber a importância da formação inicial dos profissionais da educação, destacando as propostas, projetos e leis que normatizam o processo de ensino, apontando a necessidade de formar docentes com competências e habilidades, que proporcione a qualidade do ensino e aprendizagem. No estudo realizado, ficou evidente a necessidade de um olhar crítico e propostas eficazes para a consolidação da qualidade do ensino e da formação inicial dos professores, que são os protagonistas, juntamente com os alunos de todo o processo de ensino e aprendizagemUniversidade Federal de UberlândiaBrasilMatemáticaMarim, Vlademirhttp://lattes.cnpq.br/8618346653372477Arlindo, José de Souza JúniorCristiane, Coppe de OliveiraProcopio, Tharles Vilela2019-11-05T16:45:54Z2019-11-05T16:45:54Z2019-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPROCOPIO, Tharles Vilela. Convergências e divergências entre os contextos sociopolítico e educativo na formação inicial do professor no Brasil e Portugal. 2019. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2019.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27273porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2019-11-06T06:10:50Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/27273Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2019-11-06T06:10:50Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Convergências e divergências entre os contextos sociopolítico e educativo na formação inicial do professor no Brasil e Portugal |
title |
Convergências e divergências entre os contextos sociopolítico e educativo na formação inicial do professor no Brasil e Portugal |
spellingShingle |
Convergências e divergências entre os contextos sociopolítico e educativo na formação inicial do professor no Brasil e Portugal Procopio, Tharles Vilela Formação inicial Internacionalização Ensino de Matemática CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
title_short |
Convergências e divergências entre os contextos sociopolítico e educativo na formação inicial do professor no Brasil e Portugal |
title_full |
Convergências e divergências entre os contextos sociopolítico e educativo na formação inicial do professor no Brasil e Portugal |
title_fullStr |
Convergências e divergências entre os contextos sociopolítico e educativo na formação inicial do professor no Brasil e Portugal |
title_full_unstemmed |
Convergências e divergências entre os contextos sociopolítico e educativo na formação inicial do professor no Brasil e Portugal |
title_sort |
Convergências e divergências entre os contextos sociopolítico e educativo na formação inicial do professor no Brasil e Portugal |
author |
Procopio, Tharles Vilela |
author_facet |
Procopio, Tharles Vilela |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marim, Vlademir http://lattes.cnpq.br/8618346653372477 Arlindo, José de Souza Júnior Cristiane, Coppe de Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Procopio, Tharles Vilela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial Internacionalização Ensino de Matemática CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
topic |
Formação inicial Internacionalização Ensino de Matemática CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-05T16:45:54Z 2019-11-05T16:45:54Z 2019-07-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PROCOPIO, Tharles Vilela. Convergências e divergências entre os contextos sociopolítico e educativo na formação inicial do professor no Brasil e Portugal. 2019. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2019. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27273 |
identifier_str_mv |
PROCOPIO, Tharles Vilela. Convergências e divergências entre os contextos sociopolítico e educativo na formação inicial do professor no Brasil e Portugal. 2019. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2019. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27273 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711517728636928 |