Publicidade online: o influenciador digital e sua responsabilização perante o código de defesa do consumidor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36637 |
Resumo: | From the social and technological advances along with growing exposure on networks, the figure of the digital influencer appears. The habits and opinions shared by these individuals became a new way of advertising. This article evaluates the evolution of this profession in the face of possible risks to consumers arising from its lack of regulation. It sought to assess the civil liability of content creators and the possibility of applying the Brazilian Consumer’s Law Code. The deductive method was the methodological basis of the study, based on the analysis of advertising regulation in the national legal system. |
id |
UFU_d98c1126e180a8140d73122ea8a7ae92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/36637 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Publicidade online: o influenciador digital e sua responsabilização perante o código de defesa do consumidorOnline advertising: The digital influencer and its responsibility according to the Consumer's Law CodeCódigo de defesa do consumidorInfluenciador digitalPublicidade digitalResponsabilidade civilDireito do consumidorConsumer's law codeDigital influencerDigital advertisingCivil liabilityCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVILCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONALFrom the social and technological advances along with growing exposure on networks, the figure of the digital influencer appears. The habits and opinions shared by these individuals became a new way of advertising. This article evaluates the evolution of this profession in the face of possible risks to consumers arising from its lack of regulation. It sought to assess the civil liability of content creators and the possibility of applying the Brazilian Consumer’s Law Code. The deductive method was the methodological basis of the study, based on the analysis of advertising regulation in the national legal system.Pesquisa sem auxílio de agências de fomentoTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Com os avanços sociais e tecnológicos junto à crescente exposição nas redes, surge a figura do influenciador digital. Os hábitos e opiniões compartilhados por esses indivíduos passaram a ser uma nova forma de se fazer publicidade. O presente artigo avalia a evolução da profissão frente aos possíveis riscos aos consumidores decorrentes da sua ausência de regulamentação. Buscou-se avaliar a responsabilidade civil dos criadores de conteúdo e a possibilidade de aplicação do Código de Defesa do Consumidor. O método dedutivo foi a base metodológica do estudo, a partir da análise da regulamentação da publicidade no ordenamento jurídico pátrio.Universidade Federal de UberlândiaBrasilDireitoFerreira, Keila Pachecohttp://lattes.cnpq.br/4701182845723983Fernandes, Almir Garciahttp://lattes.cnpq.br/6876684848650275Costa, Vitória Santos dahttp://lattes.cnpq.br/4477324186306012Silva, Mariana Cordeiro2022-12-28T12:47:24Z2022-12-28T12:47:24Z2022-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Mariana Cordeiro. Publicidade online: o influenciador digital e sua responsabilização perante o código de defesa do consumidor. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36637porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-12-29T06:27:01Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/36637Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-12-29T06:27:01Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Publicidade online: o influenciador digital e sua responsabilização perante o código de defesa do consumidor Online advertising: The digital influencer and its responsibility according to the Consumer's Law Code |
title |
Publicidade online: o influenciador digital e sua responsabilização perante o código de defesa do consumidor |
spellingShingle |
Publicidade online: o influenciador digital e sua responsabilização perante o código de defesa do consumidor Silva, Mariana Cordeiro Código de defesa do consumidor Influenciador digital Publicidade digital Responsabilidade civil Direito do consumidor Consumer's law code Digital influencer Digital advertising Civil liability CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVIL CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL |
title_short |
Publicidade online: o influenciador digital e sua responsabilização perante o código de defesa do consumidor |
title_full |
Publicidade online: o influenciador digital e sua responsabilização perante o código de defesa do consumidor |
title_fullStr |
Publicidade online: o influenciador digital e sua responsabilização perante o código de defesa do consumidor |
title_full_unstemmed |
Publicidade online: o influenciador digital e sua responsabilização perante o código de defesa do consumidor |
title_sort |
Publicidade online: o influenciador digital e sua responsabilização perante o código de defesa do consumidor |
author |
Silva, Mariana Cordeiro |
author_facet |
Silva, Mariana Cordeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Keila Pacheco http://lattes.cnpq.br/4701182845723983 Fernandes, Almir Garcia http://lattes.cnpq.br/6876684848650275 Costa, Vitória Santos da http://lattes.cnpq.br/4477324186306012 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Mariana Cordeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Código de defesa do consumidor Influenciador digital Publicidade digital Responsabilidade civil Direito do consumidor Consumer's law code Digital influencer Digital advertising Civil liability CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVIL CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL |
topic |
Código de defesa do consumidor Influenciador digital Publicidade digital Responsabilidade civil Direito do consumidor Consumer's law code Digital influencer Digital advertising Civil liability CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVIL CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL |
description |
From the social and technological advances along with growing exposure on networks, the figure of the digital influencer appears. The habits and opinions shared by these individuals became a new way of advertising. This article evaluates the evolution of this profession in the face of possible risks to consumers arising from its lack of regulation. It sought to assess the civil liability of content creators and the possibility of applying the Brazilian Consumer’s Law Code. The deductive method was the methodological basis of the study, based on the analysis of advertising regulation in the national legal system. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-28T12:47:24Z 2022-12-28T12:47:24Z 2022-12-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Mariana Cordeiro. Publicidade online: o influenciador digital e sua responsabilização perante o código de defesa do consumidor. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36637 |
identifier_str_mv |
SILVA, Mariana Cordeiro. Publicidade online: o influenciador digital e sua responsabilização perante o código de defesa do consumidor. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36637 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Direito |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Direito |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711317171699712 |