Uma abordagem para análise automática de repositórios de objetos de aprendizagem através de técnicas de aprendizagem de máquina para apoio a recomendação personalizada de conteúdo em sistemas adaptativos e inteligentes para educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21534 http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.233 |
Resumo: | The amount of digital educational content that is continually created makes the repositories of educational materials increasingly large and the search for specific and targeted content is increasing. Thus, a study was carried out based on learning objects generated in a repository. The IEEE LOM standard was used to generate groups of learning objects that could be used for a given student profile. It is a necessity that these objects be organized so that their recommendation is more efficient. Thus, this paper presents a proposal that uses clustering techniques to group educational content into repositories based on student learning styles. Initially a comparative analysis was performed between grouping algorithms with dummy data in which good results were obtained. Based on these results, a case study using real data from students in an educational system was discussed and implemented. |
id |
UFU_def79c55f70648d9e79a4538e2d86fcc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/21534 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma abordagem para análise automática de repositórios de objetos de aprendizagem através de técnicas de aprendizagem de máquina para apoio a recomendação personalizada de conteúdo em sistemas adaptativos e inteligentes para educaçãoAn Approach to Automatic Analysis of Learning Object Repositories through Machine Learning Techniques to Support Personalized Recommendation of Content in Adaptive and Intelligent Systems for EducationObjetos de aprendizagemAprendizado de máquinaLearning objectsEstilos de aprendizagemLearning stylesFelder e SilvermanAdaptive educational systemsClusteringLearning environmentLom fieldSistemas educacionais adaptativos,Ambiente de aprendizagemAtributos LOMComputaçãoEnsino auxiliado por computadorAprendizado do computadorAgrupamentoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRAThe amount of digital educational content that is continually created makes the repositories of educational materials increasingly large and the search for specific and targeted content is increasing. Thus, a study was carried out based on learning objects generated in a repository. The IEEE LOM standard was used to generate groups of learning objects that could be used for a given student profile. It is a necessity that these objects be organized so that their recommendation is more efficient. Thus, this paper presents a proposal that uses clustering techniques to group educational content into repositories based on student learning styles. Initially a comparative analysis was performed between grouping algorithms with dummy data in which good results were obtained. Based on these results, a case study using real data from students in an educational system was discussed and implemented.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDissertação (Mestrado)A quantidade de conteúdo educacional digital que é criado continuamente faz com que os repositórios de materiais educacionais fiquem cada vez maiores e a busca por conteúdos específicos e direcionados aumente. Dessa forma, foi realizado um estudo com base nos objetos de aprendizagem gerados em um repositório. Foi aplicado o padrão IEEE LOM para gerar grupos de objetos de aprendizagem que possam ser utilizados para um determinado perfil de estudante. Logo, tem-se uma necessidade que estes objetos estejam organizados para que sua recomendação seja mais eficiente. Sendo assim, este trabalho apresenta uma proposta que faz uso de técnicas de clusterização para agrupar conteúdos educacionais em repositórios com base em estilos de aprendizagem do estudante. Inicialmente, foi realizada uma analise comparativa entre algoritmos de agrupamentos com dados fictícios no qual foram obtidos bons resultados. Com base nestes resultados, foi discutido e implementado um estudo de caso recorrendo a dados reais de estudantes em um sistema educacional.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em Ciência da ComputaçãoDorça, Fabiano Azevedohttp://lattes.cnpq.br/3944579737930998Lopes, Carlos Robertohttp://lattes.cnpq.br/6737493567462425Andrade, Alessandro Vivashttp://lattes.cnpq.br/5412055666902423Mendes, Miller Miranda2018-06-15T22:28:15Z2018-06-15T22:28:15Z2018-02-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMENDES, Miller Miranda. Uma abordagem para análise automática de repositórios de objetos de aprendizagem através de técnicas de aprendizagem de máquina para apoio a recomendação personalizada de conteúdo em sistemas adaptativos e inteligentes para educação. 2018. 71 f. Dissertação (Mestrado em Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.233https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21534http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.233porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2020-01-24T06:03:11Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/21534Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-01-24T06:03:11Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma abordagem para análise automática de repositórios de objetos de aprendizagem através de técnicas de aprendizagem de máquina para apoio a recomendação personalizada de conteúdo em sistemas adaptativos e inteligentes para educação An Approach to Automatic Analysis of Learning Object Repositories through Machine Learning Techniques to Support Personalized Recommendation of Content in Adaptive and Intelligent Systems for Education |
title |
Uma abordagem para análise automática de repositórios de objetos de aprendizagem através de técnicas de aprendizagem de máquina para apoio a recomendação personalizada de conteúdo em sistemas adaptativos e inteligentes para educação |
spellingShingle |
Uma abordagem para análise automática de repositórios de objetos de aprendizagem através de técnicas de aprendizagem de máquina para apoio a recomendação personalizada de conteúdo em sistemas adaptativos e inteligentes para educação Mendes, Miller Miranda Objetos de aprendizagem Aprendizado de máquina Learning objects Estilos de aprendizagem Learning styles Felder e Silverman Adaptive educational systems Clustering Learning environment Lom field Sistemas educacionais adaptativos, Ambiente de aprendizagem Atributos LOM Computação Ensino auxiliado por computador Aprendizado do computador Agrupamento CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
title_short |
Uma abordagem para análise automática de repositórios de objetos de aprendizagem através de técnicas de aprendizagem de máquina para apoio a recomendação personalizada de conteúdo em sistemas adaptativos e inteligentes para educação |
title_full |
Uma abordagem para análise automática de repositórios de objetos de aprendizagem através de técnicas de aprendizagem de máquina para apoio a recomendação personalizada de conteúdo em sistemas adaptativos e inteligentes para educação |
title_fullStr |
Uma abordagem para análise automática de repositórios de objetos de aprendizagem através de técnicas de aprendizagem de máquina para apoio a recomendação personalizada de conteúdo em sistemas adaptativos e inteligentes para educação |
title_full_unstemmed |
Uma abordagem para análise automática de repositórios de objetos de aprendizagem através de técnicas de aprendizagem de máquina para apoio a recomendação personalizada de conteúdo em sistemas adaptativos e inteligentes para educação |
title_sort |
Uma abordagem para análise automática de repositórios de objetos de aprendizagem através de técnicas de aprendizagem de máquina para apoio a recomendação personalizada de conteúdo em sistemas adaptativos e inteligentes para educação |
author |
Mendes, Miller Miranda |
author_facet |
Mendes, Miller Miranda |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dorça, Fabiano Azevedo http://lattes.cnpq.br/3944579737930998 Lopes, Carlos Roberto http://lattes.cnpq.br/6737493567462425 Andrade, Alessandro Vivas http://lattes.cnpq.br/5412055666902423 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Miller Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Objetos de aprendizagem Aprendizado de máquina Learning objects Estilos de aprendizagem Learning styles Felder e Silverman Adaptive educational systems Clustering Learning environment Lom field Sistemas educacionais adaptativos, Ambiente de aprendizagem Atributos LOM Computação Ensino auxiliado por computador Aprendizado do computador Agrupamento CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
topic |
Objetos de aprendizagem Aprendizado de máquina Learning objects Estilos de aprendizagem Learning styles Felder e Silverman Adaptive educational systems Clustering Learning environment Lom field Sistemas educacionais adaptativos, Ambiente de aprendizagem Atributos LOM Computação Ensino auxiliado por computador Aprendizado do computador Agrupamento CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
description |
The amount of digital educational content that is continually created makes the repositories of educational materials increasingly large and the search for specific and targeted content is increasing. Thus, a study was carried out based on learning objects generated in a repository. The IEEE LOM standard was used to generate groups of learning objects that could be used for a given student profile. It is a necessity that these objects be organized so that their recommendation is more efficient. Thus, this paper presents a proposal that uses clustering techniques to group educational content into repositories based on student learning styles. Initially a comparative analysis was performed between grouping algorithms with dummy data in which good results were obtained. Based on these results, a case study using real data from students in an educational system was discussed and implemented. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-15T22:28:15Z 2018-06-15T22:28:15Z 2018-02-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MENDES, Miller Miranda. Uma abordagem para análise automática de repositórios de objetos de aprendizagem através de técnicas de aprendizagem de máquina para apoio a recomendação personalizada de conteúdo em sistemas adaptativos e inteligentes para educação. 2018. 71 f. Dissertação (Mestrado em Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.233 https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21534 http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.233 |
identifier_str_mv |
MENDES, Miller Miranda. Uma abordagem para análise automática de repositórios de objetos de aprendizagem através de técnicas de aprendizagem de máquina para apoio a recomendação personalizada de conteúdo em sistemas adaptativos e inteligentes para educação. 2018. 71 f. Dissertação (Mestrado em Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.233 |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21534 http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.233 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1805569732416372736 |