Astronomia e literatura - um estudo com crianças a partir da leitura do “Pequeno Príncipe”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Daniele Teixeira Sales da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33786
Resumo: The aim of the study is to investigate students' prior knowledge about the shape of the Earth and its gravitational field according to the notions of scholars Nussbaum and Novak, after using children's literature. Firstly, the work is about this "universe" so known to children that is the imaginary, the fiction, bringing all this magic of the playful through children's literature starting from the book "The Little Prince", and after this literary delight, we research how the planet Earth is idealized by the children of the 4th year of elementary school I of a public school in the interior of São Paulo, in an atypical period of pandemic, involving remote, hybrid and on-site classes. The children's book was read, the students participated in a conversation circle, after which activities were carried out on planet Earth and its gravitational field so that we could assess their knowledge on the subject. This study aimed to demonstrate that literature instigates their curiosity about the reality and reveals learning aimed at science through play, thus, literature enriches and strengthens the didactic content to be learned
id UFU_e429f76332264e02f59f3dfc7ab9e8df
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/33786
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Astronomia e literatura - um estudo com crianças a partir da leitura do “Pequeno Príncipe”O Pequeno PríncipeLiteratura infantilLúdicoConhecimento prévioAstronomiaPlaneta TerraCampo gravitacional4º ano do ensino fundamental ICNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThe aim of the study is to investigate students' prior knowledge about the shape of the Earth and its gravitational field according to the notions of scholars Nussbaum and Novak, after using children's literature. Firstly, the work is about this "universe" so known to children that is the imaginary, the fiction, bringing all this magic of the playful through children's literature starting from the book "The Little Prince", and after this literary delight, we research how the planet Earth is idealized by the children of the 4th year of elementary school I of a public school in the interior of São Paulo, in an atypical period of pandemic, involving remote, hybrid and on-site classes. The children's book was read, the students participated in a conversation circle, after which activities were carried out on planet Earth and its gravitational field so that we could assess their knowledge on the subject. This study aimed to demonstrate that literature instigates their curiosity about the reality and reveals learning aimed at science through play, thus, literature enriches and strengthens the didactic content to be learnedTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O objetivo do estudo é investigar o conhecimento prévio dos alunos sobre o formato da Terra e seu campo gravitacional de acordo com as noções dos estudiosos Nussbaum e Novak, após a utilização de literatura infantil. Primeiramente o trabalho versa sobre esse “universo” tão conhecido para as crianças que é o imaginário, a ficção, trazendo toda essa magia do lúdico por meio da literatura infantil, partindo do livro “O Pequeno Príncipe”, para depois deste deleite literário pesquisarmos como o planeta Terra é idealizado pelas crianças do 4º ano do ensino fundamental I de uma escola pública do interior paulista, em um período atípico de pandemia, envolvendo aulas remotas, híbridas e presenciais. Foi feita a leitura do livro infantil, os estudantes participaram de uma roda de conversa, depois foram realizadas atividades sobre o planeta Terra e seu campo gravitacional para que pudéssemos avaliar seus conhecimentos sobre o assunto. Este estudo visou demonstrar que a literatura instiga a curiosidade sobre a realidade e revela aprendizagens voltadas à ciência por meio do lúdico, sendo assim, a literatura enriquece e fortalece o conteúdo didático a ser aprendido.2021-12-13Universidade Federal de UberlândiaBrasilPedagogiaLonghini, Marcos Danielhttp://lattes.cnpq.br/8422119886996254Não teveNão teveNão teveNão teveCosta, Daniele Teixeira Sales da2021-12-14T19:50:12Z2021-12-14T19:50:12Z2021-11-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCOSTA, Daniele Teixeira Sales. Astronomia e literatura - um estudo com crianças a partir da leitura do “Pequeno Príncipe”. 2021. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Votuporanga, 2021.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33786porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-12-15T06:19:40Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/33786Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-12-15T06:19:40Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Astronomia e literatura - um estudo com crianças a partir da leitura do “Pequeno Príncipe”
title Astronomia e literatura - um estudo com crianças a partir da leitura do “Pequeno Príncipe”
spellingShingle Astronomia e literatura - um estudo com crianças a partir da leitura do “Pequeno Príncipe”
Costa, Daniele Teixeira Sales da
O Pequeno Príncipe
Literatura infantil
Lúdico
Conhecimento prévio
Astronomia
Planeta Terra
Campo gravitacional
4º ano do ensino fundamental I
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Astronomia e literatura - um estudo com crianças a partir da leitura do “Pequeno Príncipe”
title_full Astronomia e literatura - um estudo com crianças a partir da leitura do “Pequeno Príncipe”
title_fullStr Astronomia e literatura - um estudo com crianças a partir da leitura do “Pequeno Príncipe”
title_full_unstemmed Astronomia e literatura - um estudo com crianças a partir da leitura do “Pequeno Príncipe”
title_sort Astronomia e literatura - um estudo com crianças a partir da leitura do “Pequeno Príncipe”
author Costa, Daniele Teixeira Sales da
author_facet Costa, Daniele Teixeira Sales da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Longhini, Marcos Daniel
http://lattes.cnpq.br/8422119886996254
Não teve
Não teve
Não teve
Não teve
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Daniele Teixeira Sales da
dc.subject.por.fl_str_mv O Pequeno Príncipe
Literatura infantil
Lúdico
Conhecimento prévio
Astronomia
Planeta Terra
Campo gravitacional
4º ano do ensino fundamental I
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic O Pequeno Príncipe
Literatura infantil
Lúdico
Conhecimento prévio
Astronomia
Planeta Terra
Campo gravitacional
4º ano do ensino fundamental I
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The aim of the study is to investigate students' prior knowledge about the shape of the Earth and its gravitational field according to the notions of scholars Nussbaum and Novak, after using children's literature. Firstly, the work is about this "universe" so known to children that is the imaginary, the fiction, bringing all this magic of the playful through children's literature starting from the book "The Little Prince", and after this literary delight, we research how the planet Earth is idealized by the children of the 4th year of elementary school I of a public school in the interior of São Paulo, in an atypical period of pandemic, involving remote, hybrid and on-site classes. The children's book was read, the students participated in a conversation circle, after which activities were carried out on planet Earth and its gravitational field so that we could assess their knowledge on the subject. This study aimed to demonstrate that literature instigates their curiosity about the reality and reveals learning aimed at science through play, thus, literature enriches and strengthens the didactic content to be learned
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-14T19:50:12Z
2021-12-14T19:50:12Z
2021-11-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Daniele Teixeira Sales. Astronomia e literatura - um estudo com crianças a partir da leitura do “Pequeno Príncipe”. 2021. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Votuporanga, 2021.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33786
identifier_str_mv COSTA, Daniele Teixeira Sales. Astronomia e literatura - um estudo com crianças a partir da leitura do “Pequeno Príncipe”. 2021. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Votuporanga, 2021.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Pedagogia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Pedagogia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569663791267840