Astronomia e literatura - um estudo com crianças a partir da leitura do “Pequeno Príncipe”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33786 |
Resumo: | The aim of the study is to investigate students' prior knowledge about the shape of the Earth and its gravitational field according to the notions of scholars Nussbaum and Novak, after using children's literature. Firstly, the work is about this "universe" so known to children that is the imaginary, the fiction, bringing all this magic of the playful through children's literature starting from the book "The Little Prince", and after this literary delight, we research how the planet Earth is idealized by the children of the 4th year of elementary school I of a public school in the interior of São Paulo, in an atypical period of pandemic, involving remote, hybrid and on-site classes. The children's book was read, the students participated in a conversation circle, after which activities were carried out on planet Earth and its gravitational field so that we could assess their knowledge on the subject. This study aimed to demonstrate that literature instigates their curiosity about the reality and reveals learning aimed at science through play, thus, literature enriches and strengthens the didactic content to be learned |
id |
UFU_e429f76332264e02f59f3dfc7ab9e8df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/33786 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Astronomia e literatura - um estudo com crianças a partir da leitura do “Pequeno Príncipe”O Pequeno PríncipeLiteratura infantilLúdicoConhecimento prévioAstronomiaPlaneta TerraCampo gravitacional4º ano do ensino fundamental ICNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThe aim of the study is to investigate students' prior knowledge about the shape of the Earth and its gravitational field according to the notions of scholars Nussbaum and Novak, after using children's literature. Firstly, the work is about this "universe" so known to children that is the imaginary, the fiction, bringing all this magic of the playful through children's literature starting from the book "The Little Prince", and after this literary delight, we research how the planet Earth is idealized by the children of the 4th year of elementary school I of a public school in the interior of São Paulo, in an atypical period of pandemic, involving remote, hybrid and on-site classes. The children's book was read, the students participated in a conversation circle, after which activities were carried out on planet Earth and its gravitational field so that we could assess their knowledge on the subject. This study aimed to demonstrate that literature instigates their curiosity about the reality and reveals learning aimed at science through play, thus, literature enriches and strengthens the didactic content to be learnedTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O objetivo do estudo é investigar o conhecimento prévio dos alunos sobre o formato da Terra e seu campo gravitacional de acordo com as noções dos estudiosos Nussbaum e Novak, após a utilização de literatura infantil. Primeiramente o trabalho versa sobre esse “universo” tão conhecido para as crianças que é o imaginário, a ficção, trazendo toda essa magia do lúdico por meio da literatura infantil, partindo do livro “O Pequeno Príncipe”, para depois deste deleite literário pesquisarmos como o planeta Terra é idealizado pelas crianças do 4º ano do ensino fundamental I de uma escola pública do interior paulista, em um período atípico de pandemia, envolvendo aulas remotas, híbridas e presenciais. Foi feita a leitura do livro infantil, os estudantes participaram de uma roda de conversa, depois foram realizadas atividades sobre o planeta Terra e seu campo gravitacional para que pudéssemos avaliar seus conhecimentos sobre o assunto. Este estudo visou demonstrar que a literatura instiga a curiosidade sobre a realidade e revela aprendizagens voltadas à ciência por meio do lúdico, sendo assim, a literatura enriquece e fortalece o conteúdo didático a ser aprendido.2021-12-13Universidade Federal de UberlândiaBrasilPedagogiaLonghini, Marcos Danielhttp://lattes.cnpq.br/8422119886996254Não teveNão teveNão teveNão teveCosta, Daniele Teixeira Sales da2021-12-14T19:50:12Z2021-12-14T19:50:12Z2021-11-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCOSTA, Daniele Teixeira Sales. Astronomia e literatura - um estudo com crianças a partir da leitura do “Pequeno Príncipe”. 2021. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Votuporanga, 2021.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33786porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-12-15T06:19:40Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/33786Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-12-15T06:19:40Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Astronomia e literatura - um estudo com crianças a partir da leitura do “Pequeno Príncipe” |
title |
Astronomia e literatura - um estudo com crianças a partir da leitura do “Pequeno Príncipe” |
spellingShingle |
Astronomia e literatura - um estudo com crianças a partir da leitura do “Pequeno Príncipe” Costa, Daniele Teixeira Sales da O Pequeno Príncipe Literatura infantil Lúdico Conhecimento prévio Astronomia Planeta Terra Campo gravitacional 4º ano do ensino fundamental I CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Astronomia e literatura - um estudo com crianças a partir da leitura do “Pequeno Príncipe” |
title_full |
Astronomia e literatura - um estudo com crianças a partir da leitura do “Pequeno Príncipe” |
title_fullStr |
Astronomia e literatura - um estudo com crianças a partir da leitura do “Pequeno Príncipe” |
title_full_unstemmed |
Astronomia e literatura - um estudo com crianças a partir da leitura do “Pequeno Príncipe” |
title_sort |
Astronomia e literatura - um estudo com crianças a partir da leitura do “Pequeno Príncipe” |
author |
Costa, Daniele Teixeira Sales da |
author_facet |
Costa, Daniele Teixeira Sales da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Longhini, Marcos Daniel http://lattes.cnpq.br/8422119886996254 Não teve Não teve Não teve Não teve |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Daniele Teixeira Sales da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
O Pequeno Príncipe Literatura infantil Lúdico Conhecimento prévio Astronomia Planeta Terra Campo gravitacional 4º ano do ensino fundamental I CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
O Pequeno Príncipe Literatura infantil Lúdico Conhecimento prévio Astronomia Planeta Terra Campo gravitacional 4º ano do ensino fundamental I CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The aim of the study is to investigate students' prior knowledge about the shape of the Earth and its gravitational field according to the notions of scholars Nussbaum and Novak, after using children's literature. Firstly, the work is about this "universe" so known to children that is the imaginary, the fiction, bringing all this magic of the playful through children's literature starting from the book "The Little Prince", and after this literary delight, we research how the planet Earth is idealized by the children of the 4th year of elementary school I of a public school in the interior of São Paulo, in an atypical period of pandemic, involving remote, hybrid and on-site classes. The children's book was read, the students participated in a conversation circle, after which activities were carried out on planet Earth and its gravitational field so that we could assess their knowledge on the subject. This study aimed to demonstrate that literature instigates their curiosity about the reality and reveals learning aimed at science through play, thus, literature enriches and strengthens the didactic content to be learned |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-14T19:50:12Z 2021-12-14T19:50:12Z 2021-11-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COSTA, Daniele Teixeira Sales. Astronomia e literatura - um estudo com crianças a partir da leitura do “Pequeno Príncipe”. 2021. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Votuporanga, 2021. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33786 |
identifier_str_mv |
COSTA, Daniele Teixeira Sales. Astronomia e literatura - um estudo com crianças a partir da leitura do “Pequeno Príncipe”. 2021. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Votuporanga, 2021. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33786 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Pedagogia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Pedagogia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1805569663791267840 |