Educação financeira em contabilidade para alunos de ensino médio utilizando jogos de empresas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vale, Bianca Guimarães
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35613
Resumo: O presente artigo objetivou estudar, relacionar e analisar o perfil de artigos provenientes de três temas chaves, “Educação Financeira”, “Ensino Médio” e “Jogos de Empresas”, dos anos de 2016 à 2020, em duas das mais conceituadas bibliotecas digitais de acesso à revistas e periódicos, Scielo e Science Direct. Trata-se de um estudo aplicado, descritivo, com abordagem quantitativa e sua análise de dados foi feita por meio da técnica bibliométrica. Foram analisados 68 artigos, sendo eles 12 sobre Educação Financeira, 52 sobre Ensino Médio e 4 sobre Jogos de Empresas. Neles, foram averiguados a quantidade de publicações por ano, as palavras-chave referenciadas nos artigos, a associação dos autores às instituições de ensino, quais periódicos publicaram as pesquisas e detalhamento suas metodologias. Os resultados indicam a discrepância entre a quantidade de artigos encontrados referente aos três temas, portanto, observa-se que não há um interesse relevante para publicações na temática Jogos de Empresas. Palavras-chave relacionadas à Educação Financeira, Ensino Médio, Escola e Juventude se destacaram, bem como as instituições USP, UFMG e Unisinos, por terem mais autores vinculados a elas. Os periódicos Educação & Sociedade, Revista Ensaio e Educação & Realidade foram os que mais publicaram os artigos em questão. Em síntese, o presente artigo mostrou a relação entre os temas analisados e apresentou uma solução para a melhor formação financeira dos estudantes.
id UFU_e4530d233cddc91799f65612cd30789b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/35613
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Educação financeira em contabilidade para alunos de ensino médio utilizando jogos de empresas.Educação financeiraEnsino MédioJogos de empresasCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASO presente artigo objetivou estudar, relacionar e analisar o perfil de artigos provenientes de três temas chaves, “Educação Financeira”, “Ensino Médio” e “Jogos de Empresas”, dos anos de 2016 à 2020, em duas das mais conceituadas bibliotecas digitais de acesso à revistas e periódicos, Scielo e Science Direct. Trata-se de um estudo aplicado, descritivo, com abordagem quantitativa e sua análise de dados foi feita por meio da técnica bibliométrica. Foram analisados 68 artigos, sendo eles 12 sobre Educação Financeira, 52 sobre Ensino Médio e 4 sobre Jogos de Empresas. Neles, foram averiguados a quantidade de publicações por ano, as palavras-chave referenciadas nos artigos, a associação dos autores às instituições de ensino, quais periódicos publicaram as pesquisas e detalhamento suas metodologias. Os resultados indicam a discrepância entre a quantidade de artigos encontrados referente aos três temas, portanto, observa-se que não há um interesse relevante para publicações na temática Jogos de Empresas. Palavras-chave relacionadas à Educação Financeira, Ensino Médio, Escola e Juventude se destacaram, bem como as instituições USP, UFMG e Unisinos, por terem mais autores vinculados a elas. Os periódicos Educação & Sociedade, Revista Ensaio e Educação & Realidade foram os que mais publicaram os artigos em questão. Em síntese, o presente artigo mostrou a relação entre os temas analisados e apresentou uma solução para a melhor formação financeira dos estudantes.Universidade Federal de UberlândiaBrasil2022-08-22T16:50:07Z2022-08-22T16:50:07Z2021-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfVALE,Bianca Guimarães. Educação financeira em contabilidade para alunos de ensino médio utilizando jogos de empresas. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35613porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessVale, Bianca Guimarãesreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-08-23T06:27:58Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/35613Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-08-23T06:27:58Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação financeira em contabilidade para alunos de ensino médio utilizando jogos de empresas.
title Educação financeira em contabilidade para alunos de ensino médio utilizando jogos de empresas.
spellingShingle Educação financeira em contabilidade para alunos de ensino médio utilizando jogos de empresas.
Vale, Bianca Guimarães
Educação financeira
Ensino Médio
Jogos de empresas
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short Educação financeira em contabilidade para alunos de ensino médio utilizando jogos de empresas.
title_full Educação financeira em contabilidade para alunos de ensino médio utilizando jogos de empresas.
title_fullStr Educação financeira em contabilidade para alunos de ensino médio utilizando jogos de empresas.
title_full_unstemmed Educação financeira em contabilidade para alunos de ensino médio utilizando jogos de empresas.
title_sort Educação financeira em contabilidade para alunos de ensino médio utilizando jogos de empresas.
author Vale, Bianca Guimarães
author_facet Vale, Bianca Guimarães
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vale, Bianca Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Educação financeira
Ensino Médio
Jogos de empresas
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic Educação financeira
Ensino Médio
Jogos de empresas
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description O presente artigo objetivou estudar, relacionar e analisar o perfil de artigos provenientes de três temas chaves, “Educação Financeira”, “Ensino Médio” e “Jogos de Empresas”, dos anos de 2016 à 2020, em duas das mais conceituadas bibliotecas digitais de acesso à revistas e periódicos, Scielo e Science Direct. Trata-se de um estudo aplicado, descritivo, com abordagem quantitativa e sua análise de dados foi feita por meio da técnica bibliométrica. Foram analisados 68 artigos, sendo eles 12 sobre Educação Financeira, 52 sobre Ensino Médio e 4 sobre Jogos de Empresas. Neles, foram averiguados a quantidade de publicações por ano, as palavras-chave referenciadas nos artigos, a associação dos autores às instituições de ensino, quais periódicos publicaram as pesquisas e detalhamento suas metodologias. Os resultados indicam a discrepância entre a quantidade de artigos encontrados referente aos três temas, portanto, observa-se que não há um interesse relevante para publicações na temática Jogos de Empresas. Palavras-chave relacionadas à Educação Financeira, Ensino Médio, Escola e Juventude se destacaram, bem como as instituições USP, UFMG e Unisinos, por terem mais autores vinculados a elas. Os periódicos Educação & Sociedade, Revista Ensaio e Educação & Realidade foram os que mais publicaram os artigos em questão. Em síntese, o presente artigo mostrou a relação entre os temas analisados e apresentou uma solução para a melhor formação financeira dos estudantes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-31
2022-08-22T16:50:07Z
2022-08-22T16:50:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VALE,Bianca Guimarães. Educação financeira em contabilidade para alunos de ensino médio utilizando jogos de empresas. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35613
identifier_str_mv VALE,Bianca Guimarães. Educação financeira em contabilidade para alunos de ensino médio utilizando jogos de empresas. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569681269981184