Educação financeira em contabilidade para alunos de ensino médio utilizando jogos de empresas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35613 |
Resumo: | O presente artigo objetivou estudar, relacionar e analisar o perfil de artigos provenientes de três temas chaves, “Educação Financeira”, “Ensino Médio” e “Jogos de Empresas”, dos anos de 2016 à 2020, em duas das mais conceituadas bibliotecas digitais de acesso à revistas e periódicos, Scielo e Science Direct. Trata-se de um estudo aplicado, descritivo, com abordagem quantitativa e sua análise de dados foi feita por meio da técnica bibliométrica. Foram analisados 68 artigos, sendo eles 12 sobre Educação Financeira, 52 sobre Ensino Médio e 4 sobre Jogos de Empresas. Neles, foram averiguados a quantidade de publicações por ano, as palavras-chave referenciadas nos artigos, a associação dos autores às instituições de ensino, quais periódicos publicaram as pesquisas e detalhamento suas metodologias. Os resultados indicam a discrepância entre a quantidade de artigos encontrados referente aos três temas, portanto, observa-se que não há um interesse relevante para publicações na temática Jogos de Empresas. Palavras-chave relacionadas à Educação Financeira, Ensino Médio, Escola e Juventude se destacaram, bem como as instituições USP, UFMG e Unisinos, por terem mais autores vinculados a elas. Os periódicos Educação & Sociedade, Revista Ensaio e Educação & Realidade foram os que mais publicaram os artigos em questão. Em síntese, o presente artigo mostrou a relação entre os temas analisados e apresentou uma solução para a melhor formação financeira dos estudantes. |
id |
UFU_e4530d233cddc91799f65612cd30789b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/35613 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação financeira em contabilidade para alunos de ensino médio utilizando jogos de empresas.Educação financeiraEnsino MédioJogos de empresasCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASO presente artigo objetivou estudar, relacionar e analisar o perfil de artigos provenientes de três temas chaves, “Educação Financeira”, “Ensino Médio” e “Jogos de Empresas”, dos anos de 2016 à 2020, em duas das mais conceituadas bibliotecas digitais de acesso à revistas e periódicos, Scielo e Science Direct. Trata-se de um estudo aplicado, descritivo, com abordagem quantitativa e sua análise de dados foi feita por meio da técnica bibliométrica. Foram analisados 68 artigos, sendo eles 12 sobre Educação Financeira, 52 sobre Ensino Médio e 4 sobre Jogos de Empresas. Neles, foram averiguados a quantidade de publicações por ano, as palavras-chave referenciadas nos artigos, a associação dos autores às instituições de ensino, quais periódicos publicaram as pesquisas e detalhamento suas metodologias. Os resultados indicam a discrepância entre a quantidade de artigos encontrados referente aos três temas, portanto, observa-se que não há um interesse relevante para publicações na temática Jogos de Empresas. Palavras-chave relacionadas à Educação Financeira, Ensino Médio, Escola e Juventude se destacaram, bem como as instituições USP, UFMG e Unisinos, por terem mais autores vinculados a elas. Os periódicos Educação & Sociedade, Revista Ensaio e Educação & Realidade foram os que mais publicaram os artigos em questão. Em síntese, o presente artigo mostrou a relação entre os temas analisados e apresentou uma solução para a melhor formação financeira dos estudantes.Universidade Federal de UberlândiaBrasil2022-08-22T16:50:07Z2022-08-22T16:50:07Z2021-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfVALE,Bianca Guimarães. Educação financeira em contabilidade para alunos de ensino médio utilizando jogos de empresas. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35613porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessVale, Bianca Guimarãesreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-08-23T06:27:58Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/35613Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-08-23T06:27:58Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação financeira em contabilidade para alunos de ensino médio utilizando jogos de empresas. |
title |
Educação financeira em contabilidade para alunos de ensino médio utilizando jogos de empresas. |
spellingShingle |
Educação financeira em contabilidade para alunos de ensino médio utilizando jogos de empresas. Vale, Bianca Guimarães Educação financeira Ensino Médio Jogos de empresas CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
title_short |
Educação financeira em contabilidade para alunos de ensino médio utilizando jogos de empresas. |
title_full |
Educação financeira em contabilidade para alunos de ensino médio utilizando jogos de empresas. |
title_fullStr |
Educação financeira em contabilidade para alunos de ensino médio utilizando jogos de empresas. |
title_full_unstemmed |
Educação financeira em contabilidade para alunos de ensino médio utilizando jogos de empresas. |
title_sort |
Educação financeira em contabilidade para alunos de ensino médio utilizando jogos de empresas. |
author |
Vale, Bianca Guimarães |
author_facet |
Vale, Bianca Guimarães |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vale, Bianca Guimarães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação financeira Ensino Médio Jogos de empresas CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
Educação financeira Ensino Médio Jogos de empresas CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
O presente artigo objetivou estudar, relacionar e analisar o perfil de artigos provenientes de três temas chaves, “Educação Financeira”, “Ensino Médio” e “Jogos de Empresas”, dos anos de 2016 à 2020, em duas das mais conceituadas bibliotecas digitais de acesso à revistas e periódicos, Scielo e Science Direct. Trata-se de um estudo aplicado, descritivo, com abordagem quantitativa e sua análise de dados foi feita por meio da técnica bibliométrica. Foram analisados 68 artigos, sendo eles 12 sobre Educação Financeira, 52 sobre Ensino Médio e 4 sobre Jogos de Empresas. Neles, foram averiguados a quantidade de publicações por ano, as palavras-chave referenciadas nos artigos, a associação dos autores às instituições de ensino, quais periódicos publicaram as pesquisas e detalhamento suas metodologias. Os resultados indicam a discrepância entre a quantidade de artigos encontrados referente aos três temas, portanto, observa-se que não há um interesse relevante para publicações na temática Jogos de Empresas. Palavras-chave relacionadas à Educação Financeira, Ensino Médio, Escola e Juventude se destacaram, bem como as instituições USP, UFMG e Unisinos, por terem mais autores vinculados a elas. Os periódicos Educação & Sociedade, Revista Ensaio e Educação & Realidade foram os que mais publicaram os artigos em questão. Em síntese, o presente artigo mostrou a relação entre os temas analisados e apresentou uma solução para a melhor formação financeira dos estudantes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-31 2022-08-22T16:50:07Z 2022-08-22T16:50:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VALE,Bianca Guimarães. Educação financeira em contabilidade para alunos de ensino médio utilizando jogos de empresas. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35613 |
identifier_str_mv |
VALE,Bianca Guimarães. Educação financeira em contabilidade para alunos de ensino médio utilizando jogos de empresas. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35613 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1805569681269981184 |