Estudo e desenvolvimento de um chatbot para automação de atendimento ao cliente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Fabricio Carvalho
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36482
Resumo: Given the hude demand for customer service through digital channels due to the accelerated technological process, the study and development for automation of this activity via chatbots becomes essential for any operation scalability.That said, this project aims to discuss the nature of these agentes, in addition to providing a practical comparison of different forms and technologies used on chatbots development.Therefore, is proposed to presente the intrinsic concepts of the applications and the step-by-step way of their respective contructions. For validation purposes, these conversational agentes have been extensively tested for better results and improvements.
id UFU_eb3b84a72ab97b0a59ad035c97f30c06
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/36482
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Estudo e desenvolvimento de um chatbot para automação de atendimento ao clienteStudy and development of a chatbot for customer service automationChatbotProcessamento de Linguagem Natural (PLN)Inteligência Artificial (IA)Natural Language Processing (NLP)Artificial Intelligence (AI)CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS::CONTROLE DE PROCESSOS ELETRONICOS, RETROALIMENTACAOGiven the hude demand for customer service through digital channels due to the accelerated technological process, the study and development for automation of this activity via chatbots becomes essential for any operation scalability.That said, this project aims to discuss the nature of these agentes, in addition to providing a practical comparison of different forms and technologies used on chatbots development.Therefore, is proposed to presente the intrinsic concepts of the applications and the step-by-step way of their respective contructions. For validation purposes, these conversational agentes have been extensively tested for better results and improvements.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Diante da enorme demanda de atendimento pelos canais digitais devido ao acelerado processo tecnológico, o estudo e desenvolvimento para automação desta atividade via agente conversacionais torna-se essencial para o crescimento escalável de qualquer operação. Esse projeto visa discorrer sobre a natureza desses agentes, além do mais, trazer um comparativo prático sobre diferentes formas e tecnologias utilizadas na elaboração dos chatbots. Propõe-se, portanto, apresentar conceitos intrínsecos das aplicações e a maneira guiada de suas respectivas construções. Para validação do pleno funcionamento, esses agentes conversacionais foram exaustivamente testados a fim de obter melhores resultados e aprimoramentos.Universidade Federal de UberlândiaBrasilEngenharia de Controle de AutomaçãoMorais, Josué Silva dehttp://lattes.cnpq.br/2007658962904545Fernandes Júnior, Renato Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/0072425749854092Moura, Éder Alves dehttp://lattes.cnpq.br/2638643671391285Pacheco, Fabricio Carvalho2022-11-29T13:55:55Z2022-11-29T13:55:55Z2021-11-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPACHECO, Fabricio Carvalho. Estudo e desenvolvimento de um ChatBot para automação de atendimento ao cliente. 2021. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36482porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-11-30T06:22:17Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/36482Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-11-30T06:22:17Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo e desenvolvimento de um chatbot para automação de atendimento ao cliente
Study and development of a chatbot for customer service automation
title Estudo e desenvolvimento de um chatbot para automação de atendimento ao cliente
spellingShingle Estudo e desenvolvimento de um chatbot para automação de atendimento ao cliente
Pacheco, Fabricio Carvalho
Chatbot
Processamento de Linguagem Natural (PLN)
Inteligência Artificial (IA)
Natural Language Processing (NLP)
Artificial Intelligence (AI)
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS::CONTROLE DE PROCESSOS ELETRONICOS, RETROALIMENTACAO
title_short Estudo e desenvolvimento de um chatbot para automação de atendimento ao cliente
title_full Estudo e desenvolvimento de um chatbot para automação de atendimento ao cliente
title_fullStr Estudo e desenvolvimento de um chatbot para automação de atendimento ao cliente
title_full_unstemmed Estudo e desenvolvimento de um chatbot para automação de atendimento ao cliente
title_sort Estudo e desenvolvimento de um chatbot para automação de atendimento ao cliente
author Pacheco, Fabricio Carvalho
author_facet Pacheco, Fabricio Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morais, Josué Silva de
http://lattes.cnpq.br/2007658962904545
Fernandes Júnior, Renato Ferreira
http://lattes.cnpq.br/0072425749854092
Moura, Éder Alves de
http://lattes.cnpq.br/2638643671391285
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, Fabricio Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Chatbot
Processamento de Linguagem Natural (PLN)
Inteligência Artificial (IA)
Natural Language Processing (NLP)
Artificial Intelligence (AI)
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS::CONTROLE DE PROCESSOS ELETRONICOS, RETROALIMENTACAO
topic Chatbot
Processamento de Linguagem Natural (PLN)
Inteligência Artificial (IA)
Natural Language Processing (NLP)
Artificial Intelligence (AI)
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS::CONTROLE DE PROCESSOS ELETRONICOS, RETROALIMENTACAO
description Given the hude demand for customer service through digital channels due to the accelerated technological process, the study and development for automation of this activity via chatbots becomes essential for any operation scalability.That said, this project aims to discuss the nature of these agentes, in addition to providing a practical comparison of different forms and technologies used on chatbots development.Therefore, is proposed to presente the intrinsic concepts of the applications and the step-by-step way of their respective contructions. For validation purposes, these conversational agentes have been extensively tested for better results and improvements.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-12
2022-11-29T13:55:55Z
2022-11-29T13:55:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PACHECO, Fabricio Carvalho. Estudo e desenvolvimento de um ChatBot para automação de atendimento ao cliente. 2021. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36482
identifier_str_mv PACHECO, Fabricio Carvalho. Estudo e desenvolvimento de um ChatBot para automação de atendimento ao cliente. 2021. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Engenharia de Controle de Automação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Engenharia de Controle de Automação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711388278784000