O estudo investigativo da construção de um chatbot para auxilio ao cliente de sites de e-commerce de tênis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes Neto, Antonio Mira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Oliveira, Victor Domingues de, Oliveira, Gabriel Felippe Santiago de, Chequer, Gabriel Pennella
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/38284
Resumo: indicado para publicação.
id UPM_f95c4329dd1aacffdbef8d29dd630275
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/38284
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling Gomes Neto, Antonio MiraOliveira, Victor Domingues deOliveira, Gabriel Felippe Santiago deChequer, Gabriel PennellaOliveira, Ivan Carlos Alcântara de2024-03-27T14:54:53Z2024-03-27T14:54:53Z2023-12-08indicado para publicação.Os chatbots são uma ferramenta de comunicação online que tentam simular um ser humano conversando com outras pessoas fazendo uso de inteligência artificial e podem ser utilizados no atendimento ao cliente oferecendo auxílio na resolução de dúvidas a respeito de um assunto em tempo real. No entanto, em algumas situações, os chatbots não apresentam respostas satisfatórias, muitas vezes pelo seu caráter genérico ou por detalhes relacionados à tecnologia utilizada. Nessa linha, este trabalho tem por objetivo apresentar a construção de um protótipo de chatbot para auxílio a clientes de sites de e-commerce de tênis com boa assertividade. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura para conhecimento dos fundamentos, trabalhos relacionados e tecnologias disponíveis para o seu desenvolvimento. Com base no conhecimento obtido, o protótipo de chatbot, denominado Nico, foi desenvolvido em Python com algumas de suas bibliotecas. Após a realização de experimentos, os resultados obtidos mostraram-se bastante satisfatórios.Chatbots are an online communication tool that attempts to simulate a human being talking to other people using artificial intelligence and can be used in customer service offering assistance in resolving doubts regarding a subject in real time. However, in some situations, chatbots do not provide satisfactory answers, often due to their generic nature or details related to the technology used. Along these lines, this work aims to present the construction of a chatbot prototype to help customers of tennis e-commerce sites. To this end, a literature review was carried out to understand the fundamentals, related work and technologies available for its development. Based on the knowledge obtained, the chatbot prototype, called Nico, was developed in Python with some of its libraries. After carrying out experiments, the results obtained were quite satisfactory.https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/38284Universidade Presbiteriana MackenzieFaculdade de Computação e Informática (FCI)atendimento ao clientechatbotprocessamento de linguagem naturalinteligencia artificialpythoncustomer servicechatbotnatural language processingartificial intelligencepythonO estudo investigativo da construção de um chatbot para auxilio ao cliente de sites de e-commerce de tênisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82269https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d737a87d-9dc4-4ee4-9015-9858b599fc64/downloadf0d4931322d30f6d2ee9ebafdf037c16MD52ORIGINALGABRIEL FELIPPE SANTIAGO DE OLIVEIRA ._5059033_assignsubmission_file_projetoChatbot_ArtigoFinalCor_vFinal.pdfGABRIEL FELIPPE SANTIAGO DE OLIVEIRA ._5059033_assignsubmission_file_projetoChatbot_ArtigoFinalCor_vFinal.pdfapplication/pdf313047https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/849dfeb2-b22c-44dd-a2ce-26d7ad0fae11/download42aaade13985ae83ae2f65a3bb69c027MD51TEXTGABRIEL FELIPPE SANTIAGO DE OLIVEIRA ._5059033_assignsubmission_file_projetoChatbot_ArtigoFinalCor_vFinal.pdf.txtGABRIEL FELIPPE SANTIAGO DE OLIVEIRA ._5059033_assignsubmission_file_projetoChatbot_ArtigoFinalCor_vFinal.pdf.txtExtracted texttext/plain57856https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/08788a68-1e84-42c1-832e-d92638f0f80f/download16e464e2e137df6b7595055d9d4f4d5aMD53THUMBNAILGABRIEL FELIPPE SANTIAGO DE OLIVEIRA ._5059033_assignsubmission_file_projetoChatbot_ArtigoFinalCor_vFinal.pdf.jpgGABRIEL FELIPPE SANTIAGO DE OLIVEIRA ._5059033_assignsubmission_file_projetoChatbot_ArtigoFinalCor_vFinal.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg5634https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/dbe2fc80-5300-47a4-a5d5-b467c35abb12/downloada572b9f7b9b040c59e62ec032c316bfcMD5410899/382842024-03-28 03:01:05.982oai:dspace.mackenzie.br:10899/38284https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772024-03-28T03:01:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)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
dc.title.none.fl_str_mv O estudo investigativo da construção de um chatbot para auxilio ao cliente de sites de e-commerce de tênis
title O estudo investigativo da construção de um chatbot para auxilio ao cliente de sites de e-commerce de tênis
spellingShingle O estudo investigativo da construção de um chatbot para auxilio ao cliente de sites de e-commerce de tênis
Gomes Neto, Antonio Mira
atendimento ao cliente
chatbot
processamento de linguagem natural
inteligencia artificial
python
customer service
chatbot
natural language processing
artificial intelligence
python
title_short O estudo investigativo da construção de um chatbot para auxilio ao cliente de sites de e-commerce de tênis
title_full O estudo investigativo da construção de um chatbot para auxilio ao cliente de sites de e-commerce de tênis
title_fullStr O estudo investigativo da construção de um chatbot para auxilio ao cliente de sites de e-commerce de tênis
title_full_unstemmed O estudo investigativo da construção de um chatbot para auxilio ao cliente de sites de e-commerce de tênis
title_sort O estudo investigativo da construção de um chatbot para auxilio ao cliente de sites de e-commerce de tênis
author Gomes Neto, Antonio Mira
author_facet Gomes Neto, Antonio Mira
Oliveira, Victor Domingues de
Oliveira, Gabriel Felippe Santiago de
Chequer, Gabriel Pennella
author_role author
author2 Oliveira, Victor Domingues de
Oliveira, Gabriel Felippe Santiago de
Chequer, Gabriel Pennella
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes Neto, Antonio Mira
Oliveira, Victor Domingues de
Oliveira, Gabriel Felippe Santiago de
Chequer, Gabriel Pennella
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Ivan Carlos Alcântara de
contributor_str_mv Oliveira, Ivan Carlos Alcântara de
dc.subject.por.fl_str_mv atendimento ao cliente
chatbot
processamento de linguagem natural
inteligencia artificial
python
customer service
chatbot
natural language processing
artificial intelligence
python
topic atendimento ao cliente
chatbot
processamento de linguagem natural
inteligencia artificial
python
customer service
chatbot
natural language processing
artificial intelligence
python
description indicado para publicação.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-27T14:54:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-03-27T14:54:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/38284
url https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/38284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Computação e Informática (FCI)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d737a87d-9dc4-4ee4-9015-9858b599fc64/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/849dfeb2-b22c-44dd-a2ce-26d7ad0fae11/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/08788a68-1e84-42c1-832e-d92638f0f80f/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/dbe2fc80-5300-47a4-a5d5-b467c35abb12/download
bitstream.checksum.fl_str_mv f0d4931322d30f6d2ee9ebafdf037c16
42aaade13985ae83ae2f65a3bb69c027
16e464e2e137df6b7595055d9d4f4d5a
a572b9f7b9b040c59e62ec032c316bfc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813819993634111488