O estudo investigativo da construção de um chatbot para auxilio ao cliente de sites de e-commerce de tênis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/38284 |
Resumo: | indicado para publicação. |
id |
UPM_f95c4329dd1aacffdbef8d29dd630275 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/38284 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
Gomes Neto, Antonio MiraOliveira, Victor Domingues deOliveira, Gabriel Felippe Santiago deChequer, Gabriel PennellaOliveira, Ivan Carlos Alcântara de2024-03-27T14:54:53Z2024-03-27T14:54:53Z2023-12-08indicado para publicação.Os chatbots são uma ferramenta de comunicação online que tentam simular um ser humano conversando com outras pessoas fazendo uso de inteligência artificial e podem ser utilizados no atendimento ao cliente oferecendo auxílio na resolução de dúvidas a respeito de um assunto em tempo real. No entanto, em algumas situações, os chatbots não apresentam respostas satisfatórias, muitas vezes pelo seu caráter genérico ou por detalhes relacionados à tecnologia utilizada. Nessa linha, este trabalho tem por objetivo apresentar a construção de um protótipo de chatbot para auxílio a clientes de sites de e-commerce de tênis com boa assertividade. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura para conhecimento dos fundamentos, trabalhos relacionados e tecnologias disponíveis para o seu desenvolvimento. Com base no conhecimento obtido, o protótipo de chatbot, denominado Nico, foi desenvolvido em Python com algumas de suas bibliotecas. Após a realização de experimentos, os resultados obtidos mostraram-se bastante satisfatórios.Chatbots are an online communication tool that attempts to simulate a human being talking to other people using artificial intelligence and can be used in customer service offering assistance in resolving doubts regarding a subject in real time. However, in some situations, chatbots do not provide satisfactory answers, often due to their generic nature or details related to the technology used. Along these lines, this work aims to present the construction of a chatbot prototype to help customers of tennis e-commerce sites. To this end, a literature review was carried out to understand the fundamentals, related work and technologies available for its development. Based on the knowledge obtained, the chatbot prototype, called Nico, was developed in Python with some of its libraries. After carrying out experiments, the results obtained were quite satisfactory.https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/38284Universidade Presbiteriana MackenzieFaculdade de Computação e Informática (FCI)atendimento ao clientechatbotprocessamento de linguagem naturalinteligencia artificialpythoncustomer servicechatbotnatural language processingartificial intelligencepythonO estudo investigativo da construção de um chatbot para auxilio ao cliente de sites de e-commerce de tênisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82269https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d737a87d-9dc4-4ee4-9015-9858b599fc64/downloadf0d4931322d30f6d2ee9ebafdf037c16MD52ORIGINALGABRIEL FELIPPE SANTIAGO DE OLIVEIRA ._5059033_assignsubmission_file_projetoChatbot_ArtigoFinalCor_vFinal.pdfGABRIEL FELIPPE SANTIAGO DE OLIVEIRA ._5059033_assignsubmission_file_projetoChatbot_ArtigoFinalCor_vFinal.pdfapplication/pdf313047https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/849dfeb2-b22c-44dd-a2ce-26d7ad0fae11/download42aaade13985ae83ae2f65a3bb69c027MD51TEXTGABRIEL FELIPPE SANTIAGO DE OLIVEIRA ._5059033_assignsubmission_file_projetoChatbot_ArtigoFinalCor_vFinal.pdf.txtGABRIEL FELIPPE SANTIAGO DE OLIVEIRA ._5059033_assignsubmission_file_projetoChatbot_ArtigoFinalCor_vFinal.pdf.txtExtracted texttext/plain57856https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/08788a68-1e84-42c1-832e-d92638f0f80f/download16e464e2e137df6b7595055d9d4f4d5aMD53THUMBNAILGABRIEL FELIPPE SANTIAGO DE OLIVEIRA ._5059033_assignsubmission_file_projetoChatbot_ArtigoFinalCor_vFinal.pdf.jpgGABRIEL FELIPPE SANTIAGO DE OLIVEIRA ._5059033_assignsubmission_file_projetoChatbot_ArtigoFinalCor_vFinal.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg5634https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/dbe2fc80-5300-47a4-a5d5-b467c35abb12/downloada572b9f7b9b040c59e62ec032c316bfcMD5410899/382842024-03-28 03:01:05.982oai:dspace.mackenzie.br:10899/38284https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772024-03-28T03:01:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)falseTElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKPGJyPjxicj4KQ29tIG8gYWNlaXRlIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgw6AgVW5pdmVyc2lkYWRlIFByZXNiaXRlcmlhbmEgTWFja2VuemllIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCB0cmFkdXppciAoY29uZm9ybWUgZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSwgZS9vdSBkaXN0cmlidWlyIHNldSB0cmFiYWxobyAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBwb3IgdG9kbyBvIG11bmRvIG5vIGZvcm1hdG8gaW1wcmVzc28gZSBlbGV0csO0bmljbyBlIGVtIHF1YWxxdWVyIG1laW8sIGluY2x1aW5kbyBvcyBmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgo8YnI+PGJyPgpBY2VpdGFuZG8gZXNzYSBsaWNlbsOnYSB2b2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgUHJlc2JpdGVyaWFuYSBNYWNrZW56aWUgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIG8gc2V1IHRyYWJhbGhvIHBhcmEgcXVhbHF1ZXIgbWVpbyBvdSBmb3JtYXRvIGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkbyBzZXUgdHJhYmFsaG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2stdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgo8YnI+PGJyPgpDb25jb3JkYXLDoSBxdWUgc2V1IHRyYWJhbGhvIHRhbWLDqW0gc2Vyw6EgcmVnaWRvIHBlbGEgQ3JlYXRpdmUgQ29tbW9ucyBxdWUgTsODTyBwZXJtaXRlIG8gdXNvIGNvbWVyY2lhbCBvdSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbyBkYSBvYnJhIHBvciB0ZXJjZWlyb3MgY29uZm9ybWUgZGVzY3JpdG8gZW0gPGEgaHJlZj0iaHR0cHM6Ly9jcmVhdGl2ZWNvbW1vbnMub3JnL2xpY2Vuc2VzL2J5LW5jLW5kLzQuMC8iIHRhcmdldD0iX2JsYW5rIj5odHRwczovL2NyZWF0aXZlY29tbW9ucy5vcmcvbGljZW5zZXMvYnktbmMtbmQvNC4wLzwvYT4uCjxicj48YnI+ClZvY8OqIGRlY2xhcmEgcXVlIHNldSB0cmFiYWxobyDDqSBvcmlnaW5hbCBlIHF1ZSB2b2PDqiB0ZW0gbyBwb2RlciBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBvIGRlcMOzc2l0byBkbyBzZXUgdHJhYmFsaG8gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCjxicj48YnI+CkNhc28gbyBzZXUgdHJhYmFsaG8gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGEgcGVybWlzc8OjbyBpcnJlc3RyaXRhIGRvIGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBwYXJhIGNvbmNlZGVyIMOgIFVuaXZlcnNpZGFkZSBQcmVzYml0ZXJpYW5hIE1hY2tlbnppZSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRvIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmEgZGVwb3NpdGFkby4KPGJyPjxicj4KQ0FTTyBPIFRSQUJBTEhPIE9SQSBERVBPU0lUQURPIFRFTkhBIFNJRE8gUkVTVUxUQURPIERFIFVNIFBBVFJPQ8ONTklPIE9VIEFQT0lPIERFIFVNQSBBR8OKTkNJQSBERSBGT01FTlRPIE9VIE9VVFJPIE9SR0FOSVNNTyBRVUUgTsODTyBTRUpBIEEgVU5JVkVSU0lEQURFIFBSRVNCSVRFUklBTkEgTUFDS0VOWklFLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KPGJyPjxicj4KQSBVbml2ZXJzaWRhZGUgUHJlc2JpdGVyaWFuYSBNYWNrZW56aWUgc2UgY29tcHJvbWV0ZSBhIGlkZW50aWZpY2FyIGNsYXJhbWVudGUgbyBzZXUgbm9tZSAocykgb3UgbyhzKSBub21lKHMpIGRvKHMpIGRldGVudG9yKGVzKSBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZG8gc2V1IHRyYWJhbGhvLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIGFsw6ltIGRhcXVlbGFzIGNvbmNlZGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EuCg== |
dc.title.none.fl_str_mv |
O estudo investigativo da construção de um chatbot para auxilio ao cliente de sites de e-commerce de tênis |
title |
O estudo investigativo da construção de um chatbot para auxilio ao cliente de sites de e-commerce de tênis |
spellingShingle |
O estudo investigativo da construção de um chatbot para auxilio ao cliente de sites de e-commerce de tênis Gomes Neto, Antonio Mira atendimento ao cliente chatbot processamento de linguagem natural inteligencia artificial python customer service chatbot natural language processing artificial intelligence python |
title_short |
O estudo investigativo da construção de um chatbot para auxilio ao cliente de sites de e-commerce de tênis |
title_full |
O estudo investigativo da construção de um chatbot para auxilio ao cliente de sites de e-commerce de tênis |
title_fullStr |
O estudo investigativo da construção de um chatbot para auxilio ao cliente de sites de e-commerce de tênis |
title_full_unstemmed |
O estudo investigativo da construção de um chatbot para auxilio ao cliente de sites de e-commerce de tênis |
title_sort |
O estudo investigativo da construção de um chatbot para auxilio ao cliente de sites de e-commerce de tênis |
author |
Gomes Neto, Antonio Mira |
author_facet |
Gomes Neto, Antonio Mira Oliveira, Victor Domingues de Oliveira, Gabriel Felippe Santiago de Chequer, Gabriel Pennella |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Victor Domingues de Oliveira, Gabriel Felippe Santiago de Chequer, Gabriel Pennella |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes Neto, Antonio Mira Oliveira, Victor Domingues de Oliveira, Gabriel Felippe Santiago de Chequer, Gabriel Pennella |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Ivan Carlos Alcântara de |
contributor_str_mv |
Oliveira, Ivan Carlos Alcântara de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
atendimento ao cliente chatbot processamento de linguagem natural inteligencia artificial python customer service chatbot natural language processing artificial intelligence python |
topic |
atendimento ao cliente chatbot processamento de linguagem natural inteligencia artificial python customer service chatbot natural language processing artificial intelligence python |
description |
indicado para publicação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-12-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-27T14:54:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-03-27T14:54:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/38284 |
url |
https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/38284 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Computação e Informática (FCI) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d737a87d-9dc4-4ee4-9015-9858b599fc64/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/849dfeb2-b22c-44dd-a2ce-26d7ad0fae11/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/08788a68-1e84-42c1-832e-d92638f0f80f/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/dbe2fc80-5300-47a4-a5d5-b467c35abb12/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f0d4931322d30f6d2ee9ebafdf037c16 42aaade13985ae83ae2f65a3bb69c027 16e464e2e137df6b7595055d9d4f4d5a a572b9f7b9b040c59e62ec032c316bfc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813819993634111488 |