História da escrita: uma contextualização necessária para o processo de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Caroline Kirsten
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28854
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
id UFU_ec63153433dbcbd597a3bb8c214b5fa0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/28854
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling História da escrita: uma contextualização necessária para o processo de alfabetizaçãoAlfabetizaçãoEscritaHistória da escritaCNPQ::CIENCIAS HUMANASTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Compreendendo a alfabetização como um processo sociocultural no qual o indivíduo desenvolve práticas sociais de leitura e de escrita pré-existentes a ele, e considerando a escrita como uma tecnologia em constante evolução, o presente trabalho tem como objetivo avaliar as contribuições que o ensino da história da escrita tem no processo de alfabetização. A pesquisa objetiva examinar como esse conteúdo oferecido aos alunos em processo de alfabetização, pode contribuir para a aprendizagem das crianças. O estudo foi realizado por meio de levantamento bibliográfico sobre a história da escrita, pela elaboração e execução de oficinas, observações e entrevistas para avaliação de resultados. No referencial teórico foram abordados temas como a função e evolução da escrita, as transformações dos suportes da escrita, como esses suportes alteravam a relação do homem com o escrito, assim como contextualiza a escrita no universo infantil e sua significações. Após a pesquisa foi possível perceber que os alunos se apropriaram da história de escrita, assim como resignificaram o uso da escrita apontando o seu uso para além dos muros da escola.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPedagogiaArena, Adriana Pastorello Buimhttp://lattes.cnpq.br/7122993229219646Reis, Caroline Kirsten2020-02-28T14:22:13Z2020-02-28T14:22:13Z2019-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfREIS, Caroline Kirsten. História da escrita: uma contextualização necessária para o processo de alfabetização. 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28854porhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2020-02-29T06:14:39Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/28854Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-02-29T06:14:39Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv História da escrita: uma contextualização necessária para o processo de alfabetização
title História da escrita: uma contextualização necessária para o processo de alfabetização
spellingShingle História da escrita: uma contextualização necessária para o processo de alfabetização
Reis, Caroline Kirsten
Alfabetização
Escrita
História da escrita
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
title_short História da escrita: uma contextualização necessária para o processo de alfabetização
title_full História da escrita: uma contextualização necessária para o processo de alfabetização
title_fullStr História da escrita: uma contextualização necessária para o processo de alfabetização
title_full_unstemmed História da escrita: uma contextualização necessária para o processo de alfabetização
title_sort História da escrita: uma contextualização necessária para o processo de alfabetização
author Reis, Caroline Kirsten
author_facet Reis, Caroline Kirsten
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arena, Adriana Pastorello Buim
http://lattes.cnpq.br/7122993229219646
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Caroline Kirsten
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Escrita
História da escrita
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic Alfabetização
Escrita
História da escrita
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-21
2020-02-28T14:22:13Z
2020-02-28T14:22:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REIS, Caroline Kirsten. História da escrita: uma contextualização necessária para o processo de alfabetização. 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28854
identifier_str_mv REIS, Caroline Kirsten. História da escrita: uma contextualização necessária para o processo de alfabetização. 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Pedagogia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Pedagogia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569695616598016