Docência universitária: o professor de Educação Física e sua prática pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13832 |
Resumo: | This research focuses on Physical Education academic teaching and the relationship its professors establish between pedagogical background and their university teaching practices. Its aims include understanding such a relationship and, more specifically, identify the professor profile, what makes his/her pedagogical practice easy and what limits it, knowledge involved in the making of their teaching identity, besides verifying how a professor builds his/her pedagogical practice. This inquiry follows the quantiqualitative research approach, its data coming from questionnaires containing open and closed questions answered by Physical Education professors graduated in Physical Education teaching at two private higher education institutions. Results reveal individuals aware that pedagogical training is important to teaching although some of them do not see it as the most important requisite. They also reveal that reflexive teaching practice, professor-researcher practice, theoretical knowledge, and technical and academic training are the most important requisites to the professor s background. One hopes this study stimulates new inquiries into these matters and increases academic knowledge on professors teaching and pedagogical practice, above all Physical Education ones. |
id |
UFU_ed5010a08a0111bd5689885dcf55d481 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/13832 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Docência universitária: o professor de Educação Física e sua prática pedagógicaDocência universitáriaPrática pedagógicaEducação físicaProfessores de educação física - FormaçãoAcademic teachingPedagogical practicePhysical educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThis research focuses on Physical Education academic teaching and the relationship its professors establish between pedagogical background and their university teaching practices. Its aims include understanding such a relationship and, more specifically, identify the professor profile, what makes his/her pedagogical practice easy and what limits it, knowledge involved in the making of their teaching identity, besides verifying how a professor builds his/her pedagogical practice. This inquiry follows the quantiqualitative research approach, its data coming from questionnaires containing open and closed questions answered by Physical Education professors graduated in Physical Education teaching at two private higher education institutions. Results reveal individuals aware that pedagogical training is important to teaching although some of them do not see it as the most important requisite. They also reveal that reflexive teaching practice, professor-researcher practice, theoretical knowledge, and technical and academic training are the most important requisites to the professor s background. One hopes this study stimulates new inquiries into these matters and increases academic knowledge on professors teaching and pedagogical practice, above all Physical Education ones.Mestre em EducaçãoEsta pesquisa tem como tema a docência universitária no curso de Educação Física. Optou-se por um estudo que possibilitasse responder ao problema: que relação os professores de Educação Física estabelecem entre a formação pedagógica e sua prática docente no Ensino Superior. Os objetivos incluem compreender tal relação e, especificamente, identificar o perfil dos professores, os elementos facilitadores e limitadores presentes na prática pedagógica dos professores, os saberes envolvidos na construção de sua identidade docente e verificar como ocorre a construção da prática pedagógica do professor. Com enfoque da abordagem quanti-qualitativa, a pesquisa recorreu ao uso de questionário com perguntas fechadas e abertas para obtenção dados. Os informantes da pesquisa são docentes do curso de Educação Física de duas Instituições de Ensino Superior privadas com formação inicial em Educação Física. Os resultados revelam sujeitos cientes da importância da formação pedagógica para a docência, embora nem todos vejam esse quesito como mais importante. Como quesitos importantes para a formação docente no ensino superior, os resultados indicam a prática reflexiva, a prática do professor-pesquisador, a formação teórica e a formação técnica e acadêmica, respectivamente. Espera-se que este estudo estimule novas investigações sobre as questões aqui investigadas e enriqueça o corpus de conhecimento acadêmico sobre a docência e a prática pedagógica do professor universitário, em especial do docente da graduação em Educação Física.Universidade Federal de UberlândiaBRPrograma de Pós-graduação em EducaçãoCiências HumanasUFUMalusá, Silvanahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705157Y0Rios, Gilma Mariahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773264P3Rodrigues, Marilúcia de Menezeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767523J6Pasenike, Sílvia Costa de Oliveira2016-06-22T18:36:15Z2010-11-172016-06-22T18:36:15Z2010-08-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfPASENIKE, Sílvia Costa de Oliveira. Docência universitária: o professor de Educação Física e sua prática pedagógica. 2010. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13832porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2016-06-23T06:39:17Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/13832Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2016-06-23T06:39:17Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Docência universitária: o professor de Educação Física e sua prática pedagógica |
title |
Docência universitária: o professor de Educação Física e sua prática pedagógica |
spellingShingle |
Docência universitária: o professor de Educação Física e sua prática pedagógica Pasenike, Sílvia Costa de Oliveira Docência universitária Prática pedagógica Educação física Professores de educação física - Formação Academic teaching Pedagogical practice Physical education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Docência universitária: o professor de Educação Física e sua prática pedagógica |
title_full |
Docência universitária: o professor de Educação Física e sua prática pedagógica |
title_fullStr |
Docência universitária: o professor de Educação Física e sua prática pedagógica |
title_full_unstemmed |
Docência universitária: o professor de Educação Física e sua prática pedagógica |
title_sort |
Docência universitária: o professor de Educação Física e sua prática pedagógica |
author |
Pasenike, Sílvia Costa de Oliveira |
author_facet |
Pasenike, Sílvia Costa de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Malusá, Silvana http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705157Y0 Rios, Gilma Maria http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773264P3 Rodrigues, Marilúcia de Menezes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767523J6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pasenike, Sílvia Costa de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência universitária Prática pedagógica Educação física Professores de educação física - Formação Academic teaching Pedagogical practice Physical education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Docência universitária Prática pedagógica Educação física Professores de educação física - Formação Academic teaching Pedagogical practice Physical education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This research focuses on Physical Education academic teaching and the relationship its professors establish between pedagogical background and their university teaching practices. Its aims include understanding such a relationship and, more specifically, identify the professor profile, what makes his/her pedagogical practice easy and what limits it, knowledge involved in the making of their teaching identity, besides verifying how a professor builds his/her pedagogical practice. This inquiry follows the quantiqualitative research approach, its data coming from questionnaires containing open and closed questions answered by Physical Education professors graduated in Physical Education teaching at two private higher education institutions. Results reveal individuals aware that pedagogical training is important to teaching although some of them do not see it as the most important requisite. They also reveal that reflexive teaching practice, professor-researcher practice, theoretical knowledge, and technical and academic training are the most important requisites to the professor s background. One hopes this study stimulates new inquiries into these matters and increases academic knowledge on professors teaching and pedagogical practice, above all Physical Education ones. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-11-17 2010-08-04 2016-06-22T18:36:15Z 2016-06-22T18:36:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PASENIKE, Sílvia Costa de Oliveira. Docência universitária: o professor de Educação Física e sua prática pedagógica. 2010. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13832 |
identifier_str_mv |
PASENIKE, Sílvia Costa de Oliveira. Docência universitária: o professor de Educação Física e sua prática pedagógica. 2010. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13832 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia BR Programa de Pós-graduação em Educação Ciências Humanas UFU |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia BR Programa de Pós-graduação em Educação Ciências Humanas UFU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711329992638464 |