A construção da prática pedagógica por professores universitários de educação física jovens doutores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moletta, Andréia Fernanda
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-07122019-175602/
Resumo: O presente estudo tem como objetivo investigar o processo de construção da prática pedagógica de docentes, jovens doutores, que atuam nos cursos de Educação Física, a partir dos processos subjetivos e objetivos da formação pessoal e profissional. A base teórica articula a produção de Goffman (1988) e Dubar (2005), buscando-se: reconhecer a identidade real e a identidade virtual dos docentes; identificar e compreender a construção e o desenvolvimento das práticas pedagógicas dos professores e averiguar as implicações das construções biográficas e subjetivas na consolidação da prática pedagógica. A fim de alcançar os objetivos propostos, foi realizado um estudo qualitativo do tipo exploratório, na primeira fase foi realizada uma pesquisa documental a partir dos currículos vitae para identificar o percurso profissional dos professores, plano de ensino, cronograma de aula e histórico escolar das disciplinas cursadas na graduação e pós-graduação (lato sensu e stricto sensu). Na segunda fase foram realizados: a) entrevista, utilizando o método de história oral, norteada pela história de vida, a partir das narrativas biográficas; b) estudo de campo, a partir do acompanhamento e observações das aulas e suas gravações; c) uma entrevista semiestruturada, fundamentada na análise da história de vida e gravações das aulas. Para compreensão das informações coletadas foi através da triangulação das fontes de dados. Os participantes são professores universitários de Educação Física, atuantes em uma instituição pública do estado de Santa Catarina, os quais finalizaram o curso de doutoramento e ingressaram como docentes nessa IES nos anos de 2013 e 2014. O projeto de pesquisa foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP), cumprindo todos os aspectos éticos a partir do parecer nº 284.026.9. As trajetórias pessoais e profissionais dos jovens doutores foram marcadas a partir das relações e experiências consolidadas em suas socializações primária e secundária, as quais apresentaram aproximações em alguns momentos, tais como o esporte e a pesquisa que contribuíram de forma significativa para a construção de suas identidades. O modelo identitário presente no grupo foi a de responsável em promoção interna, atrelado do modelo carreirista ao processo de mobilização. As práticas pedagógicas docentes apresentaram intencionalidades, mostrando que os professores superaram aulas do tipo expositiva, usufruem de diferentes estratégias de ensino e de recursos materiais, compreendem a avaliação como um processo a partir do uso de instrumentos e realizada em diferentes períodos. Ainda carecem de um trabalho coletivo com outros professores e aproximação com extensão universitária, considerando o fato de que a pesquisa se encontra presente, mesmo que timidamente. As contribuições da trajetória pessoal estiveram relacionadas aos contextos: familiar, esportivo e do ambiente escolar, contudo o esporte ocupa lugar de destaque, o que se modifica quando iniciam a descrição da formação acadêmica e experiências como docente no Ensino Superior. Em virtude disso, comprovamos a tese de que as práticas pedagógicas dos professores jovens doutores de Educação Física foram construídas a partir das experiências e conhecimentos adquiridos ao longo da sua socialização primária e secundária, as quais contribuíram para a construção de suas identidades. Além disso, o esporte foi um elemento fundante em suas identidades - pessoal, social e profissional revelando que as práticas esportivas contribuíram para uma formação cidadã, mas também direciona a uma prática profissional. Assim, compreendemos que essa escolha pela docência está mais atrelada às questões científicas do que a prática docente em si, e que o sistema universitário não contribui para uma percepção diferente devido às inúmeras atribuições referentes à pesquisa e publicações em detrimento do ensino.
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spelling A construção da prática pedagógica por professores universitários de educação física jovens doutoresThe construction of pedagogical practice by university professors of physical education young doctorsDocência universitáriaEducação físicaJovem doutorPedagogical practicePhysical educationPrática pedagógicaUniversity teachingYoung doctorO presente estudo tem como objetivo investigar o processo de construção da prática pedagógica de docentes, jovens doutores, que atuam nos cursos de Educação Física, a partir dos processos subjetivos e objetivos da formação pessoal e profissional. A base teórica articula a produção de Goffman (1988) e Dubar (2005), buscando-se: reconhecer a identidade real e a identidade virtual dos docentes; identificar e compreender a construção e o desenvolvimento das práticas pedagógicas dos professores e averiguar as implicações das construções biográficas e subjetivas na consolidação da prática pedagógica. A fim de alcançar os objetivos propostos, foi realizado um estudo qualitativo do tipo exploratório, na primeira fase foi realizada uma pesquisa documental a partir dos currículos vitae para identificar o percurso profissional dos professores, plano de ensino, cronograma de aula e histórico escolar das disciplinas cursadas na graduação e pós-graduação (lato sensu e stricto sensu). Na segunda fase foram realizados: a) entrevista, utilizando o método de história oral, norteada pela história de vida, a partir das narrativas biográficas; b) estudo de campo, a partir do acompanhamento e observações das aulas e suas gravações; c) uma entrevista semiestruturada, fundamentada na análise da história de vida e gravações das aulas. Para compreensão das informações coletadas foi através da triangulação das fontes de dados. Os participantes são professores universitários de Educação Física, atuantes em uma instituição pública do estado de Santa Catarina, os quais finalizaram o curso de doutoramento e ingressaram como docentes nessa IES nos anos de 2013 e 2014. O projeto de pesquisa foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP), cumprindo todos os aspectos éticos a partir do parecer nº 284.026.9. As trajetórias pessoais e profissionais dos jovens doutores foram marcadas a partir das relações e experiências consolidadas em suas socializações primária e secundária, as quais apresentaram aproximações em alguns momentos, tais como o esporte e a pesquisa que contribuíram de forma significativa para a construção de suas identidades. O modelo identitário presente no grupo foi a de responsável em promoção interna, atrelado do modelo carreirista ao processo de mobilização. As práticas pedagógicas docentes apresentaram intencionalidades, mostrando que os professores superaram aulas do tipo expositiva, usufruem de diferentes estratégias de ensino e de recursos materiais, compreendem a avaliação como um processo a partir do uso de instrumentos e realizada em diferentes períodos. Ainda carecem de um trabalho coletivo com outros professores e aproximação com extensão universitária, considerando o fato de que a pesquisa se encontra presente, mesmo que timidamente. As contribuições da trajetória pessoal estiveram relacionadas aos contextos: familiar, esportivo e do ambiente escolar, contudo o esporte ocupa lugar de destaque, o que se modifica quando iniciam a descrição da formação acadêmica e experiências como docente no Ensino Superior. Em virtude disso, comprovamos a tese de que as práticas pedagógicas dos professores jovens doutores de Educação Física foram construídas a partir das experiências e conhecimentos adquiridos ao longo da sua socialização primária e secundária, as quais contribuíram para a construção de suas identidades. Além disso, o esporte foi um elemento fundante em suas identidades - pessoal, social e profissional revelando que as práticas esportivas contribuíram para uma formação cidadã, mas também direciona a uma prática profissional. Assim, compreendemos que essa escolha pela docência está mais atrelada às questões científicas do que a prática docente em si, e que o sistema universitário não contribui para uma percepção diferente devido às inúmeras atribuições referentes à pesquisa e publicações em detrimento do ensino.The present study aims to investigate the process construction of the pedagogical practice of teachers, young doctors, who works in the Physical Education course, from the subjective and objective processes of personal and professional formation. The theoretical basis articulates works of Goffman (1988) and Dubar (2005), looking for: recognize the real identity and virtual identity of teachers; identify and understand the construction and development of teachers\' pedagogical practices and investigate the implications of biographical and subjective constructions consolidation of pedagogical practice. In order to reach the proposed objectives, a qualitative study of the exploratory type was carried out, in the first phase a documentary research was carried out from the curriculum vitae to identify the professional path of the teachers, teaching plan, class schedule and school history of the disciplines undergraduate and post-graduate studies (lato sensu and stricto sensu). In the second phase, the following was performed: a) interview, using the oral history method, guided by the life history, based on the biographical narratives; b) field study, from the monitoring and observations of the classes and their recordings; c) a semi-structured interview, based on the analysis of the life history and class recordings. To understand the information collected, the triangulation of the data sources were used. The participants are university professors of Physical Education, working in a public institution of the state of Santa Catarina, who finished the doctoral course and entered as a teacher in this IES in the years of 2013 and 2014. The research project was submitted and approved by the Committee on Ethics in Research with Human Beings (CEP), fulfilling all the ethical aspects based on opinion nº 284.026.9. The personal and professional trajectories of the young doctors were marked by the relationships and experiences consolidated in their primary and secondary socialization, which presented approximations in some moments, such as sport and research that contributed significantly to the construction of their identities. The identity model present in the group was that of responsibility for internal promotion, linked from the \"careerist\" model for the mobilization process. Teaching pedagogical practices presented intentions, showing that teachers have passed lectures of the expository type, enjoy different teaching strategies and material resources, understand evolution as a process for the use of instruments and carried out in different periods. They still lack a collective work with other professors and approach with university extension, because the research is present, even if, timidly. The contributions of the personal trajectory were related to the contexts: family, sport and the school environment, with sport occupying a prominent place, which changes when the academic formation and experiences as a teacher in Higher Education begin. As a result, we prove the thesis that the pedagogical practices of young teachers of physical education were built on the experiences and knowledge acquired during their primary and secondary socialization, which contributed to the construction of their identities. Besides, the sport was a fundamental element in their identities - personal, social and professional - revealing that sporting practices contribute to a citizen\'s formation, but also lead a professional practice. Thus, we understand that this choice for teaching is more tied to scientific issues than the teaching practice itself and that the university system does not contribute to a different perception due to the numerous attributions related to research and publications to the detriment of teaching.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMolina, Karina Soledad MaldonadoMoletta, Andréia Fernanda2019-09-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-07122019-175602/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-01-30T20:37:02Zoai:teses.usp.br:tde-07122019-175602Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-01-30T20:37:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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