A telefonista e o processo de terceirização: um estudo das telecomunicações em Uberlândia-MG, 1990-2003
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19746 |
Resumo: | Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU. |
id |
UFU_ef8033253acc0fdae7da4a4402d4f138 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/19746 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
A telefonista e o processo de terceirização: um estudo das telecomunicações em Uberlândia-MG, 1990-2003TelefonistaTerceirizaçãoUberlândiaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAPalavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Essa pesquisa tem como objetivo apresentar e discutir alguns aspectos acerca do cotidiano do trabalho da telefonista e do processo de informatização e terceirização desse serviço dentro da empresa CTBC Telecom. Nesse sentido, busca compreender os sentidos e significados do trabalhador para a empresa, bem como o discurso da mesma no sentido de fazer com que o trabalhador atenda aos seus interesses. Para a realização da pesquisa foram utilizados depoimentos de funcionários e ex-funcionários que possibilitaram compreender, também, o que os trabalhadores pensam acerca do seu trabalho e as relações no mesmo. Além da fonte oral foram utilizados os seguintes documentos: boletim do sindicato; catálogos de apresentação; publicações da empresa; materiais de treinamento e da internet. O texto se divide em dois capítulos: o primeiro analisa a História da CTBC (Companhia de Telecomunicações do Brasil Central), tida como modelo, onde muitos almejaram trabalhar devido ao bom salário e aos benefícios oferecidos pela mesma durante algumas décadas. O segundo aborda a terceirização, a nova forma de organização do trabalho, onde tudo é cronometrado, onde os trabalhadores são vistos como máquinas prontas a produzirem, onde não há desperdício de tempo e onde tudo é trabalhado em prol da empresa, que prega uma filosofia, mas não a adota na íntegra. Enfim, aborda a ACS e a condição do trabalhador fabricado, robotizado, docilizado.Universidade Federal de UberlândiaBrasilHistóriaCarmo, Maria Andréa AngelottiMorais, Sérgio PauloBorges, Dulcina Tereza BonatiTiago, Miriam Silva Leite2017-09-21T12:56:28Z2017-09-21T12:56:28Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfTIAGO, Miriam Silva Leite. A telefonista e o processo de terceirização: um estudo das telecomunicações em Uberlândia-MG, 1990-2003. 2003. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2003.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19746porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2017-09-22T06:02:21Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/19746Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2017-09-22T06:02:21Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A telefonista e o processo de terceirização: um estudo das telecomunicações em Uberlândia-MG, 1990-2003 |
title |
A telefonista e o processo de terceirização: um estudo das telecomunicações em Uberlândia-MG, 1990-2003 |
spellingShingle |
A telefonista e o processo de terceirização: um estudo das telecomunicações em Uberlândia-MG, 1990-2003 Tiago, Miriam Silva Leite Telefonista Terceirização Uberlândia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
title_short |
A telefonista e o processo de terceirização: um estudo das telecomunicações em Uberlândia-MG, 1990-2003 |
title_full |
A telefonista e o processo de terceirização: um estudo das telecomunicações em Uberlândia-MG, 1990-2003 |
title_fullStr |
A telefonista e o processo de terceirização: um estudo das telecomunicações em Uberlândia-MG, 1990-2003 |
title_full_unstemmed |
A telefonista e o processo de terceirização: um estudo das telecomunicações em Uberlândia-MG, 1990-2003 |
title_sort |
A telefonista e o processo de terceirização: um estudo das telecomunicações em Uberlândia-MG, 1990-2003 |
author |
Tiago, Miriam Silva Leite |
author_facet |
Tiago, Miriam Silva Leite |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carmo, Maria Andréa Angelotti Morais, Sérgio Paulo Borges, Dulcina Tereza Bonati |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tiago, Miriam Silva Leite |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Telefonista Terceirização Uberlândia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
topic |
Telefonista Terceirização Uberlândia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
description |
Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2017-09-21T12:56:28Z 2017-09-21T12:56:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
TIAGO, Miriam Silva Leite. A telefonista e o processo de terceirização: um estudo das telecomunicações em Uberlândia-MG, 1990-2003. 2003. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2003. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19746 |
identifier_str_mv |
TIAGO, Miriam Silva Leite. A telefonista e o processo de terceirização: um estudo das telecomunicações em Uberlândia-MG, 1990-2003. 2003. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2003. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19746 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil História |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil História |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1805569674760421376 |