As ladainhas e os corridos da capoeira Angola: uma das formas de resistência do canto negro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, César Paulo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20082
Resumo: Palavras-chave criadas pelo pesquisador dos Projetos (Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
id UFU_f0cdda5ffd270bd5849a179fbc818ebc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/20082
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2017-12-26T16:22:40Z2017-12-26T16:22:40Z2015SILVA, César Paulo. As ladainhas e os corridos da capoeira Angola: uma das formas de resistência do canto negro. 2015. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20082Palavras-chave criadas pelo pesquisador dos Projetos (Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Neste trabalho, investigam-se os diálogos das ladainhas, louvações e corridos, da capoeira Angola. Na musicalidade compreende-se que as mensagens transmitidas pelas letras das músicas da capoeira Angola são importantes fontes de saberes relacionados à quantidade de preconceitos religiosos, de raça, de gênero, políticos, entre outros. As músicas na capoeira Angola são chamadas de ladainhas, louvações e corridos, elas são executadas especificamente para a realização da roda de capoeira. As ladainhas, louvações e corridos têm a função de ensinar e conduzir os jogadores para um diálogo na roda. Elas potencializam práticas educativas não-formais, analisadas na perspectiva intercultural. A musicalidade da capoeira Angola torna-se como que um fio condutor por onde passa o enredo argumentativo de temas pouco discutidos nas cadeiras escolares e acadêmicas. Os cantadores nas rodas de capoeira Angola, que geralmente são os mestres(as), através dos cantos têm a capacidade de expressar diferentes espaços-tempo. As músicas da capoeira Angola voltam no tempo, passam pelo presente e nos instruem para o futuro. As mensagens das músicas da capoeira Angola mostram que ela é hoje praticada no Brasil e em diversos países como Estados Unidos, Alemanha, França, Espanha, Japão. Tem sua origem no Ngolo, ritual ancestral dos negros bantos do sul de Angola. O Ngolo, ou “dança da zebra”, conhecido também como Mufico, Efico ou Efundula, era um ritual que marcava a passagem das meninas à vida adulta e hoje é patrimônio do Brasil. Analisa-se a capoeira Angola através das músicas e percebe-se um campo de poder, entende-se que nela também há hierarquias e regras no jogo, no qual as músicas são um dos elementos centrais. Além da importância dos mestres na capoeira para transmitir seus conhecimentos pelas falas ou pelos seus gestos corporais, a oralidade e as memórias dos mestres fornecem possibilidades na construção do conhecimento histórico dos mais novos na capoeira. Pelas músicas se percebe a ligação da capoeira Angola com a religiosidade africana e afro-brasileira, e através das análises das ladainhas, louvações e corridos se possibilitará um pensamento sobre a historiografia brasileira.porUniversidade Federal de UberlândiaHistóriaBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIACapoeira AngolaCanto negroResistênciaBrasilHojeAs ladainhas e os corridos da capoeira Angola: uma das formas de resistência do canto negroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMachado, Maria Clara TomazKatrib, Cairo Mohamad IbrahimSantos, Tadeu Pereira dosSilva, César Paulo83info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTHUMBNAILLadainhasCorridosCapoeira.pdf.jpgLadainhasCorridosCapoeira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1194https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/20082/4/LadainhasCorridosCapoeira.pdf.jpg2c5764b6805786bc407bf974dc2760beMD54ORIGINALLadainhasCorridosCapoeira.pdfLadainhasCorridosCapoeira.pdfTCCapplication/pdf3326487https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/20082/1/LadainhasCorridosCapoeira.pdf2cbac74926e489a8803b1eca48d019acMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/20082/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52TEXTLadainhasCorridosCapoeira.pdf.txtLadainhasCorridosCapoeira.pdf.txtExtracted texttext/plain191795https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/20082/3/LadainhasCorridosCapoeira.pdf.txt3ffa3c059b5b51b905df7745f06bd885MD53123456789/200822018-05-03 16:12:30.424oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2018-05-03T19:12:30Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As ladainhas e os corridos da capoeira Angola: uma das formas de resistência do canto negro
title As ladainhas e os corridos da capoeira Angola: uma das formas de resistência do canto negro
spellingShingle As ladainhas e os corridos da capoeira Angola: uma das formas de resistência do canto negro
Silva, César Paulo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Capoeira Angola
Canto negro
Resistência
Brasil
Hoje
title_short As ladainhas e os corridos da capoeira Angola: uma das formas de resistência do canto negro
title_full As ladainhas e os corridos da capoeira Angola: uma das formas de resistência do canto negro
title_fullStr As ladainhas e os corridos da capoeira Angola: uma das formas de resistência do canto negro
title_full_unstemmed As ladainhas e os corridos da capoeira Angola: uma das formas de resistência do canto negro
title_sort As ladainhas e os corridos da capoeira Angola: uma das formas de resistência do canto negro
author Silva, César Paulo
author_facet Silva, César Paulo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Maria Clara Tomaz
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Katrib, Cairo Mohamad Ibrahim
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Santos, Tadeu Pereira dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, César Paulo
contributor_str_mv Machado, Maria Clara Tomaz
Katrib, Cairo Mohamad Ibrahim
Santos, Tadeu Pereira dos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Capoeira Angola
Canto negro
Resistência
Brasil
Hoje
dc.subject.por.fl_str_mv Capoeira Angola
Canto negro
Resistência
Brasil
Hoje
description Palavras-chave criadas pelo pesquisador dos Projetos (Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-26T16:22:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-26T16:22:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, César Paulo. As ladainhas e os corridos da capoeira Angola: uma das formas de resistência do canto negro. 2015. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20082
identifier_str_mv SILVA, César Paulo. As ladainhas e os corridos da capoeira Angola: uma das formas de resistência do canto negro. 2015. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20082
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
História
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
História
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/20082/4/LadainhasCorridosCapoeira.pdf.jpg
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/20082/1/LadainhasCorridosCapoeira.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/20082/2/license.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/20082/3/LadainhasCorridosCapoeira.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2c5764b6805786bc407bf974dc2760be
2cbac74926e489a8803b1eca48d019ac
48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3
3ffa3c059b5b51b905df7745f06bd885
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1802110547450134528