O professor da educação de jovens e adultos (EJA) e programa municipal de educação de jovens e adultos (PMEA): trajetórias de vida e desafios profissionais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pizani, Lorraine Caroline dos Reis
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27558
Resumo: The present work is the result of a study on the profile and professional trajectory of teachers in Youth and Adult Education (EJA) and the Municipal Youth and Adult Education Program (PMEA) of a municipal school in Uberlandia-MG. The study was developed from the qualitative approach, using the semi-structured interview as a data collection instrument. For data analysis and organization we used the content analysis technique, preceded by the transcription of the conversations. The results were analyzed and discussed in the light of the adopted theoretical framework. The study participants are between 41 and 52 years old, with academic background in different areas. In addition to the school investigated, some of them also teach in other schools. All of them revealed particular difficulties in teaching at EJA / PMEA, but also demonstrated various techniques used to overcome these challenges. All respondents reported how rewarding and enriching the learning process for young and adult students is for them.
id UFU_f1eb839ce60110c2e1dd333aa3dc9177
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/27558
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling O professor da educação de jovens e adultos (EJA) e programa municipal de educação de jovens e adultos (PMEA): trajetórias de vida e desafios profissionais.Educação de jovens e adultosPerfil de professoresTrajetória profissionalPrograma municipal de educação de jovens e adultosCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASThe present work is the result of a study on the profile and professional trajectory of teachers in Youth and Adult Education (EJA) and the Municipal Youth and Adult Education Program (PMEA) of a municipal school in Uberlandia-MG. The study was developed from the qualitative approach, using the semi-structured interview as a data collection instrument. For data analysis and organization we used the content analysis technique, preceded by the transcription of the conversations. The results were analyzed and discussed in the light of the adopted theoretical framework. The study participants are between 41 and 52 years old, with academic background in different areas. In addition to the school investigated, some of them also teach in other schools. All of them revealed particular difficulties in teaching at EJA / PMEA, but also demonstrated various techniques used to overcome these challenges. All respondents reported how rewarding and enriching the learning process for young and adult students is for them.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O presente trabalho resulta de um estudo sobre o perfil e a trajetória profissional de professores (as) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e no Programa Municipal de Educação de Jovens e Adultos (PMEA) de uma escola municipal em Uberlândia-MG. O estudo foi desenvolvido a partir do enfoque qualitativo, utilizando a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Para análise e organização dos dados empregamos a técnica da análise de conteúdo, sendo antecedida pela transcrição das conversas. Os resultados foram analisados e discutidos à luz do referencial teórico adotado. Os participantes do estudo possuem entre 41 e 52 anos, com formação acadêmica em diferentes áreas. Além da escola investigada, alguns deles lecionam também em outras escolas. Todos eles revelaram dificuldades particulares do ensino na EJA/PMEA, mas também demostraram várias técnicas utilizadas para superar esses desafios. Todos os entrevistados relataram o quão gratificante e enriquecedor é para eles o processo de ensino aprendizagem dos estudantes jovens e adultos.Universidade Federal de UberlândiaBrasilCiências BiológicasPereira, Francielle Amânciohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705058A4&tokenCaptchar=03AOLTBLSGOZhvK-ctUIuGjz3fM5yQ4MVme28pfRlZQsG0tz1hUUccUg3kr-4OhHjA1-YD_J104o6ii16lgQqVadlIkRulwjzYTZYGnMeycmXV-dc7oI2fzVISRZrbE_k81Qg2MmbH68wfny_uKuP9-r6BqsQjfzg14CBlOGvuh7v5aRjBXWP9ylqB7UEwhJh1Uj-PZH1j1DSqfP7PWgKeU7Nk3A-3dtRfqxne6oyKTxc5WmXhnyNBU1dGqWTqfQqaJ4M25bl0jqXggINUqujzaR-374Nn3qI2U964PvFG7SKsvY6Vuf5oBItnDBsyONFg0yD-cOh1rQJm-6ANLfbE87-Tn4d5-6tfOc0RJqwmuZ7C0UFdR3jhjlthAJm7f8zQ6jsVti4RyzrNN45tK2D7pE1pQ0ulej55Gxl_de_tVAXXtv8m9TXT_0FQuZJpYSXp1Gu7SViyx9mQ0LUEtHVpXgTcRw7muZtOiA8FXF_b7Dv-DqPgdR6v8T9n59ZAL_KssMTbS3V9xrMkOliveira, João Carlos deLonghini, Iara Morahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790627D9&tokenCaptchar=03AOLTBLQQw9ExLjTCfWrobtCbdspfxtALeYof5OzRxZizGeUxflcG-MP3wZKuEq5kgHblqNiuW7HZNB2E7Df-ILP3Smp4d4MsVbEM7fkhY3H4idKwTxR5uL99U3r1oaITUxOl0WwuZdToJazjoEiTOEy_YTbKW0v61FNyTmG2EB1GL5XWGly-2Z4lnQPVKmPIbIosfMT_oD2XA2B1O-Y9DlzTP0q86M94r00H44DHNSexENEnOQJZ7dM6cw3xeZVkM8p2CpK0GL9tKY7_6gRJkNlG7D4o40bFGc15bz_b0rELDA75yAPh89IRhMqnqSWdSWkr05g4vWw0b2nfpG7veeF-RlaiQGcvGNQy6lZZGhjLLgJUFglUmMAtJlSmWg3UUbDS7w2J2op9Su_c9UWWXRghk9E6CIMGf_4H7pEfOw5eOKvuzc_zZtzZkfVaQNKyRsmJs72qoTN3L73KYq_XCGm3J76CCdpPfudiyAa3fFES0hXLx4rL_4tUCyIKSa3VwOhq63LENvMtPizani, Lorraine Caroline dos Reis2019-12-10T20:57:17Z2019-12-10T20:57:17Z2019-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPIZANI, Lorraine Caroline dos Reis. O professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Programa Municipal de Educação de Jovens e Adultos (PMEA): trajetórias de vida e desafios profissionais. 2019. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27558porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2019-12-11T06:11:01Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/27558Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2019-12-11T06:11:01Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O professor da educação de jovens e adultos (EJA) e programa municipal de educação de jovens e adultos (PMEA): trajetórias de vida e desafios profissionais.
title O professor da educação de jovens e adultos (EJA) e programa municipal de educação de jovens e adultos (PMEA): trajetórias de vida e desafios profissionais.
spellingShingle O professor da educação de jovens e adultos (EJA) e programa municipal de educação de jovens e adultos (PMEA): trajetórias de vida e desafios profissionais.
Pizani, Lorraine Caroline dos Reis
Educação de jovens e adultos
Perfil de professores
Trajetória profissional
Programa municipal de educação de jovens e adultos
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
title_short O professor da educação de jovens e adultos (EJA) e programa municipal de educação de jovens e adultos (PMEA): trajetórias de vida e desafios profissionais.
title_full O professor da educação de jovens e adultos (EJA) e programa municipal de educação de jovens e adultos (PMEA): trajetórias de vida e desafios profissionais.
title_fullStr O professor da educação de jovens e adultos (EJA) e programa municipal de educação de jovens e adultos (PMEA): trajetórias de vida e desafios profissionais.
title_full_unstemmed O professor da educação de jovens e adultos (EJA) e programa municipal de educação de jovens e adultos (PMEA): trajetórias de vida e desafios profissionais.
title_sort O professor da educação de jovens e adultos (EJA) e programa municipal de educação de jovens e adultos (PMEA): trajetórias de vida e desafios profissionais.
author Pizani, Lorraine Caroline dos Reis
author_facet Pizani, Lorraine Caroline dos Reis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Francielle Amâncio
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705058A4&tokenCaptchar=03AOLTBLSGOZhvK-ctUIuGjz3fM5yQ4MVme28pfRlZQsG0tz1hUUccUg3kr-4OhHjA1-YD_J104o6ii16lgQqVadlIkRulwjzYTZYGnMeycmXV-dc7oI2fzVISRZrbE_k81Qg2MmbH68wfny_uKuP9-r6BqsQjfzg14CBlOGvuh7v5aRjBXWP9ylqB7UEwhJh1Uj-PZH1j1DSqfP7PWgKeU7Nk3A-3dtRfqxne6oyKTxc5WmXhnyNBU1dGqWTqfQqaJ4M25bl0jqXggINUqujzaR-374Nn3qI2U964PvFG7SKsvY6Vuf5oBItnDBsyONFg0yD-cOh1rQJm-6ANLfbE87-Tn4d5-6tfOc0RJqwmuZ7C0UFdR3jhjlthAJm7f8zQ6jsVti4RyzrNN45tK2D7pE1pQ0ulej55Gxl_de_tVAXXtv8m9TXT_0FQuZJpYSXp1Gu7SViyx9mQ0LUEtHVpXgTcRw7muZtOiA8FXF_b7Dv-DqPgdR6v8T9n59ZAL_KssMTbS3V9xrMk
Oliveira, João Carlos de
Longhini, Iara Mora
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790627D9&tokenCaptchar=03AOLTBLQQw9ExLjTCfWrobtCbdspfxtALeYof5OzRxZizGeUxflcG-MP3wZKuEq5kgHblqNiuW7HZNB2E7Df-ILP3Smp4d4MsVbEM7fkhY3H4idKwTxR5uL99U3r1oaITUxOl0WwuZdToJazjoEiTOEy_YTbKW0v61FNyTmG2EB1GL5XWGly-2Z4lnQPVKmPIbIosfMT_oD2XA2B1O-Y9DlzTP0q86M94r00H44DHNSexENEnOQJZ7dM6cw3xeZVkM8p2CpK0GL9tKY7_6gRJkNlG7D4o40bFGc15bz_b0rELDA75yAPh89IRhMqnqSWdSWkr05g4vWw0b2nfpG7veeF-RlaiQGcvGNQy6lZZGhjLLgJUFglUmMAtJlSmWg3UUbDS7w2J2op9Su_c9UWWXRghk9E6CIMGf_4H7pEfOw5eOKvuzc_zZtzZkfVaQNKyRsmJs72qoTN3L73KYq_XCGm3J76CCdpPfudiyAa3fFES0hXLx4rL_4tUCyIKSa3VwOhq63LENvMt
dc.contributor.author.fl_str_mv Pizani, Lorraine Caroline dos Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Perfil de professores
Trajetória profissional
Programa municipal de educação de jovens e adultos
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
topic Educação de jovens e adultos
Perfil de professores
Trajetória profissional
Programa municipal de educação de jovens e adultos
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
description The present work is the result of a study on the profile and professional trajectory of teachers in Youth and Adult Education (EJA) and the Municipal Youth and Adult Education Program (PMEA) of a municipal school in Uberlandia-MG. The study was developed from the qualitative approach, using the semi-structured interview as a data collection instrument. For data analysis and organization we used the content analysis technique, preceded by the transcription of the conversations. The results were analyzed and discussed in the light of the adopted theoretical framework. The study participants are between 41 and 52 years old, with academic background in different areas. In addition to the school investigated, some of them also teach in other schools. All of them revealed particular difficulties in teaching at EJA / PMEA, but also demonstrated various techniques used to overcome these challenges. All respondents reported how rewarding and enriching the learning process for young and adult students is for them.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-10T20:57:17Z
2019-12-10T20:57:17Z
2019-11-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PIZANI, Lorraine Caroline dos Reis. O professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Programa Municipal de Educação de Jovens e Adultos (PMEA): trajetórias de vida e desafios profissionais. 2019. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27558
identifier_str_mv PIZANI, Lorraine Caroline dos Reis. O professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Programa Municipal de Educação de Jovens e Adultos (PMEA): trajetórias de vida e desafios profissionais. 2019. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Biológicas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Biológicas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569708377767936