Melhoria da gestão de atendimento ao cliente: um estudo de caso fundamentado nas estratégias de marketing com apoio das ferramentas da qualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palhares, John Lennon Marcelino
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Soares, Mateus Amaral
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19512
Resumo: UFU - Universidade Federal de Uberlândia
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spelling Melhoria da gestão de atendimento ao cliente: um estudo de caso fundamentado nas estratégias de marketing com apoio das ferramentas da qualidadeSupermercadosRapidez no atendimentoGestão da QualidadeCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOUFU - Universidade Federal de UberlândiaTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O presente trabalho foi realizado em um supermercado de Ituiutaba-MG, com o objetivo de verificar os pontos fortes e fracos do atendimento em relação aos concorrentes. Através da identificação de fatores que interferem na decisão de compra dos clientes, analisar o comportamento de causas potenciais do processo e sua padronização, assim como propor melhorias a partir de diagnósticos elaborados com base nas conclusões obtidas. A metodologia do estudo em questão objetiva alinhar as técnicas de pesquisa de marketing às ferramentas da qualidade, utilizando como suporte a aplicação do método DMAIC, visando à identificação de oportunidades de melhoria no serviço prestado. A gestão da qualidade tem como ação essencial o foco no cliente, tanto no que se refere à busca pela excelência dos serviços a ele prestados, quanto à avaliação da voz do consumidor. Além disso, o estudo desenvolvido ressalta a importância de um atendimento eficaz e de um plano de ação bem estruturado. Portanto, o estudo de caso revela o quanto o domínio das características do segmento de atuação da empresa propicia à sua gestão vantagens competitivas em relação aos concorrentes, gerando benefícios tanto ao setor operacional quanto à imagem da empresa, possibilitando também a redução de custos, otimizando tempo e recursos.Universidade Federal de UberlândiaBrasilEngenharia de ProduçãoTinoco, Cynara Mendonça MoreiraMartins, GleyzerSilva Júnior, AmiltonPalhares, John Lennon MarcelinoSoares, Mateus Amaral2017-08-17T18:47:42Z2017-08-17T18:47:42Z2017-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPALHARES, John Lennon Marcelino; SOARES, Mateus Amaral. Melhoria da gestão de atendimento ao cliente: um estudo de caso fundamentado nas estratégias de marketing com apoio das ferramentas da qualidade. 2017. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2017.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19512porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-09-22T17:42:19Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/19512Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-09-22T17:42:19Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
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