O negro na missa: tramas interculturais no álbum Missa dos quilombos de Milton Nascimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Pedro Paulo de Freitas
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34148
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.537
Resumo: This dissertation is mainly about the album Missa dos Quilombos (1982) by Milton Nascimento. Our approach seeks to establish an interdisciplinary dialogue between the cultural studies and musicology, dealing with music in its musical and extra-musical characteristics. In this study, the black popular music reveals its central value. It suggests the preservation of diffuse cultural patterns of memory, which are rescued and historically reinterpreted in the black Brazilian daily life. The practices of african-Brazilian culture, which was denied and chased from the slavery days until nowadays, occupied through Theology of Liberation (on a temporary basis, but effective) their space within Church. In Missa dos Quilombos, a system of rules is set while listening to the music, whose symbolic dimension gives a symbolic character, reconnecting with the culture and past of the black people. During this work, we noticed how Missa dos Quilombos is complex. The set of elements that it’s composed is a endless universe of cultural exchange, or Brazilian history knowledge. They help us to know, think and question the past and present, as well as the methods used to solve it. This perspective allowed us to have a dialogue with practices and representations that show the participation of social actors involved in the album.
id UFU_f675f12cfae1761f8b9bcffeda742a91
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/34148
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling O negro na missa: tramas interculturais no álbum Missa dos quilombos de Milton NascimentoThe black at mass: intercultural plots in the album Missa dos quilombos by Milton NascimentoMissa dos QuilombosTeologia da LibertaçãoCultura afro-brasileiraMPBArtesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASILCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAArtesMúsicaTeologia da libertaçãoThis dissertation is mainly about the album Missa dos Quilombos (1982) by Milton Nascimento. Our approach seeks to establish an interdisciplinary dialogue between the cultural studies and musicology, dealing with music in its musical and extra-musical characteristics. In this study, the black popular music reveals its central value. It suggests the preservation of diffuse cultural patterns of memory, which are rescued and historically reinterpreted in the black Brazilian daily life. The practices of african-Brazilian culture, which was denied and chased from the slavery days until nowadays, occupied through Theology of Liberation (on a temporary basis, but effective) their space within Church. In Missa dos Quilombos, a system of rules is set while listening to the music, whose symbolic dimension gives a symbolic character, reconnecting with the culture and past of the black people. During this work, we noticed how Missa dos Quilombos is complex. The set of elements that it’s composed is a endless universe of cultural exchange, or Brazilian history knowledge. They help us to know, think and question the past and present, as well as the methods used to solve it. This perspective allowed us to have a dialogue with practices and representations that show the participation of social actors involved in the album.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDissertação (Mestrado)Essa dissertação trata fundamentalmente do álbum Missa dos Quilombos de Milton Nascimento (1982). Nossa abordagem procura estabelecer um diálogo interdisciplinar entre os estudos culturais e a musicologia, tratando a música em suas características musicais e extramusicais. Aqui, a música popular negra revela seu valor central. Ela sugere a preservação de padrões culturais difusos da memória, que são resgatados e historicamente (re)significados no cotidiano do negro brasileiro. As práticas da cultura afro-brasileira, que mesmo tendo seu lugar negado e sendo perseguidas dos séculos de escravidão até os dias de hoje, vem através da Teologia da Libertação ocupar (de maneira temporária, mas efetiva) seu espaço no interior da Igreja. Na Missa dos Quilombos um sistema de regras se configura na escuta musical, e essa dimensão lhe confere um caráter simbólico, retomando a ligação com a cultura e o passado do negro. Durante o trabalho, vimos o quanto a Missa dos Quilombos é complexa. O conjunto de elementos que a compõem são universos inesgotáveis de trocas culturais, ou de saberes sobre a história brasileira. Eles nos ajudam a conhecer, pensar e questionar o passado e o presente, bem como os métodos utilizados para desvendá-lo. Essa perspectiva nos permitiu travar um diálogo com práticas e representações que evidenciam a participação dos sujeitos sociais envolvidos no álbum.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em MúsicaNascimento, Hermilson Garcia dohttp://lattes.cnpq.br/2662297746963814Gohn, Daniel Marcondeshttp://lattes.cnpq.br/1332810341001276Gonçalves, Lilia Neveshttp://lattes.cnpq.br/2899680917014460Braga, Pedro Paulo de Freitas2022-02-22T14:08:28Z2022-02-22T14:08:28Z2014-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBRAGA, Pedro Paulo de Freitas. O negro na missa: tramas inter-culturais no álbum Missa dos quilombos de Milton Nascimento. 134 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.537https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34148http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.537porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-02-23T06:26:07Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/34148Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-02-23T06:26:07Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O negro na missa: tramas interculturais no álbum Missa dos quilombos de Milton Nascimento
The black at mass: intercultural plots in the album Missa dos quilombos by Milton Nascimento
title O negro na missa: tramas interculturais no álbum Missa dos quilombos de Milton Nascimento
spellingShingle O negro na missa: tramas interculturais no álbum Missa dos quilombos de Milton Nascimento
Braga, Pedro Paulo de Freitas
Missa dos Quilombos
Teologia da Libertação
Cultura afro-brasileira
MPB
Artes
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Artes
Música
Teologia da libertação
title_short O negro na missa: tramas interculturais no álbum Missa dos quilombos de Milton Nascimento
title_full O negro na missa: tramas interculturais no álbum Missa dos quilombos de Milton Nascimento
title_fullStr O negro na missa: tramas interculturais no álbum Missa dos quilombos de Milton Nascimento
title_full_unstemmed O negro na missa: tramas interculturais no álbum Missa dos quilombos de Milton Nascimento
title_sort O negro na missa: tramas interculturais no álbum Missa dos quilombos de Milton Nascimento
author Braga, Pedro Paulo de Freitas
author_facet Braga, Pedro Paulo de Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Hermilson Garcia do
http://lattes.cnpq.br/2662297746963814
Gohn, Daniel Marcondes
http://lattes.cnpq.br/1332810341001276
Gonçalves, Lilia Neves
http://lattes.cnpq.br/2899680917014460
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Pedro Paulo de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Missa dos Quilombos
Teologia da Libertação
Cultura afro-brasileira
MPB
Artes
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Artes
Música
Teologia da libertação
topic Missa dos Quilombos
Teologia da Libertação
Cultura afro-brasileira
MPB
Artes
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Artes
Música
Teologia da libertação
description This dissertation is mainly about the album Missa dos Quilombos (1982) by Milton Nascimento. Our approach seeks to establish an interdisciplinary dialogue between the cultural studies and musicology, dealing with music in its musical and extra-musical characteristics. In this study, the black popular music reveals its central value. It suggests the preservation of diffuse cultural patterns of memory, which are rescued and historically reinterpreted in the black Brazilian daily life. The practices of african-Brazilian culture, which was denied and chased from the slavery days until nowadays, occupied through Theology of Liberation (on a temporary basis, but effective) their space within Church. In Missa dos Quilombos, a system of rules is set while listening to the music, whose symbolic dimension gives a symbolic character, reconnecting with the culture and past of the black people. During this work, we noticed how Missa dos Quilombos is complex. The set of elements that it’s composed is a endless universe of cultural exchange, or Brazilian history knowledge. They help us to know, think and question the past and present, as well as the methods used to solve it. This perspective allowed us to have a dialogue with practices and representations that show the participation of social actors involved in the album.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-28
2022-02-22T14:08:28Z
2022-02-22T14:08:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRAGA, Pedro Paulo de Freitas. O negro na missa: tramas inter-culturais no álbum Missa dos quilombos de Milton Nascimento. 134 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.537
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34148
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.537
identifier_str_mv BRAGA, Pedro Paulo de Freitas. O negro na missa: tramas inter-culturais no álbum Missa dos quilombos de Milton Nascimento. 134 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.537
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34148
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.537
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Música
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Música
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569705092579328