Cowboys de Clint Eastwood: fronteira, identidade nacional e masculinidades em Gran Torino (2008) e Sniper Americano (2014)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21599 http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.901 |
Resumo: | Essa dissertação tem o objetivo de analisar os mitos da fronteira e do cowboy no cinema hollywoodiano no século XXI. Além disso, pretende-se compreender de que maneira o cinema constrói sentidos sobre a nação e a identidade nacional nos Estados Unidos e como ele participa da construção de discursos sobre gênero, mais especificamente o masculino. Esses temas são analisados a partir de dois filmes do diretor Clint Eastwood, Gran Torino, de 2008, e Sniper Americano, de 2014, que contam histórias de conflitos entre dois lados de uma fronteira. Entende-se que o cinema não apenas se apropria, mas participa ativamente das elaborações das imagens dos mitos, da nação e das masculinidades. Além das análises sobre os elementos audiovisuais dos filmes selecionados, essa pesquisa estabelece uma aproximação entre o cinema e referências teóricas que pensam temas que perpassam todo o trabalho, como a fronteira, os mitos, o wilderness, a nação, a guerra, a violência e as masculinidades. Por fim, críticas cinematográficas disponíveis na imprensa estadunidense e outros filmes são colocados em diálogo com a obra de Eastwood para uma compreensão mais abrangente da sociedade que consumiu tais produções. |
id |
UFU_f6a45def88f51879c22c7e170b9e4815 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/21599 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2018-06-21T20:48:03Z2018-06-21T20:48:03Z2018-02-28REIS, Lucas Henrique dos. Cowboys de Clint Eastwood: fronteira, identidade nacional e masculinidades em Gran Torino (2008) e Sniper Americano (2014). Uberlândia. 2018. 189 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.901https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21599http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.901Essa dissertação tem o objetivo de analisar os mitos da fronteira e do cowboy no cinema hollywoodiano no século XXI. Além disso, pretende-se compreender de que maneira o cinema constrói sentidos sobre a nação e a identidade nacional nos Estados Unidos e como ele participa da construção de discursos sobre gênero, mais especificamente o masculino. Esses temas são analisados a partir de dois filmes do diretor Clint Eastwood, Gran Torino, de 2008, e Sniper Americano, de 2014, que contam histórias de conflitos entre dois lados de uma fronteira. Entende-se que o cinema não apenas se apropria, mas participa ativamente das elaborações das imagens dos mitos, da nação e das masculinidades. Além das análises sobre os elementos audiovisuais dos filmes selecionados, essa pesquisa estabelece uma aproximação entre o cinema e referências teóricas que pensam temas que perpassam todo o trabalho, como a fronteira, os mitos, o wilderness, a nação, a guerra, a violência e as masculinidades. Por fim, críticas cinematográficas disponíveis na imprensa estadunidense e outros filmes são colocados em diálogo com a obra de Eastwood para uma compreensão mais abrangente da sociedade que consumiu tais produções.This paper aims to analyze Mith of the Frontier and the cowboy in the 21st century Hollywood. In addition, we intend to understand how cinema constructs meanings about the nation and its national identity in the United States, also how it participates in the construction of gender discourses, more specifically the masculine gender. The main themes are analyzed from two Clint Eastwood movies: Gran Torino (2008) and American Sniper (2014), which tells conflict stories between two sides of a border. It is understood that cinema not only appropriates, but participates actively by elaborating the images of the myths, the nation and the masculinities. In addition to the analysis of the audiovisual elements of the two movies, this paper establishes an approximation between cinema and theoretical references about themes that permeates all the work, as well as the frontier, myths, the wilderness, the nation, the violence and the masculinities. In conclusion, cinematographic critiques available in the American press and other films are put in dialogue with Eastwood’s work for a broader understanding of the society that consumes these productions.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em HistóriaBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA DOS ESTADOS UNIDOSClint EastwoodMito da FronteiraCowboyMasculinidadeIdentidade NacionalMith of the FrontierMasculinityNational identityHistóriaCinema e HistóriaCaracterísticas nacionais americanas no cinemaCowboysCowboys de Clint Eastwood: fronteira, identidade nacional e masculinidades em Gran Torino (2008) e Sniper Americano (2014)Cowboys by Clint Eastwood: Frontier, National Identity and Masculinities in Gran Torino (2008) and American Sniper (2014)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSpini, Ana Paulahttp://lattes.cnpq.br/3188333917470405Paranhos, Kátia Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/5727089712546469Valim, Alexandre Buskohttp://lattes.cnpq.br/2389703104377365http://lattes.cnpq.br/8294641987008271Reis, Lucas Henrique dos189publicado no crossref antes da rotina xmlinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUORIGINALCowboysClintEastwood.pdfCowboysClintEastwood.pdfapplication/pdf8652927https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21599/3/CowboysClintEastwood.pdfa1b865a575ff556cdf7ead24db881eabMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21599/4/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD54TEXTCowboysClintEastwood.pdf.txtCowboysClintEastwood.pdf.txtExtracted texttext/plain403658https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21599/5/CowboysClintEastwood.pdf.txtd45e2bd70284b2ae188864f35f89d41dMD55THUMBNAILCowboysClintEastwood.pdf.jpgCowboysClintEastwood.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1251https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21599/6/CowboysClintEastwood.pdf.jpg2086a66a6f43502a8174b67a9a43c128MD56123456789/215992020-02-13 12:48:10.364oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-02-13T15:48:10Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cowboys de Clint Eastwood: fronteira, identidade nacional e masculinidades em Gran Torino (2008) e Sniper Americano (2014) |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Cowboys by Clint Eastwood: Frontier, National Identity and Masculinities in Gran Torino (2008) and American Sniper (2014) |
title |
Cowboys de Clint Eastwood: fronteira, identidade nacional e masculinidades em Gran Torino (2008) e Sniper Americano (2014) |
spellingShingle |
Cowboys de Clint Eastwood: fronteira, identidade nacional e masculinidades em Gran Torino (2008) e Sniper Americano (2014) Reis, Lucas Henrique dos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA DOS ESTADOS UNIDOS Clint Eastwood Mito da Fronteira Cowboy Masculinidade Identidade Nacional Mith of the Frontier Masculinity National identity História Cinema e História Características nacionais americanas no cinema Cowboys |
title_short |
Cowboys de Clint Eastwood: fronteira, identidade nacional e masculinidades em Gran Torino (2008) e Sniper Americano (2014) |
title_full |
Cowboys de Clint Eastwood: fronteira, identidade nacional e masculinidades em Gran Torino (2008) e Sniper Americano (2014) |
title_fullStr |
Cowboys de Clint Eastwood: fronteira, identidade nacional e masculinidades em Gran Torino (2008) e Sniper Americano (2014) |
title_full_unstemmed |
Cowboys de Clint Eastwood: fronteira, identidade nacional e masculinidades em Gran Torino (2008) e Sniper Americano (2014) |
title_sort |
Cowboys de Clint Eastwood: fronteira, identidade nacional e masculinidades em Gran Torino (2008) e Sniper Americano (2014) |
author |
Reis, Lucas Henrique dos |
author_facet |
Reis, Lucas Henrique dos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Spini, Ana Paula |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3188333917470405 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Paranhos, Kátia Rodrigues |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5727089712546469 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Valim, Alexandre Busko |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2389703104377365 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8294641987008271 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Lucas Henrique dos |
contributor_str_mv |
Spini, Ana Paula Paranhos, Kátia Rodrigues Valim, Alexandre Busko |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA DOS ESTADOS UNIDOS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA DOS ESTADOS UNIDOS Clint Eastwood Mito da Fronteira Cowboy Masculinidade Identidade Nacional Mith of the Frontier Masculinity National identity História Cinema e História Características nacionais americanas no cinema Cowboys |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Clint Eastwood Mito da Fronteira Cowboy Masculinidade Identidade Nacional Mith of the Frontier Masculinity National identity História Cinema e História Características nacionais americanas no cinema Cowboys |
description |
Essa dissertação tem o objetivo de analisar os mitos da fronteira e do cowboy no cinema hollywoodiano no século XXI. Além disso, pretende-se compreender de que maneira o cinema constrói sentidos sobre a nação e a identidade nacional nos Estados Unidos e como ele participa da construção de discursos sobre gênero, mais especificamente o masculino. Esses temas são analisados a partir de dois filmes do diretor Clint Eastwood, Gran Torino, de 2008, e Sniper Americano, de 2014, que contam histórias de conflitos entre dois lados de uma fronteira. Entende-se que o cinema não apenas se apropria, mas participa ativamente das elaborações das imagens dos mitos, da nação e das masculinidades. Além das análises sobre os elementos audiovisuais dos filmes selecionados, essa pesquisa estabelece uma aproximação entre o cinema e referências teóricas que pensam temas que perpassam todo o trabalho, como a fronteira, os mitos, o wilderness, a nação, a guerra, a violência e as masculinidades. Por fim, críticas cinematográficas disponíveis na imprensa estadunidense e outros filmes são colocados em diálogo com a obra de Eastwood para uma compreensão mais abrangente da sociedade que consumiu tais produções. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-06-21T20:48:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-06-21T20:48:03Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-02-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
REIS, Lucas Henrique dos. Cowboys de Clint Eastwood: fronteira, identidade nacional e masculinidades em Gran Torino (2008) e Sniper Americano (2014). Uberlândia. 2018. 189 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.901 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21599 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.901 |
identifier_str_mv |
REIS, Lucas Henrique dos. Cowboys de Clint Eastwood: fronteira, identidade nacional e masculinidades em Gran Torino (2008) e Sniper Americano (2014). Uberlândia. 2018. 189 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.901 |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21599 http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.901 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em História |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21599/3/CowboysClintEastwood.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21599/4/license.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21599/5/CowboysClintEastwood.pdf.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21599/6/CowboysClintEastwood.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a1b865a575ff556cdf7ead24db881eab 48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3 d45e2bd70284b2ae188864f35f89d41d 2086a66a6f43502a8174b67a9a43c128 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1802110429371039744 |