Cowboys de Clint Eastwood: fronteira, identidade nacional e masculinidades em Gran Torino (2008) e Sniper Americano (2014)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Lucas Henrique dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21599
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.901
Resumo: Essa dissertação tem o objetivo de analisar os mitos da fronteira e do cowboy no cinema hollywoodiano no século XXI. Além disso, pretende-se compreender de que maneira o cinema constrói sentidos sobre a nação e a identidade nacional nos Estados Unidos e como ele participa da construção de discursos sobre gênero, mais especificamente o masculino. Esses temas são analisados a partir de dois filmes do diretor Clint Eastwood, Gran Torino, de 2008, e Sniper Americano, de 2014, que contam histórias de conflitos entre dois lados de uma fronteira. Entende-se que o cinema não apenas se apropria, mas participa ativamente das elaborações das imagens dos mitos, da nação e das masculinidades. Além das análises sobre os elementos audiovisuais dos filmes selecionados, essa pesquisa estabelece uma aproximação entre o cinema e referências teóricas que pensam temas que perpassam todo o trabalho, como a fronteira, os mitos, o wilderness, a nação, a guerra, a violência e as masculinidades. Por fim, críticas cinematográficas disponíveis na imprensa estadunidense e outros filmes são colocados em diálogo com a obra de Eastwood para uma compreensão mais abrangente da sociedade que consumiu tais produções.
id UFU_f6a45def88f51879c22c7e170b9e4815
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/21599
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2018-06-21T20:48:03Z2018-06-21T20:48:03Z2018-02-28REIS, Lucas Henrique dos. Cowboys de Clint Eastwood: fronteira, identidade nacional e masculinidades em Gran Torino (2008) e Sniper Americano (2014). Uberlândia. 2018. 189 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.901https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21599http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.901Essa dissertação tem o objetivo de analisar os mitos da fronteira e do cowboy no cinema hollywoodiano no século XXI. Além disso, pretende-se compreender de que maneira o cinema constrói sentidos sobre a nação e a identidade nacional nos Estados Unidos e como ele participa da construção de discursos sobre gênero, mais especificamente o masculino. Esses temas são analisados a partir de dois filmes do diretor Clint Eastwood, Gran Torino, de 2008, e Sniper Americano, de 2014, que contam histórias de conflitos entre dois lados de uma fronteira. Entende-se que o cinema não apenas se apropria, mas participa ativamente das elaborações das imagens dos mitos, da nação e das masculinidades. Além das análises sobre os elementos audiovisuais dos filmes selecionados, essa pesquisa estabelece uma aproximação entre o cinema e referências teóricas que pensam temas que perpassam todo o trabalho, como a fronteira, os mitos, o wilderness, a nação, a guerra, a violência e as masculinidades. Por fim, críticas cinematográficas disponíveis na imprensa estadunidense e outros filmes são colocados em diálogo com a obra de Eastwood para uma compreensão mais abrangente da sociedade que consumiu tais produções.This paper aims to analyze Mith of the Frontier and the cowboy in the 21st century Hollywood. In addition, we intend to understand how cinema constructs meanings about the nation and its national identity in the United States, also how it participates in the construction of gender discourses, more specifically the masculine gender. The main themes are analyzed from two Clint Eastwood movies: Gran Torino (2008) and American Sniper (2014), which tells conflict stories between two sides of a border. It is understood that cinema not only appropriates, but participates actively by elaborating the images of the myths, the nation and the masculinities. In addition to the analysis of the audiovisual elements of the two movies, this paper establishes an approximation between cinema and theoretical references about themes that permeates all the work, as well as the frontier, myths, the wilderness, the nation, the violence and the masculinities. In conclusion, cinematographic critiques available in the American press and other films are put in dialogue with Eastwood’s work for a broader understanding of the society that consumes these productions.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em HistóriaBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA DOS ESTADOS UNIDOSClint EastwoodMito da FronteiraCowboyMasculinidadeIdentidade NacionalMith of the FrontierMasculinityNational identityHistóriaCinema e HistóriaCaracterísticas nacionais americanas no cinemaCowboysCowboys de Clint Eastwood: fronteira, identidade nacional e masculinidades em Gran Torino (2008) e Sniper Americano (2014)Cowboys by Clint Eastwood: Frontier, National Identity and Masculinities in Gran Torino (2008) and American Sniper (2014)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSpini, Ana Paulahttp://lattes.cnpq.br/3188333917470405Paranhos, Kátia Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/5727089712546469Valim, Alexandre Buskohttp://lattes.cnpq.br/2389703104377365http://lattes.cnpq.br/8294641987008271Reis, Lucas Henrique dos189publicado no crossref antes da rotina xmlinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUORIGINALCowboysClintEastwood.pdfCowboysClintEastwood.pdfapplication/pdf8652927https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21599/3/CowboysClintEastwood.pdfa1b865a575ff556cdf7ead24db881eabMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21599/4/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD54TEXTCowboysClintEastwood.pdf.txtCowboysClintEastwood.pdf.txtExtracted texttext/plain403658https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21599/5/CowboysClintEastwood.pdf.txtd45e2bd70284b2ae188864f35f89d41dMD55THUMBNAILCowboysClintEastwood.pdf.jpgCowboysClintEastwood.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1251https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21599/6/CowboysClintEastwood.pdf.jpg2086a66a6f43502a8174b67a9a43c128MD56123456789/215992020-02-13 12:48:10.364oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-02-13T15:48:10Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cowboys de Clint Eastwood: fronteira, identidade nacional e masculinidades em Gran Torino (2008) e Sniper Americano (2014)
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Cowboys by Clint Eastwood: Frontier, National Identity and Masculinities in Gran Torino (2008) and American Sniper (2014)
title Cowboys de Clint Eastwood: fronteira, identidade nacional e masculinidades em Gran Torino (2008) e Sniper Americano (2014)
spellingShingle Cowboys de Clint Eastwood: fronteira, identidade nacional e masculinidades em Gran Torino (2008) e Sniper Americano (2014)
Reis, Lucas Henrique dos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA DOS ESTADOS UNIDOS
Clint Eastwood
Mito da Fronteira
Cowboy
Masculinidade
Identidade Nacional
Mith of the Frontier
Masculinity
National identity
História
Cinema e História
Características nacionais americanas no cinema
Cowboys
title_short Cowboys de Clint Eastwood: fronteira, identidade nacional e masculinidades em Gran Torino (2008) e Sniper Americano (2014)
title_full Cowboys de Clint Eastwood: fronteira, identidade nacional e masculinidades em Gran Torino (2008) e Sniper Americano (2014)
title_fullStr Cowboys de Clint Eastwood: fronteira, identidade nacional e masculinidades em Gran Torino (2008) e Sniper Americano (2014)
title_full_unstemmed Cowboys de Clint Eastwood: fronteira, identidade nacional e masculinidades em Gran Torino (2008) e Sniper Americano (2014)
title_sort Cowboys de Clint Eastwood: fronteira, identidade nacional e masculinidades em Gran Torino (2008) e Sniper Americano (2014)
author Reis, Lucas Henrique dos
author_facet Reis, Lucas Henrique dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Spini, Ana Paula
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3188333917470405
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Paranhos, Kátia Rodrigues
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5727089712546469
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Valim, Alexandre Busko
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2389703104377365
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8294641987008271
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Lucas Henrique dos
contributor_str_mv Spini, Ana Paula
Paranhos, Kátia Rodrigues
Valim, Alexandre Busko
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA DOS ESTADOS UNIDOS
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA DOS ESTADOS UNIDOS
Clint Eastwood
Mito da Fronteira
Cowboy
Masculinidade
Identidade Nacional
Mith of the Frontier
Masculinity
National identity
História
Cinema e História
Características nacionais americanas no cinema
Cowboys
dc.subject.por.fl_str_mv Clint Eastwood
Mito da Fronteira
Cowboy
Masculinidade
Identidade Nacional
Mith of the Frontier
Masculinity
National identity
História
Cinema e História
Características nacionais americanas no cinema
Cowboys
description Essa dissertação tem o objetivo de analisar os mitos da fronteira e do cowboy no cinema hollywoodiano no século XXI. Além disso, pretende-se compreender de que maneira o cinema constrói sentidos sobre a nação e a identidade nacional nos Estados Unidos e como ele participa da construção de discursos sobre gênero, mais especificamente o masculino. Esses temas são analisados a partir de dois filmes do diretor Clint Eastwood, Gran Torino, de 2008, e Sniper Americano, de 2014, que contam histórias de conflitos entre dois lados de uma fronteira. Entende-se que o cinema não apenas se apropria, mas participa ativamente das elaborações das imagens dos mitos, da nação e das masculinidades. Além das análises sobre os elementos audiovisuais dos filmes selecionados, essa pesquisa estabelece uma aproximação entre o cinema e referências teóricas que pensam temas que perpassam todo o trabalho, como a fronteira, os mitos, o wilderness, a nação, a guerra, a violência e as masculinidades. Por fim, críticas cinematográficas disponíveis na imprensa estadunidense e outros filmes são colocados em diálogo com a obra de Eastwood para uma compreensão mais abrangente da sociedade que consumiu tais produções.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-21T20:48:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-06-21T20:48:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv REIS, Lucas Henrique dos. Cowboys de Clint Eastwood: fronteira, identidade nacional e masculinidades em Gran Torino (2008) e Sniper Americano (2014). Uberlândia. 2018. 189 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.901
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21599
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.901
identifier_str_mv REIS, Lucas Henrique dos. Cowboys de Clint Eastwood: fronteira, identidade nacional e masculinidades em Gran Torino (2008) e Sniper Americano (2014). Uberlândia. 2018. 189 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.901
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21599
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.901
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em História
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21599/3/CowboysClintEastwood.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21599/4/license.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21599/5/CowboysClintEastwood.pdf.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21599/6/CowboysClintEastwood.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a1b865a575ff556cdf7ead24db881eab
48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3
d45e2bd70284b2ae188864f35f89d41d
2086a66a6f43502a8174b67a9a43c128
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1802110429371039744