Três obras para tímpanos solo: um estudo interpretativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Daniel Dias de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32728
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1382
Resumo: The search for new sonorities in the 20th and 21st centuries brought new technical challenges for the performers. In this research, we try to understand the different interpretative strategies needed in pieces for solo timpani with different levels of sound investigation. Three pieces were chosen for this research: Etude Nr. 45 by Franz Krüger, March by Elliott Carter and Shuriken by Cesar Traldi. The dissertation begins with a discussion about the historical development and changes of the timpani and its repertoire, since the 18th century until now. After that, we present an analysis of compositional features and the rise of new techniques of Eight Pieces for Four Timpani by Elliott Carter, followed by a narrative about the term sound exploration. At the end we present an interpretative study focused on sound exploration on those pieces, by using the analisys as a tool to discuss the possible interpretative decisions for these pieces. Studying these pieces, we discovered different techniques to perform and that each one needs a different interpretative strategy related to the period that these pieces were composed. In fact, we improve our performance and the technical possibilities on timpani compositions.
id UFU_f6b901682a1b3715db58ec5271e8238d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/32728
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Três obras para tímpanos solo: um estudo interpretativoThree songs for solo timpani: an interpretive studyTres obras para timpani solo: un estudio interpretativoTímpanosEstudo InterpretativoPerformanceTimpaniInterpretative StudyPerformanceCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESMúsicaThe search for new sonorities in the 20th and 21st centuries brought new technical challenges for the performers. In this research, we try to understand the different interpretative strategies needed in pieces for solo timpani with different levels of sound investigation. Three pieces were chosen for this research: Etude Nr. 45 by Franz Krüger, March by Elliott Carter and Shuriken by Cesar Traldi. The dissertation begins with a discussion about the historical development and changes of the timpani and its repertoire, since the 18th century until now. After that, we present an analysis of compositional features and the rise of new techniques of Eight Pieces for Four Timpani by Elliott Carter, followed by a narrative about the term sound exploration. At the end we present an interpretative study focused on sound exploration on those pieces, by using the analisys as a tool to discuss the possible interpretative decisions for these pieces. Studying these pieces, we discovered different techniques to perform and that each one needs a different interpretative strategy related to the period that these pieces were composed. In fact, we improve our performance and the technical possibilities on timpani compositions.FAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas GeraisDissertação (Mestrado)A busca por novas sonoridades nos séculos XX e XXI também trouxe novos desafios técnicos para os instrumentistas. Assim, nessa pesquisa buscou-se entender as diferenças na postura interpretativa necessessária em obras para tímpanos solo com diferentes níveis de exploração tímbrica. Foram escolhidas três obras: Estudo Nr. 45 de Franz Krüger, March de Elliott Carter e Shuriken de Cesar Traldi. A dissertação inicia-se com um relato histórico do desenvolvimento e transformação dos tímpanos e seu repertório, desde o século XIII até o século XXI. Em seguida, apresentamos uma análise dos recursos composicionais e o surgimento de novas técnicas, da coletânea Eight Pieces for Four Timpani de Elliott Carter, seguido de uma narrativa do termo exploração tímbrica. Por fim, apresentamos um estudo interpretativo das obras, onde utiliza-se a análise como ferramenta para discutir as possíveis decisões na performance. A partir do estudo dessas obras, observamos diversas técnicas, e a necessidade de posturas interpretativas distintas, devido à diferença cronológica entre as obras. Assim, aumentamos as nossas possibilidades técnicas e performáticas nas composições para tímpano.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em MúsicaTraldi, Cesar Adrianohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4261278Y7&tokenCaptchar=03AOLTBLQb_R-7wHYXPOaFzn9BWxmcxXrpwVlnF_MoZKKiPhxxMvW1a4EzOZhqI5XEfg2-8i83Fy2xImSRnF_SwbGL5Jyh2FTd4KluT9NJttqB-PAeFL8KXe8i6DjGfy3vYadwZkf_GjBi8-oylUZGYj7GrL2Z2FmQvSQDWQ16eDeca8Qmj1ZifyYKLKvdqLDE2bg4bIoDFtVkyR6uWKhPUtQ6fb7TsZGYWgAFfaF4HYNcUuXQdnX6b-iU1Sqf6YdBaVs-J_EkonYWb-Tkwicfcx3NRm5nYECtOG0773ZmV1p090FFj5rDCwU9pmtCcoqoel99-OZBMMSmBfhYsSD6_7qUX1dltHeijwBarreiro, Danielhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761737H6&tokenCaptchar=03AOLTBLSc5RyMRNWaM1QqoCoO-XOIAUMazepBr3Ur0TmvPXcugc1CCAFqudFyX6AI0Q8OwRZosrIVQQhS7R90kTvuSUSD0nAKjQjRk4KERtjQBPtxz6bDlQht2g6tRYo33bm1E5G7-T7KwUjJkEEzLpyuENaBvb0AcMD6aqEDl3A9WnomUZ7p1MUY4P1xCnD44Qv3ceBWocbUn56xANlx4w6QYzDf75NUeHyzCl0IPuFS5bnRbBN0lvKZ2vy2UGq1IWU1vWEph7qEri3bvpEErAJCy2N_PDqD5rmyY6l4yMg6HM5xSjDnGS-cAW5vmaWMiTKJL1Xu_pxrYMujQoIkO30Hjwjdu4R-bgGoulart, Gilmarhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788512D3&tokenCaptchar=03AOLTBLRM5f3Sb1ZHPuYdfAsEUBl9PmjeGOVJiSwwDbnsRjgcwyr94NJV0BHjBZwk6OdLH-F0v5-p0BxAmMPxrsHZb-_DzIZBciTV1bMAEo8U4i3-YQiAG-LN0HeIi2vhu9S3R-56ueXnyu0x_53UqrZIPXN-rihZ-8TlX_9enix5nmRQ_awY4rJ_e6OSueJIWkkCgGpfkzqVwYyT5VW7nXkNLOcPbNKVWSObt6Gg6Tx0jf5ooMULOWR2HJiDoe_dx6ZWyahVYkofg__DvU-iM2OLqhBJePxd8aItpgDVIpVMqsLW8w2BfbxG2HGpU6HmTOY03huLlqLO83eATctiuRvCf1jWPIGNjALima, Daniel Dias de2021-09-14T18:17:16Z2021-09-14T18:17:16Z2018-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Daniel Dias de. Três obras para tímpanos solo: um estudo interpretativo. 2018. 82 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1382https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32728http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1382porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-09-15T06:12:50Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/32728Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-09-15T06:12:50Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Três obras para tímpanos solo: um estudo interpretativo
Three songs for solo timpani: an interpretive study
Tres obras para timpani solo: un estudio interpretativo
title Três obras para tímpanos solo: um estudo interpretativo
spellingShingle Três obras para tímpanos solo: um estudo interpretativo
Lima, Daniel Dias de
Tímpanos
Estudo Interpretativo
Performance
Timpani
Interpretative Study
Performance
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Música
title_short Três obras para tímpanos solo: um estudo interpretativo
title_full Três obras para tímpanos solo: um estudo interpretativo
title_fullStr Três obras para tímpanos solo: um estudo interpretativo
title_full_unstemmed Três obras para tímpanos solo: um estudo interpretativo
title_sort Três obras para tímpanos solo: um estudo interpretativo
author Lima, Daniel Dias de
author_facet Lima, Daniel Dias de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Traldi, Cesar Adriano
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4261278Y7&tokenCaptchar=03AOLTBLQb_R-7wHYXPOaFzn9BWxmcxXrpwVlnF_MoZKKiPhxxMvW1a4EzOZhqI5XEfg2-8i83Fy2xImSRnF_SwbGL5Jyh2FTd4KluT9NJttqB-PAeFL8KXe8i6DjGfy3vYadwZkf_GjBi8-oylUZGYj7GrL2Z2FmQvSQDWQ16eDeca8Qmj1ZifyYKLKvdqLDE2bg4bIoDFtVkyR6uWKhPUtQ6fb7TsZGYWgAFfaF4HYNcUuXQdnX6b-iU1Sqf6YdBaVs-J_EkonYWb-Tkwicfcx3NRm5nYECtOG0773ZmV1p090FFj5rDCwU9pmtCcoqoel99-OZBMMSmBfhYsSD6_7qUX1dltHeijw
Barreiro, Daniel
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761737H6&tokenCaptchar=03AOLTBLSc5RyMRNWaM1QqoCoO-XOIAUMazepBr3Ur0TmvPXcugc1CCAFqudFyX6AI0Q8OwRZosrIVQQhS7R90kTvuSUSD0nAKjQjRk4KERtjQBPtxz6bDlQht2g6tRYo33bm1E5G7-T7KwUjJkEEzLpyuENaBvb0AcMD6aqEDl3A9WnomUZ7p1MUY4P1xCnD44Qv3ceBWocbUn56xANlx4w6QYzDf75NUeHyzCl0IPuFS5bnRbBN0lvKZ2vy2UGq1IWU1vWEph7qEri3bvpEErAJCy2N_PDqD5rmyY6l4yMg6HM5xSjDnGS-cAW5vmaWMiTKJL1Xu_pxrYMujQoIkO30Hjwjdu4R-bg
Goulart, Gilmar
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788512D3&tokenCaptchar=03AOLTBLRM5f3Sb1ZHPuYdfAsEUBl9PmjeGOVJiSwwDbnsRjgcwyr94NJV0BHjBZwk6OdLH-F0v5-p0BxAmMPxrsHZb-_DzIZBciTV1bMAEo8U4i3-YQiAG-LN0HeIi2vhu9S3R-56ueXnyu0x_53UqrZIPXN-rihZ-8TlX_9enix5nmRQ_awY4rJ_e6OSueJIWkkCgGpfkzqVwYyT5VW7nXkNLOcPbNKVWSObt6Gg6Tx0jf5ooMULOWR2HJiDoe_dx6ZWyahVYkofg__DvU-iM2OLqhBJePxd8aItpgDVIpVMqsLW8w2BfbxG2HGpU6HmTOY03huLlqLO83eATctiuRvCf1jWPIGNjA
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Daniel Dias de
dc.subject.por.fl_str_mv Tímpanos
Estudo Interpretativo
Performance
Timpani
Interpretative Study
Performance
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Música
topic Tímpanos
Estudo Interpretativo
Performance
Timpani
Interpretative Study
Performance
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Música
description The search for new sonorities in the 20th and 21st centuries brought new technical challenges for the performers. In this research, we try to understand the different interpretative strategies needed in pieces for solo timpani with different levels of sound investigation. Three pieces were chosen for this research: Etude Nr. 45 by Franz Krüger, March by Elliott Carter and Shuriken by Cesar Traldi. The dissertation begins with a discussion about the historical development and changes of the timpani and its repertoire, since the 18th century until now. After that, we present an analysis of compositional features and the rise of new techniques of Eight Pieces for Four Timpani by Elliott Carter, followed by a narrative about the term sound exploration. At the end we present an interpretative study focused on sound exploration on those pieces, by using the analisys as a tool to discuss the possible interpretative decisions for these pieces. Studying these pieces, we discovered different techniques to perform and that each one needs a different interpretative strategy related to the period that these pieces were composed. In fact, we improve our performance and the technical possibilities on timpani compositions.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-24
2021-09-14T18:17:16Z
2021-09-14T18:17:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Daniel Dias de. Três obras para tímpanos solo: um estudo interpretativo. 2018. 82 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1382
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32728
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1382
identifier_str_mv LIMA, Daniel Dias de. Três obras para tímpanos solo: um estudo interpretativo. 2018. 82 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1382
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32728
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Música
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Música
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569580370755584