Diversidade, Inclusão e Formação para a Cidadania: o que pensam os professores de uma escola pública em Uberlândia -MG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21725 |
Resumo: | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico |
id |
UFU_fe84c8a6a6a9192fb9018c1f186e2a25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/21725 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Diversidade, Inclusão e Formação para a Cidadania: o que pensam os professores de uma escola pública em Uberlândia -MGEJAFormação docenteMinas GeraisMudanças curricularesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O currículo escolar não se constitui como algo neutro, e traduz os interesses políticos e sociais de uma determinada época ou sociedade. A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, gozando de sua autonomia, determinou a inserção da disciplina “Diversidade, Inclusão e Formação para a Cidadania” no currículo das escolas estaduais de Minas Gerais na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA)/Ensino Fundamental. O presente trabalho investiga a partir da percepção dos colaboradores a implementação desta nova disciplina no currículo da EJA e suas implicações ao contexto escolar. O estudo, de abordagem qualitativa, envolve seis professores que ministram a disciplina e um membro da administração escolar. As informações foram obtidas através de entrevistas semiestruturadas e analisadas sob perspectiva da análise de conteúdo. Em síntese, os resultados revelaram que as temáticas abordadas na disciplina possibilitam aproximação dos saberes escolares à realidade social contribuindo na construção de uma formação crítica, reflexiva e emancipatória. A reestruturação do horário escolar e a dificuldade em abordar algumas das temáticas propostas foram as principais problemáticas apontadas pelos colaboradores, evidenciando a necessidades de investimento em formação continuada.Universidade Federal de UberlândiaBrasilCiências BiológicasAlmeida, Ariádine Cristine dehttp://lattes.cnpq.br/9104947767194284Estevinho, Lúcia de Fátimahttp://lattes.cnpq.br/8255914355924420Moraes, Viviane Rodrigues Alves dehttp://lattes.cnpq.br/0884135674090874Ferreira, Alessandra Pavolin Pissolati2018-07-05T20:06:04Z2018-07-05T20:06:04Z2018-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFERREIRA, Alessandra Pavolin Pissolati. Diversidade, inclusão e formação para a cidadania: o que pensam os professores de uma escola pública em Uberlândia -MG. 2018. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21725porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2019-04-13T06:03:54Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/21725Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2019-04-13T06:03:54Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diversidade, Inclusão e Formação para a Cidadania: o que pensam os professores de uma escola pública em Uberlândia -MG |
title |
Diversidade, Inclusão e Formação para a Cidadania: o que pensam os professores de uma escola pública em Uberlândia -MG |
spellingShingle |
Diversidade, Inclusão e Formação para a Cidadania: o que pensam os professores de uma escola pública em Uberlândia -MG Ferreira, Alessandra Pavolin Pissolati EJA Formação docente Minas Gerais Mudanças curriculares CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
title_short |
Diversidade, Inclusão e Formação para a Cidadania: o que pensam os professores de uma escola pública em Uberlândia -MG |
title_full |
Diversidade, Inclusão e Formação para a Cidadania: o que pensam os professores de uma escola pública em Uberlândia -MG |
title_fullStr |
Diversidade, Inclusão e Formação para a Cidadania: o que pensam os professores de uma escola pública em Uberlândia -MG |
title_full_unstemmed |
Diversidade, Inclusão e Formação para a Cidadania: o que pensam os professores de uma escola pública em Uberlândia -MG |
title_sort |
Diversidade, Inclusão e Formação para a Cidadania: o que pensam os professores de uma escola pública em Uberlândia -MG |
author |
Ferreira, Alessandra Pavolin Pissolati |
author_facet |
Ferreira, Alessandra Pavolin Pissolati |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Ariádine Cristine de http://lattes.cnpq.br/9104947767194284 Estevinho, Lúcia de Fátima http://lattes.cnpq.br/8255914355924420 Moraes, Viviane Rodrigues Alves de http://lattes.cnpq.br/0884135674090874 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Alessandra Pavolin Pissolati |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EJA Formação docente Minas Gerais Mudanças curriculares CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
topic |
EJA Formação docente Minas Gerais Mudanças curriculares CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
description |
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-05T20:06:04Z 2018-07-05T20:06:04Z 2018-06-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERREIRA, Alessandra Pavolin Pissolati. Diversidade, inclusão e formação para a cidadania: o que pensam os professores de uma escola pública em Uberlândia -MG. 2018. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21725 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Alessandra Pavolin Pissolati. Diversidade, inclusão e formação para a cidadania: o que pensam os professores de uma escola pública em Uberlândia -MG. 2018. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21725 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Ciências Biológicas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Ciências Biológicas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1805569662852792320 |