VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DE ÓLEOS VEGETAIS EM MOTORES DIESEL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Engenharia na Agricultura |
Texto Completo: | https://periodicos.ufv.br/reveng/article/view/29 |
Resumo: | O óleo vegetal pode substituir o óleo diesel de três formas: por meio do Biodiesel, Hbio e na forma de óleo bruto. A utilização do óleo bruto pode ser importante em regiões com dificuldade para o recebimento do óleo diesel, como na Região Norte. Existem vários fatores que influenciam a utilização do óleo bruto nos motores, entre os quais a alta viscosidade do óleo vegetal. Neste trabalho, foi determinada a viscosidade dos óleos refinados e brutos e suas misturas com diesel e avaliou-se o desempenho do motor, quando alimentado com misturas de óleo refinado de soja (ORS) e diesel. Verificou-se que não ocorreram variações de viscosidades entre os tipos de óleo. Em um motor Yanmar, utilizando misturas de ORS até a proporção de 30%, verificou-se aumento da potência e torque, quando a proporção de ORS no combustível foi aumentada. O consumo específico foi semelhante para os combustíveis estudados. |
id |
UFV-2_583056118a6e5405d678b3a5d37444a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufv.br:article/29 |
network_acronym_str |
UFV-2 |
network_name_str |
Engenharia na Agricultura |
repository_id_str |
|
spelling |
VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DE ÓLEOS VEGETAIS EM MOTORES DIESELBiocombustíveisÓleos Vegetais e Viscosidade CinemáticaO óleo vegetal pode substituir o óleo diesel de três formas: por meio do Biodiesel, Hbio e na forma de óleo bruto. A utilização do óleo bruto pode ser importante em regiões com dificuldade para o recebimento do óleo diesel, como na Região Norte. Existem vários fatores que influenciam a utilização do óleo bruto nos motores, entre os quais a alta viscosidade do óleo vegetal. Neste trabalho, foi determinada a viscosidade dos óleos refinados e brutos e suas misturas com diesel e avaliou-se o desempenho do motor, quando alimentado com misturas de óleo refinado de soja (ORS) e diesel. Verificou-se que não ocorreram variações de viscosidades entre os tipos de óleo. Em um motor Yanmar, utilizando misturas de ORS até a proporção de 30%, verificou-se aumento da potência e torque, quando a proporção de ORS no combustível foi aumentada. O consumo específico foi semelhante para os combustíveis estudados.Universidade Federal de Viçosa - UFV2008-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication text/htmlhttps://periodicos.ufv.br/reveng/article/view/2910.13083/reveng.v16i3.33Engineering in Agriculture; Vol. 16 No. 3 (2008)Revista Engenharia na Agricultura - REVENG; v. 16 n. 3 (2008)2175-68131414-398410.13083/reveng.v16i3reponame:Engenharia na Agriculturainstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/reveng/article/view/29/25https://periodicos.ufv.br/reveng/article/view/29/26Inoue, Gerson HaruoVieira, Luciano BaiãoSantos, Guilherme LadeiraFernandes, Haroldo CarlosSiqueira, Wagner da Cunhainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-19T12:47:55Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/29Revistahttps://periodicos.ufv.br/revengPUBhttps://periodicos.ufv.br/reveng/oairevistaengenharianagricultura@gmail.com||andrerosa@ufv.br||tramitacao.reveng@gmail.com|| reveng@ufv.br2175-68131414-3984opendoar:2023-01-19T12:47:55Engenharia na Agricultura - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DE ÓLEOS VEGETAIS EM MOTORES DIESEL |
title |
VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DE ÓLEOS VEGETAIS EM MOTORES DIESEL |
spellingShingle |
VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DE ÓLEOS VEGETAIS EM MOTORES DIESEL Inoue, Gerson Haruo Biocombustíveis Óleos Vegetais e Viscosidade Cinemática |
title_short |
VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DE ÓLEOS VEGETAIS EM MOTORES DIESEL |
title_full |
VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DE ÓLEOS VEGETAIS EM MOTORES DIESEL |
title_fullStr |
VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DE ÓLEOS VEGETAIS EM MOTORES DIESEL |
title_full_unstemmed |
VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DE ÓLEOS VEGETAIS EM MOTORES DIESEL |
title_sort |
VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DE ÓLEOS VEGETAIS EM MOTORES DIESEL |
author |
Inoue, Gerson Haruo |
author_facet |
Inoue, Gerson Haruo Vieira, Luciano Baião Santos, Guilherme Ladeira Fernandes, Haroldo Carlos Siqueira, Wagner da Cunha |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Luciano Baião Santos, Guilherme Ladeira Fernandes, Haroldo Carlos Siqueira, Wagner da Cunha |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Inoue, Gerson Haruo Vieira, Luciano Baião Santos, Guilherme Ladeira Fernandes, Haroldo Carlos Siqueira, Wagner da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biocombustíveis Óleos Vegetais e Viscosidade Cinemática |
topic |
Biocombustíveis Óleos Vegetais e Viscosidade Cinemática |
description |
O óleo vegetal pode substituir o óleo diesel de três formas: por meio do Biodiesel, Hbio e na forma de óleo bruto. A utilização do óleo bruto pode ser importante em regiões com dificuldade para o recebimento do óleo diesel, como na Região Norte. Existem vários fatores que influenciam a utilização do óleo bruto nos motores, entre os quais a alta viscosidade do óleo vegetal. Neste trabalho, foi determinada a viscosidade dos óleos refinados e brutos e suas misturas com diesel e avaliou-se o desempenho do motor, quando alimentado com misturas de óleo refinado de soja (ORS) e diesel. Verificou-se que não ocorreram variações de viscosidades entre os tipos de óleo. Em um motor Yanmar, utilizando misturas de ORS até a proporção de 30%, verificou-se aumento da potência e torque, quando a proporção de ORS no combustível foi aumentada. O consumo específico foi semelhante para os combustíveis estudados. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-10-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufv.br/reveng/article/view/29 10.13083/reveng.v16i3.33 |
url |
https://periodicos.ufv.br/reveng/article/view/29 |
identifier_str_mv |
10.13083/reveng.v16i3.33 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufv.br/reveng/article/view/29/25 https://periodicos.ufv.br/reveng/article/view/29/26 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Viçosa - UFV |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Viçosa - UFV |
dc.source.none.fl_str_mv |
Engineering in Agriculture; Vol. 16 No. 3 (2008) Revista Engenharia na Agricultura - REVENG; v. 16 n. 3 (2008) 2175-6813 1414-3984 10.13083/reveng.v16i3 reponame:Engenharia na Agricultura instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV) instacron:UFV |
instname_str |
Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
instacron_str |
UFV |
institution |
UFV |
reponame_str |
Engenharia na Agricultura |
collection |
Engenharia na Agricultura |
repository.name.fl_str_mv |
Engenharia na Agricultura - Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaengenharianagricultura@gmail.com||andrerosa@ufv.br||tramitacao.reveng@gmail.com|| reveng@ufv.br |
_version_ |
1800211144028192768 |