Governança pública e reeleições municipais em Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Alexandre de Cássio
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rodrigues, Suzana Braga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Administração Pública e Gestão Social
Texto Completo: https://periodicos.ufv.br/apgs/article/view/5682
Resumo: As publicações da Lei de Responsabilidade Fiscal, da Lei da “Ficha Limpa” e da Lei de Acesso à Informação, ocorridas no Brasil nos últimos anos, são exemplos de algumas iniciativas que visam aprimorar a estrutura da governança pública. Paralelamente, tem-se ampliado o debate sobre a continuidade ou extinção do instituto da reeleição de chefes do poder executivo, o qual foi instaurado no país em 1997. Neste contexto, o objetivo deste artigo é analisar a relação entre a governança pública e as reeleições municipais em Minas Gerais, em 2016. Fundamentada no modelo da reputação, a primeira hipótese da pesquisa admite que a possibilidade de reeleição influencia os prefeitos a adotarem boas práticas de governança pública. No sentido inverso, baseada na teoria das expectativas racionais, a segunda hipótese considera que prefeitos que adotam boas práticas de governança pública tendem a ser premiados pelo eleitorado com a reeleição. Os resultados dos modelos de regressão multivariada revelam que a possibilidade de reeleição não influencia os prefeitos a adotarem boas práticas de governança, porém prefeitos que adotam boas práticas de governança tendem a ser reeleitos. A conclusão é que, aparentemente, as estruturas de governança pública têm impedido que a reeleição siga uma lógica oportunista. Isso, somado à constatação de que os eleitores, através do voto, selecionam os candidatos à reeleição que mais adotam boas práticas de governança pública, reforça os argumentos dos defensores da continuidade do instituto da reeleição. 
id UFV-3_2d7f399b06fdd3baac72f4158d49e47b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufv.br:article/5682
network_acronym_str UFV-3
network_name_str Administração Pública e Gestão Social
repository_id_str
spelling Governança pública e reeleições municipais em Minas GeraisAs publicações da Lei de Responsabilidade Fiscal, da Lei da “Ficha Limpa” e da Lei de Acesso à Informação, ocorridas no Brasil nos últimos anos, são exemplos de algumas iniciativas que visam aprimorar a estrutura da governança pública. Paralelamente, tem-se ampliado o debate sobre a continuidade ou extinção do instituto da reeleição de chefes do poder executivo, o qual foi instaurado no país em 1997. Neste contexto, o objetivo deste artigo é analisar a relação entre a governança pública e as reeleições municipais em Minas Gerais, em 2016. Fundamentada no modelo da reputação, a primeira hipótese da pesquisa admite que a possibilidade de reeleição influencia os prefeitos a adotarem boas práticas de governança pública. No sentido inverso, baseada na teoria das expectativas racionais, a segunda hipótese considera que prefeitos que adotam boas práticas de governança pública tendem a ser premiados pelo eleitorado com a reeleição. Os resultados dos modelos de regressão multivariada revelam que a possibilidade de reeleição não influencia os prefeitos a adotarem boas práticas de governança, porém prefeitos que adotam boas práticas de governança tendem a ser reeleitos. A conclusão é que, aparentemente, as estruturas de governança pública têm impedido que a reeleição siga uma lógica oportunista. Isso, somado à constatação de que os eleitores, através do voto, selecionam os candidatos à reeleição que mais adotam boas práticas de governança pública, reforça os argumentos dos defensores da continuidade do instituto da reeleição. Universidade Federal de Viçosa2019-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.ufv.br/apgs/article/view/568210.21118/apgs.v12i1.5682Revista de Administração Pública e Gestão Social; janeiro-março 2020: 12(1)Administração Pública e Gestão Social; janeiro-março 2020: 12(1)Revista de Administração Pública e Gestão Social; janeiro-março 2020: 12(1)Revista de Administração Pública e Gestão Social; janeiro-março 2020: 12(1)Revista de Administração Pública e Gestão Social; janeiro-março 2020: 12(1)Administração Pública e Gestão Social; janeiro-março 2020: 12(1)Revista de Administração Pública e Gestão Social; janeiro-março 2020: 12(1)2175-5787reponame:Administração Pública e Gestão Socialinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/apgs/article/view/5682/5195https://periodicos.ufv.br/apgs/article/view/5682/5196Rodrigues, Alexandre de CássioRodrigues, Suzana Bragainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-23T19:34:16Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/5682Revistahttps://periodicos.ufv.br/apgsPUBhttps://periodicos.ufv.br/apgs/oaiapgs.ufv@gmail.com||wescleysxavier@yahoo.com.br2175-57872175-5787opendoar:2020-09-23T19:34:16Administração Pública e Gestão Social - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv Governança pública e reeleições municipais em Minas Gerais
title Governança pública e reeleições municipais em Minas Gerais
spellingShingle Governança pública e reeleições municipais em Minas Gerais
Rodrigues, Alexandre de Cássio
title_short Governança pública e reeleições municipais em Minas Gerais
title_full Governança pública e reeleições municipais em Minas Gerais
title_fullStr Governança pública e reeleições municipais em Minas Gerais
title_full_unstemmed Governança pública e reeleições municipais em Minas Gerais
title_sort Governança pública e reeleições municipais em Minas Gerais
author Rodrigues, Alexandre de Cássio
author_facet Rodrigues, Alexandre de Cássio
Rodrigues, Suzana Braga
author_role author
author2 Rodrigues, Suzana Braga
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Alexandre de Cássio
Rodrigues, Suzana Braga
description As publicações da Lei de Responsabilidade Fiscal, da Lei da “Ficha Limpa” e da Lei de Acesso à Informação, ocorridas no Brasil nos últimos anos, são exemplos de algumas iniciativas que visam aprimorar a estrutura da governança pública. Paralelamente, tem-se ampliado o debate sobre a continuidade ou extinção do instituto da reeleição de chefes do poder executivo, o qual foi instaurado no país em 1997. Neste contexto, o objetivo deste artigo é analisar a relação entre a governança pública e as reeleições municipais em Minas Gerais, em 2016. Fundamentada no modelo da reputação, a primeira hipótese da pesquisa admite que a possibilidade de reeleição influencia os prefeitos a adotarem boas práticas de governança pública. No sentido inverso, baseada na teoria das expectativas racionais, a segunda hipótese considera que prefeitos que adotam boas práticas de governança pública tendem a ser premiados pelo eleitorado com a reeleição. Os resultados dos modelos de regressão multivariada revelam que a possibilidade de reeleição não influencia os prefeitos a adotarem boas práticas de governança, porém prefeitos que adotam boas práticas de governança tendem a ser reeleitos. A conclusão é que, aparentemente, as estruturas de governança pública têm impedido que a reeleição siga uma lógica oportunista. Isso, somado à constatação de que os eleitores, através do voto, selecionam os candidatos à reeleição que mais adotam boas práticas de governança pública, reforça os argumentos dos defensores da continuidade do instituto da reeleição. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/apgs/article/view/5682
10.21118/apgs.v12i1.5682
url https://periodicos.ufv.br/apgs/article/view/5682
identifier_str_mv 10.21118/apgs.v12i1.5682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/apgs/article/view/5682/5195
https://periodicos.ufv.br/apgs/article/view/5682/5196
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração Pública e Gestão Social; janeiro-março 2020: 12(1)
Administração Pública e Gestão Social; janeiro-março 2020: 12(1)
Revista de Administração Pública e Gestão Social; janeiro-março 2020: 12(1)
Revista de Administração Pública e Gestão Social; janeiro-março 2020: 12(1)
Revista de Administração Pública e Gestão Social; janeiro-março 2020: 12(1)
Administração Pública e Gestão Social; janeiro-março 2020: 12(1)
Revista de Administração Pública e Gestão Social; janeiro-março 2020: 12(1)
2175-5787
reponame:Administração Pública e Gestão Social
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str Administração Pública e Gestão Social
collection Administração Pública e Gestão Social
repository.name.fl_str_mv Administração Pública e Gestão Social - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv apgs.ufv@gmail.com||wescleysxavier@yahoo.com.br
_version_ 1800211104358465536