Investimento em educação diminui a criminalidade: análise dos municípios do Rio Grande do Sul usando econometria espacial
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Administração Pública e Gestão Social |
Texto Completo: | https://periodicos.ufv.br/apgs/article/view/11239 |
Resumo: | A criminalidade tem sido um dos principais problemas da sociedade brasileira. No Brasil, percebe-se uma concentração de crimes na faixa etária entre 15 e 19 anos, que coincide com a idade escolar, principalmente de ensino médio. Vários estudos defendem que investimentos na primeira infância para promover a aprendizagem são fundamentais, pois é neste período da vida que a pessoa desenvolve suas habilidades e as noções de moralidade e civilidade. Esta aprendizagem acumula capital humano e, ao longo do ciclo de vida, promove melhores oportunidades, diminuindo a propensão à criminalidade. Além disso, a simples retenção do aluno na escola e o seu envolvimento com os estudos podem diminuir as chances dos jovens se envolverem com a contravenção. O acesso, a retenção e o rendimento do aluno na escola dependem de investimentos em infraestrutura e em recursos humanos na área da educação. Este estudo procura identificar se há associação entre gastos em educação e taxas de criminalidade nos municípios do Rio Grande do Sul. Para isto é usado um modelo simples de econometria espacial, que permite verificar também efeitos de transbordamentos entre municípios. Os resultados obtidos permitem afirmar que um aumento dos gastos públicos em educação tende a diminuir a criminalidade. |
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Investimento em educação diminui a criminalidade: análise dos municípios do Rio Grande do Sul usando econometria espacialA criminalidade tem sido um dos principais problemas da sociedade brasileira. No Brasil, percebe-se uma concentração de crimes na faixa etária entre 15 e 19 anos, que coincide com a idade escolar, principalmente de ensino médio. Vários estudos defendem que investimentos na primeira infância para promover a aprendizagem são fundamentais, pois é neste período da vida que a pessoa desenvolve suas habilidades e as noções de moralidade e civilidade. Esta aprendizagem acumula capital humano e, ao longo do ciclo de vida, promove melhores oportunidades, diminuindo a propensão à criminalidade. Além disso, a simples retenção do aluno na escola e o seu envolvimento com os estudos podem diminuir as chances dos jovens se envolverem com a contravenção. O acesso, a retenção e o rendimento do aluno na escola dependem de investimentos em infraestrutura e em recursos humanos na área da educação. Este estudo procura identificar se há associação entre gastos em educação e taxas de criminalidade nos municípios do Rio Grande do Sul. Para isto é usado um modelo simples de econometria espacial, que permite verificar também efeitos de transbordamentos entre municípios. Os resultados obtidos permitem afirmar que um aumento dos gastos públicos em educação tende a diminuir a criminalidade.Universidade Federal de Viçosa2021-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/apgs/article/view/1123910.21118/apgs.v13i4.11239Revista de Administração Pública e Gestão Social; outubro-dezembro 2021: 13(4)Administração Pública e Gestão Social; outubro-dezembro 2021: 13(4)Revista de Administração Pública e Gestão Social; outubro-dezembro 2021: 13(4)Revista de Administração Pública e Gestão Social; outubro-dezembro 2021: 13(4)Revista de Administração Pública e Gestão Social; outubro-dezembro 2021: 13(4)Administração Pública e Gestão Social; outubro-dezembro 2021: 13(4)Revista de Administração Pública e Gestão Social; outubro-dezembro 2021: 13(4)2175-5787reponame:Administração Pública e Gestão Socialinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/apgs/article/view/11239/6899https://periodicos.ufv.br/apgs/article/view/11239/6900http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessFochezatto, AdelarPetry, GuilhermeBraatz, JacóMarcondes, Henrique Romão2021-10-01T16:18:32Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/11239Revistahttps://periodicos.ufv.br/apgsPUBhttps://periodicos.ufv.br/apgs/oaiapgs.ufv@gmail.com||wescleysxavier@yahoo.com.br2175-57872175-5787opendoar:2021-10-01T16:18:32Administração Pública e Gestão Social - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
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