Efeito do esterco de galinha poedeira na produção de milho e qualidade da silagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos,Silvane de Almeida
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lana,Rogério de Paula, Galvão,João Carlos Cardoso, Souza,Mauricio Novaes, Tavares,Valdir Botega
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ceres
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2017000300274
Resumo: RESUMO Este trabalho objetivou avaliar a influência de doses de esterco de galinha poedeira, aplicadas em cobertura, na produção de milho e na qualidade da silagem. Utilizou-se a variedade UFVM-100 Nativo. O delineamento experimental foi de blocos casualizados, com seis tratamentos (0,00; 0,75; 1,50; 2,25; 3,00 e 3,75 t ha-1 de esterco curtido) e quatro repetições. As variáveis analisadas foram altura de planta e altura de espiga, diâmetro do colmo, prolificidade, peso de espiga, proporção de espigas na matéria verde e produtividade de matéria verde e seca de plantas. O material cortado foi ensilado e, após 64 dias de armazenamento, os silos foram abertos para determinação dos teores de matéria seca e de proteína bruta, perdas por gases e por efluente, perda de matéria seca total e recuperação de matéria seca das silagens. Os dados foram submetidos à análise de variância pelo teste F e, as médias, submetidas à análise de regressão. Verificou-se incremento linear das produtividades das matérias verde e seca de plantas de milho, em resposta à aplicação do esterco. Para as demais características agronômicas e características avaliativas da silagem, não se verificou diferença significativa entre os tratamentos. Recomenda-se a aplicação de 3,75 t ha-1 do esterco de poedeira, para alcance de maior produção de matéria verde e seca de plantas de milho para silagem. A adubação orgânica com esterco de galinha poedeira não afetou a qualidade das silagens produzidas.
id UFV-5_554b0e28314aabc981a59394f0083bd8
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-737X2017000300274
network_acronym_str UFV-5
network_name_str Revista Ceres
repository_id_str
spelling Efeito do esterco de galinha poedeira na produção de milho e qualidade da silagemadubaçãoresíduo orgânicoprodutividadeparâmetros qualitativosZea mays LRESUMO Este trabalho objetivou avaliar a influência de doses de esterco de galinha poedeira, aplicadas em cobertura, na produção de milho e na qualidade da silagem. Utilizou-se a variedade UFVM-100 Nativo. O delineamento experimental foi de blocos casualizados, com seis tratamentos (0,00; 0,75; 1,50; 2,25; 3,00 e 3,75 t ha-1 de esterco curtido) e quatro repetições. As variáveis analisadas foram altura de planta e altura de espiga, diâmetro do colmo, prolificidade, peso de espiga, proporção de espigas na matéria verde e produtividade de matéria verde e seca de plantas. O material cortado foi ensilado e, após 64 dias de armazenamento, os silos foram abertos para determinação dos teores de matéria seca e de proteína bruta, perdas por gases e por efluente, perda de matéria seca total e recuperação de matéria seca das silagens. Os dados foram submetidos à análise de variância pelo teste F e, as médias, submetidas à análise de regressão. Verificou-se incremento linear das produtividades das matérias verde e seca de plantas de milho, em resposta à aplicação do esterco. Para as demais características agronômicas e características avaliativas da silagem, não se verificou diferença significativa entre os tratamentos. Recomenda-se a aplicação de 3,75 t ha-1 do esterco de poedeira, para alcance de maior produção de matéria verde e seca de plantas de milho para silagem. A adubação orgânica com esterco de galinha poedeira não afetou a qualidade das silagens produzidas.Universidade Federal de Viçosa2017-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2017000300274Revista Ceres v.64 n.3 2017reponame:Revista Ceresinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV10.1590/0034-737x201764030008info:eu-repo/semantics/openAccessCampos,Silvane de AlmeidaLana,Rogério de PaulaGalvão,João Carlos CardosoSouza,Mauricio NovaesTavares,Valdir Botegapor2017-07-06T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Efeito do esterco de galinha poedeira na produção de milho e qualidade da silagem
title Efeito do esterco de galinha poedeira na produção de milho e qualidade da silagem
spellingShingle Efeito do esterco de galinha poedeira na produção de milho e qualidade da silagem
Campos,Silvane de Almeida
adubação
resíduo orgânico
produtividade
parâmetros qualitativos
Zea mays L
title_short Efeito do esterco de galinha poedeira na produção de milho e qualidade da silagem
title_full Efeito do esterco de galinha poedeira na produção de milho e qualidade da silagem
title_fullStr Efeito do esterco de galinha poedeira na produção de milho e qualidade da silagem
title_full_unstemmed Efeito do esterco de galinha poedeira na produção de milho e qualidade da silagem
title_sort Efeito do esterco de galinha poedeira na produção de milho e qualidade da silagem
author Campos,Silvane de Almeida
author_facet Campos,Silvane de Almeida
Lana,Rogério de Paula
Galvão,João Carlos Cardoso
Souza,Mauricio Novaes
Tavares,Valdir Botega
author_role author
author2 Lana,Rogério de Paula
Galvão,João Carlos Cardoso
Souza,Mauricio Novaes
Tavares,Valdir Botega
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos,Silvane de Almeida
Lana,Rogério de Paula
Galvão,João Carlos Cardoso
Souza,Mauricio Novaes
Tavares,Valdir Botega
dc.subject.por.fl_str_mv adubação
resíduo orgânico
produtividade
parâmetros qualitativos
Zea mays L
topic adubação
resíduo orgânico
produtividade
parâmetros qualitativos
Zea mays L
dc.description.none.fl_txt_mv RESUMO Este trabalho objetivou avaliar a influência de doses de esterco de galinha poedeira, aplicadas em cobertura, na produção de milho e na qualidade da silagem. Utilizou-se a variedade UFVM-100 Nativo. O delineamento experimental foi de blocos casualizados, com seis tratamentos (0,00; 0,75; 1,50; 2,25; 3,00 e 3,75 t ha-1 de esterco curtido) e quatro repetições. As variáveis analisadas foram altura de planta e altura de espiga, diâmetro do colmo, prolificidade, peso de espiga, proporção de espigas na matéria verde e produtividade de matéria verde e seca de plantas. O material cortado foi ensilado e, após 64 dias de armazenamento, os silos foram abertos para determinação dos teores de matéria seca e de proteína bruta, perdas por gases e por efluente, perda de matéria seca total e recuperação de matéria seca das silagens. Os dados foram submetidos à análise de variância pelo teste F e, as médias, submetidas à análise de regressão. Verificou-se incremento linear das produtividades das matérias verde e seca de plantas de milho, em resposta à aplicação do esterco. Para as demais características agronômicas e características avaliativas da silagem, não se verificou diferença significativa entre os tratamentos. Recomenda-se a aplicação de 3,75 t ha-1 do esterco de poedeira, para alcance de maior produção de matéria verde e seca de plantas de milho para silagem. A adubação orgânica com esterco de galinha poedeira não afetou a qualidade das silagens produzidas.
description RESUMO Este trabalho objetivou avaliar a influência de doses de esterco de galinha poedeira, aplicadas em cobertura, na produção de milho e na qualidade da silagem. Utilizou-se a variedade UFVM-100 Nativo. O delineamento experimental foi de blocos casualizados, com seis tratamentos (0,00; 0,75; 1,50; 2,25; 3,00 e 3,75 t ha-1 de esterco curtido) e quatro repetições. As variáveis analisadas foram altura de planta e altura de espiga, diâmetro do colmo, prolificidade, peso de espiga, proporção de espigas na matéria verde e produtividade de matéria verde e seca de plantas. O material cortado foi ensilado e, após 64 dias de armazenamento, os silos foram abertos para determinação dos teores de matéria seca e de proteína bruta, perdas por gases e por efluente, perda de matéria seca total e recuperação de matéria seca das silagens. Os dados foram submetidos à análise de variância pelo teste F e, as médias, submetidas à análise de regressão. Verificou-se incremento linear das produtividades das matérias verde e seca de plantas de milho, em resposta à aplicação do esterco. Para as demais características agronômicas e características avaliativas da silagem, não se verificou diferença significativa entre os tratamentos. Recomenda-se a aplicação de 3,75 t ha-1 do esterco de poedeira, para alcance de maior produção de matéria verde e seca de plantas de milho para silagem. A adubação orgânica com esterco de galinha poedeira não afetou a qualidade das silagens produzidas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2017000300274
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2017000300274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0034-737x201764030008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ceres v.64 n.3 2017
reponame:Revista Ceres
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str Revista Ceres
collection Revista Ceres
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1728006782896308224