Desempenho agronômico a campo de híbridos de milho inoculados com Azospirillum

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quadros,Patricia Dörr de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Roesch,Luiz Fernando Wurdig, Silva,Paulo Régis Ferreira da, Vieira,Vladirene Macedo, Roehrs,Dioni Dinael, Camargo,Flávio Anastácio de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ceres
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2014000200008
Resumo: O uso de inoculantes na cultura do milho tem sido cada vez mais valorizado, em vista dos benefícios que pode trazer à cultura, como a fixação biológica do nitrogênio e o aumento da quantidade de raízes. Isto pode melhorar a absorção de água e nutrientes pela planta, contribuindo para o desenvolvimento do milho, principalmente em períodos de seca. Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar, em condições de campo, as características agronômicas e o rendimento de grãos de híbridos de milho, inoculados, ou não, com uma mistura de três espécies de Azospirillum (A. brasilense, A. lipoferum, A. oryzae). Foram avaliados o teor relativo de clorofila nas folhas, a altura de planta, a senescência foliar, os componentes de rendimento de grãos, o teor de N, a matéria seca da parte aérea das plantas e o número mais provável de bactérias diazotróficas na rizosfera das plantas. A inoculação manteve o teor de clorofila significativamente maior até o estádio R3 das plantas, para os três híbridos testados, aumentou o rendimento da matéria seca da parte aérea, dos híbridos AS 1575 e SHS 5050, o peso de 1000 grãos, para o híbrido P32R48 e altura, para o AS 1575. Houve interação entre os genótipos de milho e as bactérias inoculadas, visto que, cada híbrido testado respondeu de forma diferente à inoculação. A inoculação de Azospirillum em milho demonstrou estimular o desenvolvimento das plantas no período vegetativo, aumentando a probabilidade de obter-se um estande de plantas uniforme, maior resistência ao estresse e maior concentração de clorofila nas folhas.
id UFV-5_785b1949d50d7918c4f5d6d6388e5b4b
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-737X2014000200008
network_acronym_str UFV-5
network_name_str Revista Ceres
repository_id_str
spelling Desempenho agronômico a campo de híbridos de milho inoculados com Azospirillumfixação biológica de nitrogêniorendimento de grãosinoculaçãobactérias diazotróficasO uso de inoculantes na cultura do milho tem sido cada vez mais valorizado, em vista dos benefícios que pode trazer à cultura, como a fixação biológica do nitrogênio e o aumento da quantidade de raízes. Isto pode melhorar a absorção de água e nutrientes pela planta, contribuindo para o desenvolvimento do milho, principalmente em períodos de seca. Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar, em condições de campo, as características agronômicas e o rendimento de grãos de híbridos de milho, inoculados, ou não, com uma mistura de três espécies de Azospirillum (A. brasilense, A. lipoferum, A. oryzae). Foram avaliados o teor relativo de clorofila nas folhas, a altura de planta, a senescência foliar, os componentes de rendimento de grãos, o teor de N, a matéria seca da parte aérea das plantas e o número mais provável de bactérias diazotróficas na rizosfera das plantas. A inoculação manteve o teor de clorofila significativamente maior até o estádio R3 das plantas, para os três híbridos testados, aumentou o rendimento da matéria seca da parte aérea, dos híbridos AS 1575 e SHS 5050, o peso de 1000 grãos, para o híbrido P32R48 e altura, para o AS 1575. Houve interação entre os genótipos de milho e as bactérias inoculadas, visto que, cada híbrido testado respondeu de forma diferente à inoculação. A inoculação de Azospirillum em milho demonstrou estimular o desenvolvimento das plantas no período vegetativo, aumentando a probabilidade de obter-se um estande de plantas uniforme, maior resistência ao estresse e maior concentração de clorofila nas folhas.Universidade Federal de Viçosa2014-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2014000200008Revista Ceres v.61 n.2 2014reponame:Revista Ceresinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV10.1590/S0034-737X2014000200008info:eu-repo/semantics/openAccessQuadros,Patricia Dörr deRoesch,Luiz Fernando WurdigSilva,Paulo Régis Ferreira daVieira,Vladirene MacedoRoehrs,Dioni DinaelCamargo,Flávio Anastácio de Oliveirapor2014-06-13T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho agronômico a campo de híbridos de milho inoculados com Azospirillum
title Desempenho agronômico a campo de híbridos de milho inoculados com Azospirillum
spellingShingle Desempenho agronômico a campo de híbridos de milho inoculados com Azospirillum
Quadros,Patricia Dörr de
fixação biológica de nitrogênio
rendimento de grãos
inoculação
bactérias diazotróficas
title_short Desempenho agronômico a campo de híbridos de milho inoculados com Azospirillum
title_full Desempenho agronômico a campo de híbridos de milho inoculados com Azospirillum
title_fullStr Desempenho agronômico a campo de híbridos de milho inoculados com Azospirillum
title_full_unstemmed Desempenho agronômico a campo de híbridos de milho inoculados com Azospirillum
title_sort Desempenho agronômico a campo de híbridos de milho inoculados com Azospirillum
author Quadros,Patricia Dörr de
author_facet Quadros,Patricia Dörr de
Roesch,Luiz Fernando Wurdig
Silva,Paulo Régis Ferreira da
Vieira,Vladirene Macedo
Roehrs,Dioni Dinael
Camargo,Flávio Anastácio de Oliveira
author_role author
author2 Roesch,Luiz Fernando Wurdig
Silva,Paulo Régis Ferreira da
Vieira,Vladirene Macedo
Roehrs,Dioni Dinael
Camargo,Flávio Anastácio de Oliveira
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quadros,Patricia Dörr de
Roesch,Luiz Fernando Wurdig
Silva,Paulo Régis Ferreira da
Vieira,Vladirene Macedo
Roehrs,Dioni Dinael
Camargo,Flávio Anastácio de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv fixação biológica de nitrogênio
rendimento de grãos
inoculação
bactérias diazotróficas
topic fixação biológica de nitrogênio
rendimento de grãos
inoculação
bactérias diazotróficas
dc.description.none.fl_txt_mv O uso de inoculantes na cultura do milho tem sido cada vez mais valorizado, em vista dos benefícios que pode trazer à cultura, como a fixação biológica do nitrogênio e o aumento da quantidade de raízes. Isto pode melhorar a absorção de água e nutrientes pela planta, contribuindo para o desenvolvimento do milho, principalmente em períodos de seca. Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar, em condições de campo, as características agronômicas e o rendimento de grãos de híbridos de milho, inoculados, ou não, com uma mistura de três espécies de Azospirillum (A. brasilense, A. lipoferum, A. oryzae). Foram avaliados o teor relativo de clorofila nas folhas, a altura de planta, a senescência foliar, os componentes de rendimento de grãos, o teor de N, a matéria seca da parte aérea das plantas e o número mais provável de bactérias diazotróficas na rizosfera das plantas. A inoculação manteve o teor de clorofila significativamente maior até o estádio R3 das plantas, para os três híbridos testados, aumentou o rendimento da matéria seca da parte aérea, dos híbridos AS 1575 e SHS 5050, o peso de 1000 grãos, para o híbrido P32R48 e altura, para o AS 1575. Houve interação entre os genótipos de milho e as bactérias inoculadas, visto que, cada híbrido testado respondeu de forma diferente à inoculação. A inoculação de Azospirillum em milho demonstrou estimular o desenvolvimento das plantas no período vegetativo, aumentando a probabilidade de obter-se um estande de plantas uniforme, maior resistência ao estresse e maior concentração de clorofila nas folhas.
description O uso de inoculantes na cultura do milho tem sido cada vez mais valorizado, em vista dos benefícios que pode trazer à cultura, como a fixação biológica do nitrogênio e o aumento da quantidade de raízes. Isto pode melhorar a absorção de água e nutrientes pela planta, contribuindo para o desenvolvimento do milho, principalmente em períodos de seca. Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar, em condições de campo, as características agronômicas e o rendimento de grãos de híbridos de milho, inoculados, ou não, com uma mistura de três espécies de Azospirillum (A. brasilense, A. lipoferum, A. oryzae). Foram avaliados o teor relativo de clorofila nas folhas, a altura de planta, a senescência foliar, os componentes de rendimento de grãos, o teor de N, a matéria seca da parte aérea das plantas e o número mais provável de bactérias diazotróficas na rizosfera das plantas. A inoculação manteve o teor de clorofila significativamente maior até o estádio R3 das plantas, para os três híbridos testados, aumentou o rendimento da matéria seca da parte aérea, dos híbridos AS 1575 e SHS 5050, o peso de 1000 grãos, para o híbrido P32R48 e altura, para o AS 1575. Houve interação entre os genótipos de milho e as bactérias inoculadas, visto que, cada híbrido testado respondeu de forma diferente à inoculação. A inoculação de Azospirillum em milho demonstrou estimular o desenvolvimento das plantas no período vegetativo, aumentando a probabilidade de obter-se um estande de plantas uniforme, maior resistência ao estresse e maior concentração de clorofila nas folhas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2014000200008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2014000200008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-737X2014000200008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ceres v.61 n.2 2014
reponame:Revista Ceres
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str Revista Ceres
collection Revista Ceres
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1728006781314007040