Conservação de manga com uso de fécula de mandioca preparada com extrato de cravo e canela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serpa,Miryan Franciele Pereira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Castricini,Ariane, Mitsobuzi,Gisele Polete, Martins,Ramilo Nogueira, Batista,Martielle Fernandes, Almeida,Thiago Henrique de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ceres
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2014000600013
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a conservação pós-colheita de mangas 'Palmer' e o desenvolvimento de fungos fitopatogênicos nos frutos, após o revestimento por fécula de mandioca, preparada com águas de cravo e de canela. Para execução do trabalho, foram utilizados cinco tratamentos: T1= testemunha (sem revestimento), T2= imersão em solução de fécula a 3%, preparada com água de cravo, por 12 horas, T3= imersão em solução de fécula a 3%, preparada com água de canela, por 12 horas, T4= imersão em solução de fécula a 3%, preparada com água destilada, T5= imersão em solução de fécula a 3%, preparada com água de canela, por 24 horas e T6= imersão em solução de fécula a 3%, preparada com água de cravo, por 24 horas. Esses frutos foram armazenados em câmara a 25 ºC, por dez dias. Foram avaliados perda de matéria fresca, firmeza, cores interna e externa, pH, sólidos solúveis, ácido ascórbico, acidez titulável e identificação de patógenos presentes nas lesões. O revestimento de mangas 'Palmer' por fécula de mandioca, preparada com águas de cravo ou de canela, não influenciou na maioria das características de pós-colheita avaliadas. Entretanto, o revestimento assim preparado reduz a percentagem de fitopatógenos durante o armazenamento, sendo o extrato de cravo mais eficiente que o extrato de canela.
id UFV-5_a30bab0fc4567c872a4c5230d0224788
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-737X2014000600013
network_acronym_str UFV-5
network_name_str Revista Ceres
repository_id_str
spelling Conservação de manga com uso de fécula de mandioca preparada com extrato de cravo e canelaMangifera indicafungosrevestimento comestívelO objetivo deste trabalho foi avaliar a conservação pós-colheita de mangas 'Palmer' e o desenvolvimento de fungos fitopatogênicos nos frutos, após o revestimento por fécula de mandioca, preparada com águas de cravo e de canela. Para execução do trabalho, foram utilizados cinco tratamentos: T1= testemunha (sem revestimento), T2= imersão em solução de fécula a 3%, preparada com água de cravo, por 12 horas, T3= imersão em solução de fécula a 3%, preparada com água de canela, por 12 horas, T4= imersão em solução de fécula a 3%, preparada com água destilada, T5= imersão em solução de fécula a 3%, preparada com água de canela, por 24 horas e T6= imersão em solução de fécula a 3%, preparada com água de cravo, por 24 horas. Esses frutos foram armazenados em câmara a 25 ºC, por dez dias. Foram avaliados perda de matéria fresca, firmeza, cores interna e externa, pH, sólidos solúveis, ácido ascórbico, acidez titulável e identificação de patógenos presentes nas lesões. O revestimento de mangas 'Palmer' por fécula de mandioca, preparada com águas de cravo ou de canela, não influenciou na maioria das características de pós-colheita avaliadas. Entretanto, o revestimento assim preparado reduz a percentagem de fitopatógenos durante o armazenamento, sendo o extrato de cravo mais eficiente que o extrato de canela.Universidade Federal de Viçosa2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2014000600013Revista Ceres v.61 n.6 2014reponame:Revista Ceresinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV10.1590/0034-737X201461060013info:eu-repo/semantics/openAccessSerpa,Miryan Franciele PereiraCastricini,ArianeMitsobuzi,Gisele PoleteMartins,Ramilo NogueiraBatista,Martielle FernandesAlmeida,Thiago Henrique depor2015-02-03T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Conservação de manga com uso de fécula de mandioca preparada com extrato de cravo e canela
title Conservação de manga com uso de fécula de mandioca preparada com extrato de cravo e canela
spellingShingle Conservação de manga com uso de fécula de mandioca preparada com extrato de cravo e canela
Serpa,Miryan Franciele Pereira
Mangifera indica
fungos
revestimento comestível
title_short Conservação de manga com uso de fécula de mandioca preparada com extrato de cravo e canela
title_full Conservação de manga com uso de fécula de mandioca preparada com extrato de cravo e canela
title_fullStr Conservação de manga com uso de fécula de mandioca preparada com extrato de cravo e canela
title_full_unstemmed Conservação de manga com uso de fécula de mandioca preparada com extrato de cravo e canela
title_sort Conservação de manga com uso de fécula de mandioca preparada com extrato de cravo e canela
author Serpa,Miryan Franciele Pereira
author_facet Serpa,Miryan Franciele Pereira
Castricini,Ariane
Mitsobuzi,Gisele Polete
Martins,Ramilo Nogueira
Batista,Martielle Fernandes
Almeida,Thiago Henrique de
author_role author
author2 Castricini,Ariane
Mitsobuzi,Gisele Polete
Martins,Ramilo Nogueira
Batista,Martielle Fernandes
Almeida,Thiago Henrique de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Serpa,Miryan Franciele Pereira
Castricini,Ariane
Mitsobuzi,Gisele Polete
Martins,Ramilo Nogueira
Batista,Martielle Fernandes
Almeida,Thiago Henrique de
dc.subject.por.fl_str_mv Mangifera indica
fungos
revestimento comestível
topic Mangifera indica
fungos
revestimento comestível
dc.description.none.fl_txt_mv O objetivo deste trabalho foi avaliar a conservação pós-colheita de mangas 'Palmer' e o desenvolvimento de fungos fitopatogênicos nos frutos, após o revestimento por fécula de mandioca, preparada com águas de cravo e de canela. Para execução do trabalho, foram utilizados cinco tratamentos: T1= testemunha (sem revestimento), T2= imersão em solução de fécula a 3%, preparada com água de cravo, por 12 horas, T3= imersão em solução de fécula a 3%, preparada com água de canela, por 12 horas, T4= imersão em solução de fécula a 3%, preparada com água destilada, T5= imersão em solução de fécula a 3%, preparada com água de canela, por 24 horas e T6= imersão em solução de fécula a 3%, preparada com água de cravo, por 24 horas. Esses frutos foram armazenados em câmara a 25 ºC, por dez dias. Foram avaliados perda de matéria fresca, firmeza, cores interna e externa, pH, sólidos solúveis, ácido ascórbico, acidez titulável e identificação de patógenos presentes nas lesões. O revestimento de mangas 'Palmer' por fécula de mandioca, preparada com águas de cravo ou de canela, não influenciou na maioria das características de pós-colheita avaliadas. Entretanto, o revestimento assim preparado reduz a percentagem de fitopatógenos durante o armazenamento, sendo o extrato de cravo mais eficiente que o extrato de canela.
description O objetivo deste trabalho foi avaliar a conservação pós-colheita de mangas 'Palmer' e o desenvolvimento de fungos fitopatogênicos nos frutos, após o revestimento por fécula de mandioca, preparada com águas de cravo e de canela. Para execução do trabalho, foram utilizados cinco tratamentos: T1= testemunha (sem revestimento), T2= imersão em solução de fécula a 3%, preparada com água de cravo, por 12 horas, T3= imersão em solução de fécula a 3%, preparada com água de canela, por 12 horas, T4= imersão em solução de fécula a 3%, preparada com água destilada, T5= imersão em solução de fécula a 3%, preparada com água de canela, por 24 horas e T6= imersão em solução de fécula a 3%, preparada com água de cravo, por 24 horas. Esses frutos foram armazenados em câmara a 25 ºC, por dez dias. Foram avaliados perda de matéria fresca, firmeza, cores interna e externa, pH, sólidos solúveis, ácido ascórbico, acidez titulável e identificação de patógenos presentes nas lesões. O revestimento de mangas 'Palmer' por fécula de mandioca, preparada com águas de cravo ou de canela, não influenciou na maioria das características de pós-colheita avaliadas. Entretanto, o revestimento assim preparado reduz a percentagem de fitopatógenos durante o armazenamento, sendo o extrato de cravo mais eficiente que o extrato de canela.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2014000600013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2014000600013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0034-737X201461060013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ceres v.61 n.6 2014
reponame:Revista Ceres
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str Revista Ceres
collection Revista Ceres
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1728006781481779200