Avaliação ergonômica da cabine de um trator florestal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes,Haroldo Carlos
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Brito,Andréia Bordini de, Minetti,Luciano José, Santos,Nerilson Terra, Rinaldi,Paula Cristina Natalino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ceres
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2010000300004
Resumo: Pesquisas desenvolvidas por meio de avaliações ergonômicas e antropométricas contribuem a dar subsídios para novos projetos, com base no dimensionamento de máquinas e equipamentos. Objetivou-se com o presente trabalho realizar uma análise antropométrica de trabalhadores que operam as máquinas de colheita de madeira e avaliar ergonomicamente a cabine do "Feller-Buncher", com a finalidade de levantar informações necessárias para futuras modificações a serem realizadas com base nos dados obtidos. As análises foram realizadas na empresa florestal Cenibra, localizada no Estado de Minas Gerais. A avaliação antropométrica dos operadores foi realizada por dois conjuntos de medidas, na posição em pé e sentado. Durante as avaliações ergonômicas e a mensuração do posicionamento dos órgãos de comando e campo de visão foram determinadas as distâncias a partir do ponto de referência do assento (PRA) nas três dimensões (x, y e z). De acordo com os resultados, pode-se concluir que há necessidade de melhorias ergonômicas no assento, controle, painel de controle, simbologia de comandos, mostradores e luzes de advertência.
id UFV-5_a7f55256d17f9afe881b618402dfdf0f
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-737X2010000300004
network_acronym_str UFV-5
network_name_str Revista Ceres
repository_id_str
spelling Avaliação ergonômica da cabine de um trator florestalErgonomiaposto de trabalhomáquinas florestaisPesquisas desenvolvidas por meio de avaliações ergonômicas e antropométricas contribuem a dar subsídios para novos projetos, com base no dimensionamento de máquinas e equipamentos. Objetivou-se com o presente trabalho realizar uma análise antropométrica de trabalhadores que operam as máquinas de colheita de madeira e avaliar ergonomicamente a cabine do "Feller-Buncher", com a finalidade de levantar informações necessárias para futuras modificações a serem realizadas com base nos dados obtidos. As análises foram realizadas na empresa florestal Cenibra, localizada no Estado de Minas Gerais. A avaliação antropométrica dos operadores foi realizada por dois conjuntos de medidas, na posição em pé e sentado. Durante as avaliações ergonômicas e a mensuração do posicionamento dos órgãos de comando e campo de visão foram determinadas as distâncias a partir do ponto de referência do assento (PRA) nas três dimensões (x, y e z). De acordo com os resultados, pode-se concluir que há necessidade de melhorias ergonômicas no assento, controle, painel de controle, simbologia de comandos, mostradores e luzes de advertência.Universidade Federal de Viçosa2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2010000300004Revista Ceres v.57 n.3 2010reponame:Revista Ceresinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV10.1590/S0034-737X2010000300004info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes,Haroldo CarlosBrito,Andréia Bordini deMinetti,Luciano JoséSantos,Nerilson TerraRinaldi,Paula Cristina Natalinopor2012-03-21T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação ergonômica da cabine de um trator florestal
title Avaliação ergonômica da cabine de um trator florestal
spellingShingle Avaliação ergonômica da cabine de um trator florestal
Fernandes,Haroldo Carlos
Ergonomia
posto de trabalho
máquinas florestais
title_short Avaliação ergonômica da cabine de um trator florestal
title_full Avaliação ergonômica da cabine de um trator florestal
title_fullStr Avaliação ergonômica da cabine de um trator florestal
title_full_unstemmed Avaliação ergonômica da cabine de um trator florestal
title_sort Avaliação ergonômica da cabine de um trator florestal
author Fernandes,Haroldo Carlos
author_facet Fernandes,Haroldo Carlos
Brito,Andréia Bordini de
Minetti,Luciano José
Santos,Nerilson Terra
Rinaldi,Paula Cristina Natalino
author_role author
author2 Brito,Andréia Bordini de
Minetti,Luciano José
Santos,Nerilson Terra
Rinaldi,Paula Cristina Natalino
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes,Haroldo Carlos
Brito,Andréia Bordini de
Minetti,Luciano José
Santos,Nerilson Terra
Rinaldi,Paula Cristina Natalino
dc.subject.por.fl_str_mv Ergonomia
posto de trabalho
máquinas florestais
topic Ergonomia
posto de trabalho
máquinas florestais
dc.description.none.fl_txt_mv Pesquisas desenvolvidas por meio de avaliações ergonômicas e antropométricas contribuem a dar subsídios para novos projetos, com base no dimensionamento de máquinas e equipamentos. Objetivou-se com o presente trabalho realizar uma análise antropométrica de trabalhadores que operam as máquinas de colheita de madeira e avaliar ergonomicamente a cabine do "Feller-Buncher", com a finalidade de levantar informações necessárias para futuras modificações a serem realizadas com base nos dados obtidos. As análises foram realizadas na empresa florestal Cenibra, localizada no Estado de Minas Gerais. A avaliação antropométrica dos operadores foi realizada por dois conjuntos de medidas, na posição em pé e sentado. Durante as avaliações ergonômicas e a mensuração do posicionamento dos órgãos de comando e campo de visão foram determinadas as distâncias a partir do ponto de referência do assento (PRA) nas três dimensões (x, y e z). De acordo com os resultados, pode-se concluir que há necessidade de melhorias ergonômicas no assento, controle, painel de controle, simbologia de comandos, mostradores e luzes de advertência.
description Pesquisas desenvolvidas por meio de avaliações ergonômicas e antropométricas contribuem a dar subsídios para novos projetos, com base no dimensionamento de máquinas e equipamentos. Objetivou-se com o presente trabalho realizar uma análise antropométrica de trabalhadores que operam as máquinas de colheita de madeira e avaliar ergonomicamente a cabine do "Feller-Buncher", com a finalidade de levantar informações necessárias para futuras modificações a serem realizadas com base nos dados obtidos. As análises foram realizadas na empresa florestal Cenibra, localizada no Estado de Minas Gerais. A avaliação antropométrica dos operadores foi realizada por dois conjuntos de medidas, na posição em pé e sentado. Durante as avaliações ergonômicas e a mensuração do posicionamento dos órgãos de comando e campo de visão foram determinadas as distâncias a partir do ponto de referência do assento (PRA) nas três dimensões (x, y e z). De acordo com os resultados, pode-se concluir que há necessidade de melhorias ergonômicas no assento, controle, painel de controle, simbologia de comandos, mostradores e luzes de advertência.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2010000300004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2010000300004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-737X2010000300004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ceres v.57 n.3 2010
reponame:Revista Ceres
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str Revista Ceres
collection Revista Ceres
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1728006778873970688