Doses de fósforo e nitrogênio na produção de Brachiaria hibrida cv. Mulato II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira,Soraia Olivastro
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Teixeira,Rudi Olivastro, Santos,Vanessa Bezerra dos, Carvalho,Marco Antonio Camillo de, Yamashita,Oscar Mitsuo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ceres
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2018000100028
Resumo: RESUMO A deficiência nutricional dos solos brasileiros é um dos principais fatores que limitam a produção de forragens, sendo o nitrogênio e o fósforo os nutrientes que mais influenciam a produção de matéria seca. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desenvolvimento vegetativo de Brachiaria hibrida cv. Mulato II, sob diferentes doses de fósforo com e sem nitrogênio, na região norte de Mato Grosso. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, no esquema fatorial 5 x 2 x 3, com três repetições. Os tratamentos consistiram na aplicação de cinco doses de fósforo (0; 45; 90; 135 e 180 kg ha-1 de P2O5), presença e ausência de nitrogênio (0 e 100 kg ha-1 de N) e três cortes, com intervalos de 30 dias. Foram realizados cortes da parte aérea, a 20 cm do solo, para a determinação da produção de matéria seca de folhas, colmos e total. Para a produção de matéria seca de folhas, ocorreram diferenças significativas para doses de fósforo, isoladamente, e para a interação entre doses de nitrogênio e cortes. Para a matéria seca total, ocorreram diferenças significativas para as interações duplas de doses de nitrogênio e cortes, fósforo e nitrogênio e fósforo e cortes, enquanto, para a produção de matéria seca de colmos, houve interação tripla significativa para doses de fósforo, de nitrogênio e cortes. As produções de matérias secas de folhas, colmo e total responderam positivamente à aplicação de 180 kg ha-1 de fósforo com a presença de nitrogênio.
id UFV-5_a8e79b6a1f9a86a18311f6c72164876e
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-737X2018000100028
network_acronym_str UFV-5
network_name_str Revista Ceres
repository_id_str
spelling Doses de fósforo e nitrogênio na produção de Brachiaria hibrida cv. Mulato IIadubação fosfatadaforrageiramatéria seca folhamatéria seca colmoureia.RESUMO A deficiência nutricional dos solos brasileiros é um dos principais fatores que limitam a produção de forragens, sendo o nitrogênio e o fósforo os nutrientes que mais influenciam a produção de matéria seca. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desenvolvimento vegetativo de Brachiaria hibrida cv. Mulato II, sob diferentes doses de fósforo com e sem nitrogênio, na região norte de Mato Grosso. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, no esquema fatorial 5 x 2 x 3, com três repetições. Os tratamentos consistiram na aplicação de cinco doses de fósforo (0; 45; 90; 135 e 180 kg ha-1 de P2O5), presença e ausência de nitrogênio (0 e 100 kg ha-1 de N) e três cortes, com intervalos de 30 dias. Foram realizados cortes da parte aérea, a 20 cm do solo, para a determinação da produção de matéria seca de folhas, colmos e total. Para a produção de matéria seca de folhas, ocorreram diferenças significativas para doses de fósforo, isoladamente, e para a interação entre doses de nitrogênio e cortes. Para a matéria seca total, ocorreram diferenças significativas para as interações duplas de doses de nitrogênio e cortes, fósforo e nitrogênio e fósforo e cortes, enquanto, para a produção de matéria seca de colmos, houve interação tripla significativa para doses de fósforo, de nitrogênio e cortes. As produções de matérias secas de folhas, colmo e total responderam positivamente à aplicação de 180 kg ha-1 de fósforo com a presença de nitrogênio.Universidade Federal de Viçosa2018-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2018000100028Revista Ceres v.65 n.1 2018reponame:Revista Ceresinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV10.1590/0034-737x201865010005info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira,Soraia OlivastroTeixeira,Rudi OlivastroSantos,Vanessa Bezerra dosCarvalho,Marco Antonio Camillo deYamashita,Oscar Mitsuopor2018-03-22T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Doses de fósforo e nitrogênio na produção de Brachiaria hibrida cv. Mulato II
title Doses de fósforo e nitrogênio na produção de Brachiaria hibrida cv. Mulato II
spellingShingle Doses de fósforo e nitrogênio na produção de Brachiaria hibrida cv. Mulato II
Teixeira,Soraia Olivastro
adubação fosfatada
forrageira
matéria seca folha
matéria seca colmo
ureia.
title_short Doses de fósforo e nitrogênio na produção de Brachiaria hibrida cv. Mulato II
title_full Doses de fósforo e nitrogênio na produção de Brachiaria hibrida cv. Mulato II
title_fullStr Doses de fósforo e nitrogênio na produção de Brachiaria hibrida cv. Mulato II
title_full_unstemmed Doses de fósforo e nitrogênio na produção de Brachiaria hibrida cv. Mulato II
title_sort Doses de fósforo e nitrogênio na produção de Brachiaria hibrida cv. Mulato II
author Teixeira,Soraia Olivastro
author_facet Teixeira,Soraia Olivastro
Teixeira,Rudi Olivastro
Santos,Vanessa Bezerra dos
Carvalho,Marco Antonio Camillo de
Yamashita,Oscar Mitsuo
author_role author
author2 Teixeira,Rudi Olivastro
Santos,Vanessa Bezerra dos
Carvalho,Marco Antonio Camillo de
Yamashita,Oscar Mitsuo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira,Soraia Olivastro
Teixeira,Rudi Olivastro
Santos,Vanessa Bezerra dos
Carvalho,Marco Antonio Camillo de
Yamashita,Oscar Mitsuo
dc.subject.por.fl_str_mv adubação fosfatada
forrageira
matéria seca folha
matéria seca colmo
ureia.
topic adubação fosfatada
forrageira
matéria seca folha
matéria seca colmo
ureia.
dc.description.none.fl_txt_mv RESUMO A deficiência nutricional dos solos brasileiros é um dos principais fatores que limitam a produção de forragens, sendo o nitrogênio e o fósforo os nutrientes que mais influenciam a produção de matéria seca. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desenvolvimento vegetativo de Brachiaria hibrida cv. Mulato II, sob diferentes doses de fósforo com e sem nitrogênio, na região norte de Mato Grosso. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, no esquema fatorial 5 x 2 x 3, com três repetições. Os tratamentos consistiram na aplicação de cinco doses de fósforo (0; 45; 90; 135 e 180 kg ha-1 de P2O5), presença e ausência de nitrogênio (0 e 100 kg ha-1 de N) e três cortes, com intervalos de 30 dias. Foram realizados cortes da parte aérea, a 20 cm do solo, para a determinação da produção de matéria seca de folhas, colmos e total. Para a produção de matéria seca de folhas, ocorreram diferenças significativas para doses de fósforo, isoladamente, e para a interação entre doses de nitrogênio e cortes. Para a matéria seca total, ocorreram diferenças significativas para as interações duplas de doses de nitrogênio e cortes, fósforo e nitrogênio e fósforo e cortes, enquanto, para a produção de matéria seca de colmos, houve interação tripla significativa para doses de fósforo, de nitrogênio e cortes. As produções de matérias secas de folhas, colmo e total responderam positivamente à aplicação de 180 kg ha-1 de fósforo com a presença de nitrogênio.
description RESUMO A deficiência nutricional dos solos brasileiros é um dos principais fatores que limitam a produção de forragens, sendo o nitrogênio e o fósforo os nutrientes que mais influenciam a produção de matéria seca. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desenvolvimento vegetativo de Brachiaria hibrida cv. Mulato II, sob diferentes doses de fósforo com e sem nitrogênio, na região norte de Mato Grosso. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, no esquema fatorial 5 x 2 x 3, com três repetições. Os tratamentos consistiram na aplicação de cinco doses de fósforo (0; 45; 90; 135 e 180 kg ha-1 de P2O5), presença e ausência de nitrogênio (0 e 100 kg ha-1 de N) e três cortes, com intervalos de 30 dias. Foram realizados cortes da parte aérea, a 20 cm do solo, para a determinação da produção de matéria seca de folhas, colmos e total. Para a produção de matéria seca de folhas, ocorreram diferenças significativas para doses de fósforo, isoladamente, e para a interação entre doses de nitrogênio e cortes. Para a matéria seca total, ocorreram diferenças significativas para as interações duplas de doses de nitrogênio e cortes, fósforo e nitrogênio e fósforo e cortes, enquanto, para a produção de matéria seca de colmos, houve interação tripla significativa para doses de fósforo, de nitrogênio e cortes. As produções de matérias secas de folhas, colmo e total responderam positivamente à aplicação de 180 kg ha-1 de fósforo com a presença de nitrogênio.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2018000100028
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2018000100028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0034-737x201865010005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ceres v.65 n.1 2018
reponame:Revista Ceres
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str Revista Ceres
collection Revista Ceres
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1728006782992777216