Efeito de doses de boro no crescimento vegetativo de girassol em diferentes classes de solos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Euba Neto,Manoel
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Fraga,Vânia da Silva, Dias,Bruno de Oliveira, Souto,Jacob Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ceres
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2014000300015
Resumo: A baixa disponibilidade de boro (B) no solo é um dos fatores que mais limita a produção do girassol, planta oleaginosa caracterizada por ampla adaptabilidade climática. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a influência de doses de boro, aplicadas em distintas classes de solos, no desenvolvimento do girassol cultivar Hélio 863. As amostras foram coletadas na camada de 0-20 cm dos solos: Argissolo Acinzentado (PAC); Argissolo Vermelho-Amarelo (PVA); Neossolo Litólico (RL); Argissolo Vermelho eutrófico (PVe); Neossolo Flúvico (RY) e Vertissolo Háplico (VX). O delineamento experimental foi em blocos casualizados, em esquema fatorial 6 x 4 (solos x doses), com quatro repetições. A unidade experimental foi representada por uma planta por vaso. Os solos apresentaram efeito significativo (p < 0,01) sobre todos os parâmetros de crescimento estudados. As plantas de girassol cultivadas nos solos RY, VX, PAC e RL apresentaram a maior área foliar, os maiores capítulos, o maior teor de boro foliar e maior número de folhas e altura de plantas, respectivamente. A adubação com boro não influenciou a produção de fitomassa seca do girassol cv. Hélio 863.
id UFV-5_ccdecaf68a197a8e8c9e6e7a993c1d4c
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-737X2014000300015
network_acronym_str UFV-5
network_name_str Revista Ceres
repository_id_str
spelling Efeito de doses de boro no crescimento vegetativo de girassol em diferentes classes de solosnutrição mineralHelianthus annuus L.micronutrienteazometina-Hárea foliarA baixa disponibilidade de boro (B) no solo é um dos fatores que mais limita a produção do girassol, planta oleaginosa caracterizada por ampla adaptabilidade climática. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a influência de doses de boro, aplicadas em distintas classes de solos, no desenvolvimento do girassol cultivar Hélio 863. As amostras foram coletadas na camada de 0-20 cm dos solos: Argissolo Acinzentado (PAC); Argissolo Vermelho-Amarelo (PVA); Neossolo Litólico (RL); Argissolo Vermelho eutrófico (PVe); Neossolo Flúvico (RY) e Vertissolo Háplico (VX). O delineamento experimental foi em blocos casualizados, em esquema fatorial 6 x 4 (solos x doses), com quatro repetições. A unidade experimental foi representada por uma planta por vaso. Os solos apresentaram efeito significativo (p < 0,01) sobre todos os parâmetros de crescimento estudados. As plantas de girassol cultivadas nos solos RY, VX, PAC e RL apresentaram a maior área foliar, os maiores capítulos, o maior teor de boro foliar e maior número de folhas e altura de plantas, respectivamente. A adubação com boro não influenciou a produção de fitomassa seca do girassol cv. Hélio 863.Universidade Federal de Viçosa2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2014000300015Revista Ceres v.61 n.3 2014reponame:Revista Ceresinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV10.1590/S0034-737X2014000300015info:eu-repo/semantics/openAccessEuba Neto,ManoelFraga,Vânia da SilvaDias,Bruno de OliveiraSouto,Jacob Silvapor2017-10-17T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Efeito de doses de boro no crescimento vegetativo de girassol em diferentes classes de solos
title Efeito de doses de boro no crescimento vegetativo de girassol em diferentes classes de solos
spellingShingle Efeito de doses de boro no crescimento vegetativo de girassol em diferentes classes de solos
Euba Neto,Manoel
nutrição mineral
Helianthus annuus L.
micronutriente
azometina-H
área foliar
title_short Efeito de doses de boro no crescimento vegetativo de girassol em diferentes classes de solos
title_full Efeito de doses de boro no crescimento vegetativo de girassol em diferentes classes de solos
title_fullStr Efeito de doses de boro no crescimento vegetativo de girassol em diferentes classes de solos
title_full_unstemmed Efeito de doses de boro no crescimento vegetativo de girassol em diferentes classes de solos
title_sort Efeito de doses de boro no crescimento vegetativo de girassol em diferentes classes de solos
author Euba Neto,Manoel
author_facet Euba Neto,Manoel
Fraga,Vânia da Silva
Dias,Bruno de Oliveira
Souto,Jacob Silva
author_role author
author2 Fraga,Vânia da Silva
Dias,Bruno de Oliveira
Souto,Jacob Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Euba Neto,Manoel
Fraga,Vânia da Silva
Dias,Bruno de Oliveira
Souto,Jacob Silva
dc.subject.por.fl_str_mv nutrição mineral
Helianthus annuus L.
micronutriente
azometina-H
área foliar
topic nutrição mineral
Helianthus annuus L.
micronutriente
azometina-H
área foliar
dc.description.none.fl_txt_mv A baixa disponibilidade de boro (B) no solo é um dos fatores que mais limita a produção do girassol, planta oleaginosa caracterizada por ampla adaptabilidade climática. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a influência de doses de boro, aplicadas em distintas classes de solos, no desenvolvimento do girassol cultivar Hélio 863. As amostras foram coletadas na camada de 0-20 cm dos solos: Argissolo Acinzentado (PAC); Argissolo Vermelho-Amarelo (PVA); Neossolo Litólico (RL); Argissolo Vermelho eutrófico (PVe); Neossolo Flúvico (RY) e Vertissolo Háplico (VX). O delineamento experimental foi em blocos casualizados, em esquema fatorial 6 x 4 (solos x doses), com quatro repetições. A unidade experimental foi representada por uma planta por vaso. Os solos apresentaram efeito significativo (p < 0,01) sobre todos os parâmetros de crescimento estudados. As plantas de girassol cultivadas nos solos RY, VX, PAC e RL apresentaram a maior área foliar, os maiores capítulos, o maior teor de boro foliar e maior número de folhas e altura de plantas, respectivamente. A adubação com boro não influenciou a produção de fitomassa seca do girassol cv. Hélio 863.
description A baixa disponibilidade de boro (B) no solo é um dos fatores que mais limita a produção do girassol, planta oleaginosa caracterizada por ampla adaptabilidade climática. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a influência de doses de boro, aplicadas em distintas classes de solos, no desenvolvimento do girassol cultivar Hélio 863. As amostras foram coletadas na camada de 0-20 cm dos solos: Argissolo Acinzentado (PAC); Argissolo Vermelho-Amarelo (PVA); Neossolo Litólico (RL); Argissolo Vermelho eutrófico (PVe); Neossolo Flúvico (RY) e Vertissolo Háplico (VX). O delineamento experimental foi em blocos casualizados, em esquema fatorial 6 x 4 (solos x doses), com quatro repetições. A unidade experimental foi representada por uma planta por vaso. Os solos apresentaram efeito significativo (p < 0,01) sobre todos os parâmetros de crescimento estudados. As plantas de girassol cultivadas nos solos RY, VX, PAC e RL apresentaram a maior área foliar, os maiores capítulos, o maior teor de boro foliar e maior número de folhas e altura de plantas, respectivamente. A adubação com boro não influenciou a produção de fitomassa seca do girassol cv. Hélio 863.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2014000300015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2014000300015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-737X2014000300015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ceres v.61 n.3 2014
reponame:Revista Ceres
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str Revista Ceres
collection Revista Ceres
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1728006781361192960