O NIVELAMENTO ESCOLAR COMO INSTRUMENTO DE REDUÇÃO DA EVASÃO NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL – FACEMG
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | The Journal of Engineering and Exact Sciences |
DOI: | 10.18540/jcecvl4iss4pp0399-0404 |
Texto Completo: | https://periodicos.ufv.br/jcec/article/view/2566 |
Resumo: | Estudos revelam que nas últimas três décadas ocorreram uma expressiva ampliação do ensino superior e, principalmente, nos cursos de Engenharia. No entanto, os índices de evasão nos cursos de Engenharia são expressivos. Muitos estudantes que conseguem se matricular nos cursos de Engenharia, acabam abandonando o curso. Muito embora o esforço familiar para mantê-los na escola, as condições socioeconômicas nas quais, muitas vezes se encontram, contribuem fortemente para uma trajetória escolar marcada por rupturas e abandonos. No intuito de diminuir a evasão escolar, as Instituições de Ensino Superior tem oferecido a esses alunos que apresentam uma formação escolar incipiente alguns instrumentos de nivelamento. Nesta pesquisa iremos identificar os instrumentos de nivelamento utilizados pela Faculdade de Ensino de Minas Gerais – FACEMG, para os cursos de Engenharia Civil. Interessa-nos saber se o nivelamento escolar oferecido pela FACEMG contribui na redução da evasão nos cursos de Engenharia Civil. Em busca de resposta para a nossa questão, aplicamos questionários e realizamos grupos focais com os alunos do Curso de Engenharia Civil do primeiro ao quinto período, durante os meses de fevereiro e março. |
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O NIVELAMENTO ESCOLAR COMO INSTRUMENTO DE REDUÇÃO DA EVASÃO NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL – FACEMGEstudos revelam que nas últimas três décadas ocorreram uma expressiva ampliação do ensino superior e, principalmente, nos cursos de Engenharia. No entanto, os índices de evasão nos cursos de Engenharia são expressivos. Muitos estudantes que conseguem se matricular nos cursos de Engenharia, acabam abandonando o curso. Muito embora o esforço familiar para mantê-los na escola, as condições socioeconômicas nas quais, muitas vezes se encontram, contribuem fortemente para uma trajetória escolar marcada por rupturas e abandonos. No intuito de diminuir a evasão escolar, as Instituições de Ensino Superior tem oferecido a esses alunos que apresentam uma formação escolar incipiente alguns instrumentos de nivelamento. Nesta pesquisa iremos identificar os instrumentos de nivelamento utilizados pela Faculdade de Ensino de Minas Gerais – FACEMG, para os cursos de Engenharia Civil. Interessa-nos saber se o nivelamento escolar oferecido pela FACEMG contribui na redução da evasão nos cursos de Engenharia Civil. Em busca de resposta para a nossa questão, aplicamos questionários e realizamos grupos focais com os alunos do Curso de Engenharia Civil do primeiro ao quinto período, durante os meses de fevereiro e março.Universidade Federal de Viçosa - UFV2018-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/jcec/article/view/256610.18540/jcecvl4iss4pp0399-0404The Journal of Engineering and Exact Sciences; Vol. 4 No. 4 (2018); 0399-0404The Journal of Engineering and Exact Sciences; Vol. 4 Núm. 4 (2018); 0399-0404The Journal of Engineering and Exact Sciences; v. 4 n. 4 (2018); 0399-04042527-1075reponame:The Journal of Engineering and Exact Sciencesinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/jcec/article/view/2566/1084Veloso, Cláudia Magarete LacerdaCOUTO, ADRIANA DO CARMO SILVA ROCHAVALENTIM, MAYARA DE CARVALHOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-02T22:02:12Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/2566Revistahttp://www.seer.ufv.br/seer/rbeq2/index.php/req2/oai2527-10752527-1075opendoar:2019-10-02T22:02:12The Journal of Engineering and Exact Sciences - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
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