AS NARRATIVAS COMO UMA POSSIBILIDADE PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CONTEXTO INTERCULTURAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Gabriela Barbosa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bastos Pacheco, Lílian Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVES - Revista Relações Sociais
Texto Completo: https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3170
Resumo: O presente estudo objetiva evidenciar o papel das narrativas como uma possibilidade para o processo de ensino e aprendizagem em contexto intercultural. Inicialmente apresenta-se o contexto histórico das políticas públicas direcionadas para a educação escolar indígena. Posteriormente, discute-se sobre a função das narrativas para o processo de ensino e aprendizagem em contexto intercultural a partir de depoimentos de membros do povo indígena Pataxó Hãhãhãi. Nessa perspectiva, destaca-se a importância do trabalho pedagógico organizado através dos contos do povo indígena Pataxó Hãhãhãi para o ensino formal nessa comunidade, possibilitando a estes o conhecimento de valores da sua própria cultura, bem como o estudo da estrutura formal da língua, através do ensino/aprendizagem de gêneros e tipologias textuais. Considera-se que o trabalho com gêneros textuais narrativos poderá possibilitar aos professores indígenas melhor mediação entre o trabalho com a língua e os saberes culturais, cotejando os conteúdos universais e a transmissão de narrativas locais. 
id UFV-8_2022aefb9759fa15bcc8d7554de7927c
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufv.br:article/3170
network_acronym_str UFV-8
network_name_str REVES - Revista Relações Sociais
repository_id_str
spelling AS NARRATIVAS COMO UMA POSSIBILIDADE PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CONTEXTO INTERCULTURALCultura IndígenaNarrativasEnsino InterculturalO presente estudo objetiva evidenciar o papel das narrativas como uma possibilidade para o processo de ensino e aprendizagem em contexto intercultural. Inicialmente apresenta-se o contexto histórico das políticas públicas direcionadas para a educação escolar indígena. Posteriormente, discute-se sobre a função das narrativas para o processo de ensino e aprendizagem em contexto intercultural a partir de depoimentos de membros do povo indígena Pataxó Hãhãhãi. Nessa perspectiva, destaca-se a importância do trabalho pedagógico organizado através dos contos do povo indígena Pataxó Hãhãhãi para o ensino formal nessa comunidade, possibilitando a estes o conhecimento de valores da sua própria cultura, bem como o estudo da estrutura formal da língua, através do ensino/aprendizagem de gêneros e tipologias textuais. Considera-se que o trabalho com gêneros textuais narrativos poderá possibilitar aos professores indígenas melhor mediação entre o trabalho com a língua e os saberes culturais, cotejando os conteúdos universais e a transmissão de narrativas locais. Universidade Federal de Viçosa - UFV2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/317010.18540/revesvl1iss4pp0569-0582REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 No. 4 (2018); 0569-0582REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 Núm. 4 (2018); 0569-0582REVES - Revista Relações Sociais; v. 1 n. 4 (2018); 0569-05822595-4490reponame:REVES - Revista Relações Sociaisinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3170/2117Souza, Gabriela BarbosaBastos Pacheco, Lílian Mirandainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-03T14:45:55Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/3170Revistahttps://periodicos.ufv.br/reves/PUBhttps://periodicos.ufv.br/reves/oaireves.journal@ufv.br||2595-44902595-4490opendoar:2019-10-03T14:45:55REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv AS NARRATIVAS COMO UMA POSSIBILIDADE PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CONTEXTO INTERCULTURAL
title AS NARRATIVAS COMO UMA POSSIBILIDADE PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CONTEXTO INTERCULTURAL
spellingShingle AS NARRATIVAS COMO UMA POSSIBILIDADE PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CONTEXTO INTERCULTURAL
Souza, Gabriela Barbosa
Cultura Indígena
Narrativas
Ensino Intercultural
title_short AS NARRATIVAS COMO UMA POSSIBILIDADE PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CONTEXTO INTERCULTURAL
title_full AS NARRATIVAS COMO UMA POSSIBILIDADE PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CONTEXTO INTERCULTURAL
title_fullStr AS NARRATIVAS COMO UMA POSSIBILIDADE PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CONTEXTO INTERCULTURAL
title_full_unstemmed AS NARRATIVAS COMO UMA POSSIBILIDADE PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CONTEXTO INTERCULTURAL
title_sort AS NARRATIVAS COMO UMA POSSIBILIDADE PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CONTEXTO INTERCULTURAL
author Souza, Gabriela Barbosa
author_facet Souza, Gabriela Barbosa
Bastos Pacheco, Lílian Miranda
author_role author
author2 Bastos Pacheco, Lílian Miranda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Gabriela Barbosa
Bastos Pacheco, Lílian Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura Indígena
Narrativas
Ensino Intercultural
topic Cultura Indígena
Narrativas
Ensino Intercultural
description O presente estudo objetiva evidenciar o papel das narrativas como uma possibilidade para o processo de ensino e aprendizagem em contexto intercultural. Inicialmente apresenta-se o contexto histórico das políticas públicas direcionadas para a educação escolar indígena. Posteriormente, discute-se sobre a função das narrativas para o processo de ensino e aprendizagem em contexto intercultural a partir de depoimentos de membros do povo indígena Pataxó Hãhãhãi. Nessa perspectiva, destaca-se a importância do trabalho pedagógico organizado através dos contos do povo indígena Pataxó Hãhãhãi para o ensino formal nessa comunidade, possibilitando a estes o conhecimento de valores da sua própria cultura, bem como o estudo da estrutura formal da língua, através do ensino/aprendizagem de gêneros e tipologias textuais. Considera-se que o trabalho com gêneros textuais narrativos poderá possibilitar aos professores indígenas melhor mediação entre o trabalho com a língua e os saberes culturais, cotejando os conteúdos universais e a transmissão de narrativas locais. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3170
10.18540/revesvl1iss4pp0569-0582
url https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3170
identifier_str_mv 10.18540/revesvl1iss4pp0569-0582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3170/2117
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa - UFV
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa - UFV
dc.source.none.fl_str_mv REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 No. 4 (2018); 0569-0582
REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 Núm. 4 (2018); 0569-0582
REVES - Revista Relações Sociais; v. 1 n. 4 (2018); 0569-0582
2595-4490
reponame:REVES - Revista Relações Sociais
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str REVES - Revista Relações Sociais
collection REVES - Revista Relações Sociais
repository.name.fl_str_mv REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv reves.journal@ufv.br||
_version_ 1792207365887492096