HANNAH ARENDT E A QUESTÃO NEGRA NA DESSEGREGAÇÃO DA ESCOLA DE LITTLE ROCK, 1957

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Briskievicz, Danilo Arnaldo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ferreira, Amauri Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVES - Revista Relações Sociais
Texto Completo: https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3154
Resumo: RESUMO. O objetivo deste artigo é discutir o caso de dessegregação racial educacional acontecido na capital do Arkansas, Little Rock, nos Estados Unidos da América, em 4 de setembro de 1957. Para iluminar o contexto social e político das discussões sobre o polêmico caso, retomamos o controverso ensaio de Hannah Arendt publicado em 1959, intitulado Reflexões sobre Little Rock. Contamos, brevemente, a luta dos movimentos sociais norte-americanos ligados à questão negra até o caso Little Rock. Apresentamos variadas relações entre o caso Little Rock e algumas categorias do pensamento arendtiano como igualdade de direitos, mundo comum, responsabilidade, ação, discurso, visibilidade e crise do mundo moderno. Esclarecemos que o mundo comum é uma história comum tecida como resultado da ação e do discurso, em que os agentes se revelam pela palavra, pela voz e pelo gesto. Por fim, evidenciamos que duas mulheres foram escolhidas para narrar Little Rock: Elizabeth Eckford, a estudante de 15 anos que foi hostilizada publicamente e teve seu gesto imortalizado numa fotografia; e outra, Hannah Arendt. A imagem de Eckford foi republicada em diversos jornais, foi vista por Hannah Arendt que reconheceu Little Rock como um caso emblemático para a política e escreveu seu artigo.    ABSTRACT. The purpose of this article is to discuss the case of educational racial desegregation that took place in Arkansas, Little Rock, United States of America, on September 4, 1957. To illuminate the social and political context of the controversial case, we resume the controversial essay by Hannah Arendt published in 1959, entitled Reflections on Little Rock. We briefly recount the struggle of the American social movements linked to the black issue until the Little Rock case. We present various relationships between the Little Rock affair and some categories of Arendtian thought as equal rights, common world, responsibility, action, discourse, visibility and crisis of the modern world. We clarify that the common world is a common history woven as a result of action and discourse, in which agents are revealed by word, voice and gesture. Finally, we note that two women were chosen to narrate Little Rock: Elizabeth Eckford, the 15-year-old student who was publicly harassed and had her gesture immortalized in a photograph; and another, Hannah Arendt. The Eckford’s image was republished in several newspapers, was seen by Hannah Arendt who recognized Little Rock as an emblematic case for politics and wrote her article.
id UFV-8_2d9f5d300e877b98f554614346a1f3f1
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufv.br:article/3154
network_acronym_str UFV-8
network_name_str REVES - Revista Relações Sociais
repository_id_str
spelling HANNAH ARENDT E A QUESTÃO NEGRA NA DESSEGREGAÇÃO DA ESCOLA DE LITTLE ROCK, 1957Movimentos sociais. Questão negra. Política. Educação. Ação.RESUMO. O objetivo deste artigo é discutir o caso de dessegregação racial educacional acontecido na capital do Arkansas, Little Rock, nos Estados Unidos da América, em 4 de setembro de 1957. Para iluminar o contexto social e político das discussões sobre o polêmico caso, retomamos o controverso ensaio de Hannah Arendt publicado em 1959, intitulado Reflexões sobre Little Rock. Contamos, brevemente, a luta dos movimentos sociais norte-americanos ligados à questão negra até o caso Little Rock. Apresentamos variadas relações entre o caso Little Rock e algumas categorias do pensamento arendtiano como igualdade de direitos, mundo comum, responsabilidade, ação, discurso, visibilidade e crise do mundo moderno. Esclarecemos que o mundo comum é uma história comum tecida como resultado da ação e do discurso, em que os agentes se revelam pela palavra, pela voz e pelo gesto. Por fim, evidenciamos que duas mulheres foram escolhidas para narrar Little Rock: Elizabeth Eckford, a estudante de 15 anos que foi hostilizada publicamente e teve seu gesto imortalizado numa fotografia; e outra, Hannah Arendt. A imagem de Eckford foi republicada em diversos jornais, foi vista por Hannah Arendt que reconheceu Little Rock como um caso emblemático para a política e escreveu seu artigo.    ABSTRACT. The purpose of this article is to discuss the case of educational racial desegregation that took place in Arkansas, Little Rock, United States of America, on September 4, 1957. To illuminate the social and political context of the controversial case, we resume the controversial essay by Hannah Arendt published in 1959, entitled Reflections on Little Rock. We briefly recount the struggle of the American social movements linked to the black issue until the Little Rock case. We present various relationships between the Little Rock affair and some categories of Arendtian thought as equal rights, common world, responsibility, action, discourse, visibility and crisis of the modern world. We clarify that the common world is a common history woven as a result of action and discourse, in which agents are revealed by word, voice and gesture. Finally, we note that two women were chosen to narrate Little Rock: Elizabeth Eckford, the 15-year-old student who was publicly harassed and had her gesture immortalized in a photograph; and another, Hannah Arendt. The Eckford’s image was republished in several newspapers, was seen by Hannah Arendt who recognized Little Rock as an emblematic case for politics and wrote her article.Universidade Federal de Viçosa - UFV2019-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/315410.18540/revesvl2iss2pp0160-0174REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 2 No. 2 (2019); 0160-0174REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 2 Núm. 2 (2019); 0160-0174REVES - Revista Relações Sociais; v. 2 n. 2 (2019); 0160-01742595-4490reponame:REVES - Revista Relações Sociaisinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3154/3377Briskievicz, Danilo ArnaldoFerreira, Amauri Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-06T19:24:18Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/3154Revistahttps://periodicos.ufv.br/reves/PUBhttps://periodicos.ufv.br/reves/oaireves.journal@ufv.br||2595-44902595-4490opendoar:2019-09-06T19:24:18REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv HANNAH ARENDT E A QUESTÃO NEGRA NA DESSEGREGAÇÃO DA ESCOLA DE LITTLE ROCK, 1957
title HANNAH ARENDT E A QUESTÃO NEGRA NA DESSEGREGAÇÃO DA ESCOLA DE LITTLE ROCK, 1957
spellingShingle HANNAH ARENDT E A QUESTÃO NEGRA NA DESSEGREGAÇÃO DA ESCOLA DE LITTLE ROCK, 1957
Briskievicz, Danilo Arnaldo
Movimentos sociais. Questão negra. Política. Educação. Ação.
title_short HANNAH ARENDT E A QUESTÃO NEGRA NA DESSEGREGAÇÃO DA ESCOLA DE LITTLE ROCK, 1957
title_full HANNAH ARENDT E A QUESTÃO NEGRA NA DESSEGREGAÇÃO DA ESCOLA DE LITTLE ROCK, 1957
title_fullStr HANNAH ARENDT E A QUESTÃO NEGRA NA DESSEGREGAÇÃO DA ESCOLA DE LITTLE ROCK, 1957
title_full_unstemmed HANNAH ARENDT E A QUESTÃO NEGRA NA DESSEGREGAÇÃO DA ESCOLA DE LITTLE ROCK, 1957
title_sort HANNAH ARENDT E A QUESTÃO NEGRA NA DESSEGREGAÇÃO DA ESCOLA DE LITTLE ROCK, 1957
author Briskievicz, Danilo Arnaldo
author_facet Briskievicz, Danilo Arnaldo
Ferreira, Amauri Carlos
author_role author
author2 Ferreira, Amauri Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Briskievicz, Danilo Arnaldo
Ferreira, Amauri Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Movimentos sociais. Questão negra. Política. Educação. Ação.
topic Movimentos sociais. Questão negra. Política. Educação. Ação.
description RESUMO. O objetivo deste artigo é discutir o caso de dessegregação racial educacional acontecido na capital do Arkansas, Little Rock, nos Estados Unidos da América, em 4 de setembro de 1957. Para iluminar o contexto social e político das discussões sobre o polêmico caso, retomamos o controverso ensaio de Hannah Arendt publicado em 1959, intitulado Reflexões sobre Little Rock. Contamos, brevemente, a luta dos movimentos sociais norte-americanos ligados à questão negra até o caso Little Rock. Apresentamos variadas relações entre o caso Little Rock e algumas categorias do pensamento arendtiano como igualdade de direitos, mundo comum, responsabilidade, ação, discurso, visibilidade e crise do mundo moderno. Esclarecemos que o mundo comum é uma história comum tecida como resultado da ação e do discurso, em que os agentes se revelam pela palavra, pela voz e pelo gesto. Por fim, evidenciamos que duas mulheres foram escolhidas para narrar Little Rock: Elizabeth Eckford, a estudante de 15 anos que foi hostilizada publicamente e teve seu gesto imortalizado numa fotografia; e outra, Hannah Arendt. A imagem de Eckford foi republicada em diversos jornais, foi vista por Hannah Arendt que reconheceu Little Rock como um caso emblemático para a política e escreveu seu artigo.    ABSTRACT. The purpose of this article is to discuss the case of educational racial desegregation that took place in Arkansas, Little Rock, United States of America, on September 4, 1957. To illuminate the social and political context of the controversial case, we resume the controversial essay by Hannah Arendt published in 1959, entitled Reflections on Little Rock. We briefly recount the struggle of the American social movements linked to the black issue until the Little Rock case. We present various relationships between the Little Rock affair and some categories of Arendtian thought as equal rights, common world, responsibility, action, discourse, visibility and crisis of the modern world. We clarify that the common world is a common history woven as a result of action and discourse, in which agents are revealed by word, voice and gesture. Finally, we note that two women were chosen to narrate Little Rock: Elizabeth Eckford, the 15-year-old student who was publicly harassed and had her gesture immortalized in a photograph; and another, Hannah Arendt. The Eckford’s image was republished in several newspapers, was seen by Hannah Arendt who recognized Little Rock as an emblematic case for politics and wrote her article.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3154
10.18540/revesvl2iss2pp0160-0174
url https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3154
identifier_str_mv 10.18540/revesvl2iss2pp0160-0174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3154/3377
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa - UFV
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa - UFV
dc.source.none.fl_str_mv REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 2 No. 2 (2019); 0160-0174
REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 2 Núm. 2 (2019); 0160-0174
REVES - Revista Relações Sociais; v. 2 n. 2 (2019); 0160-0174
2595-4490
reponame:REVES - Revista Relações Sociais
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str REVES - Revista Relações Sociais
collection REVES - Revista Relações Sociais
repository.name.fl_str_mv REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv reves.journal@ufv.br||
_version_ 1792207365872812032