OUTRAS “PEDAGOGIAS” PARA A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sirino, Marcio Bernardino
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ferreira, Arthur Vianna, Mota, Patricia Flavia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVES - Revista Relações Sociais
Texto Completo: https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3145
Resumo: O presente artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão teórica sobre a possibilidade de materialização da Educação em Tempo Integral com o aporte teórico de novas formas pedagógicas para organizá-la. A partir da compreensão de Paiva (2015) sobre as obras de Paulo Freire no que tange à construção de outras “Pedagogias” (p. 123), trazemos, nesta produção, quatro possibilidades de organização da jornada escolar dos educandos, na perspectiva de se alcançar uma educação, efetivamente, integral, a saber: a Pedagogia do Oprimido (FREIRE, 1987); a Pedagogia da Autonomia (FREIRE, 1996); a Pedagogia da Convivência (JARES, 2008) e a Pedagogia da Hospitalidade (BAPTISTA, 2012). Com uma perspectiva metodológica de cunho qualitativo, buscamos, por meio da pesquisa bibliográfica, evidenciar a necessidade de potencializar as multiplicidades de pedagogias que possibilitem a construção de um cotidiano escolar – e/ou não escolar – em tempo integral diferenciado onde os valores da cidadania, trabalho e convivência sejam elementos integralizadores do processo educacional.
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