A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA COMO PROPOSTA DE EDUCAÇÃO NO CAMPO: UM ESTUDO NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA ITAPIREMA EM RONDÔNIA, BRASIL
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REVES - Revista Relações Sociais |
Texto Completo: | https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3253 |
Resumo: | RESUMO. Este estudo evidencia as contribuições da Pedagogia da Alternância na formação educacional e social dos estudantes residentes em uma área rural no Estado de Rondônia. O princípio básico da Pedagogia da Alternância propõe aos estudantes mesclar períodos em regime de internato na escola com outros em casa. Esta proposta foi criada por camponeses da França em 1935. No Brasil, essa iniciativa chegou a partir de missões jesuítas no Espírito Santo, em 1969. Logo se espalhou por 20 estados brasileiros, onde os alunos cursam disciplinas regulares do currículo do Ensino Fundamental e Médio, além das disciplinas específicas relacionadas à agropecuária. Trata-se de um estudo de caso de natureza descritiva, em uma abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, foi realizada uma pesquisa documental e entrevistas com professores e com alunos concluintes do curso técnico em agropecuária de uma Escola Família Agrícola (EFA). Constatou-se que a relação de ensino e aprendizagem entre os professores e os estudantes da EFA baseia-se em quatro pilares: Formação integral, Pedagogia da Alternância, Inclusão social e Associativismo. Pelos resultados, pôde-se observar a opção predominante em estudar na Escola Família Agrícola (EFA Itapirema) pelo fato de a escola possuir um curso técnico de preparação profissional. A pesquisa identificou uma carência de investimentos em infraestrutura e materiais pedagógicos na escola. Contudo, destaca-se no estudo que a totalidade dos alunos egressos se mostra satisfeita com a escola. ABSTRACT. This study evidences the contributions of the Alternation Pedagogy in the educational and social formation of young people living in a rural area in the State of Rondônia. The basic principle of Alternation Pedagogy proposes that students merge periods in boarding school with others periods at home. This methodology was created by peasants from France in 1935. In Brazil, this initiative came from Jesuit missions in the state of Espírito Santo, in 1969. Soon it spread to 20 Brazilian states, where students attend regular disciplines of the curriculum of Elementary and Middle School, in addition to the specific disciplines related to agriculture and cattle raising. This is a descriptive case study in a qualitative approach. For the collection of data, a documentary research was carried and interviews were conducted with teachers and with students graduating from the agricultural technical school of an Agricultural Family School (EFA). It was found that the teaching and learning relationship among teachers and students of the EFA is based on four pillars: Integral Education, Alternation Pedagogy, Social Inclusion and Associativism. From the results, it was possible to observe the predominant option in studying at the Agricultural Family School (EFA Itapirema) because the school has a technical course of professional preparation. The research identified a lack of investments in infrastructure and teaching materials in the school. However, it is noteworthy in the study that the totality of the former students is satisfied with the school. |
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A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA COMO PROPOSTA DE EDUCAÇÃO NO CAMPO: UM ESTUDO NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA ITAPIREMA EM RONDÔNIA, BRASILEducação RuralPedagogia da AlternânciaEscola Família Agrícola.RESUMO. Este estudo evidencia as contribuições da Pedagogia da Alternância na formação educacional e social dos estudantes residentes em uma área rural no Estado de Rondônia. O princípio básico da Pedagogia da Alternância propõe aos estudantes mesclar períodos em regime de internato na escola com outros em casa. Esta proposta foi criada por camponeses da França em 1935. No Brasil, essa iniciativa chegou a partir de missões jesuítas no Espírito Santo, em 1969. Logo se espalhou por 20 estados brasileiros, onde os alunos cursam disciplinas regulares do currículo do Ensino Fundamental e Médio, além das disciplinas específicas relacionadas à agropecuária. Trata-se de um estudo de caso de natureza descritiva, em uma abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, foi realizada uma pesquisa documental e entrevistas com professores e com alunos concluintes do curso técnico em agropecuária de uma Escola Família Agrícola (EFA). Constatou-se que a relação de ensino e aprendizagem entre os professores e os estudantes da EFA baseia-se em quatro pilares: Formação integral, Pedagogia da Alternância, Inclusão social e Associativismo. Pelos resultados, pôde-se observar a opção predominante em estudar na Escola Família Agrícola (EFA Itapirema) pelo fato de a escola possuir um curso técnico de preparação profissional. A pesquisa identificou uma carência de investimentos em infraestrutura e materiais pedagógicos na escola. Contudo, destaca-se no estudo que a totalidade dos alunos egressos se mostra satisfeita com a escola. ABSTRACT. This study evidences the contributions of the Alternation Pedagogy in the educational and social formation of young people living in a rural area in the State of Rondônia. The basic principle of Alternation Pedagogy proposes that students merge periods in boarding school with others periods at home. This methodology was created by peasants from France in 1935. In Brazil, this initiative came from Jesuit missions in the state of Espírito Santo, in 1969. Soon it spread to 20 Brazilian states, where students attend regular disciplines of the curriculum of Elementary and Middle School, in addition to the specific disciplines related to agriculture and cattle raising. This is a descriptive case study in a qualitative approach. For the collection of data, a documentary research was carried and interviews were conducted with teachers and with students graduating from the agricultural technical school of an Agricultural Family School (EFA). It was found that the teaching and learning relationship among teachers and students of the EFA is based on four pillars: Integral Education, Alternation Pedagogy, Social Inclusion and Associativism. From the results, it was possible to observe the predominant option in studying at the Agricultural Family School (EFA Itapirema) because the school has a technical course of professional preparation. The research identified a lack of investments in infrastructure and teaching materials in the school. However, it is noteworthy in the study that the totality of the former students is satisfied with the school.Universidade Federal de Viçosa - UFV2019-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/325310.18540/revesvl2iss2pp0190-0204REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 2 No. 2 (2019); 0190-0204REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 2 Núm. 2 (2019); 0190-0204REVES - Revista Relações Sociais; v. 2 n. 2 (2019); 0190-02042595-4490reponame:REVES - Revista Relações Sociaisinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3253/3376Santos, Claudineia Ferreira dosLima, Charles Carminati deBarrios, Yanet ReimondoRocha, Daniete Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-06T19:24:18Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/3253Revistahttps://periodicos.ufv.br/reves/PUBhttps://periodicos.ufv.br/reves/oaireves.journal@ufv.br||2595-44902595-4490opendoar:2019-09-06T19:24:18REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
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