PAPEL DO SUPERVISOR ESCOLAR DIANTE DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Marlons Lino da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Siqueira, Antonio Marcos de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVES - Revista Relações Sociais
Texto Completo: https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/9040
Resumo: RESUMO. A preocupação básica deste estudo é refletir sobre o papel do supervisor escolar diante da relação professor/aluno, relação esta que se faz imprescindível para que o processo educativo aconteça. Este artigo tem como objetivo analisar a importância de um bom relacionamento entre professores e alunos no processo de construção do conhecimento. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de diversos autores, procurando enfatizar a importância do bom convívio entre educando e educadores, bem como a necessidade do pedagogo cuidar para que a dimensão interpessoal entre ensinantes e aprendentes não interfira de modo negativo no processo ensino-aprendizagem. Concluiu-se a importância de ter um supervisor escolar atuando como mediador dos afetos que ocorrem no interior da escola, de modo a garantir que o processo educativo formal aconteça com qualidade.   ABSTRACT. The basic concern of this study is to reflect on the role of the school supervisor regarding the teacher / student relationship, which is essential for the educational process to happen. This article aims to analyze the importance of a good relationship between teachers and students in the process of knowledge construction. A bibliographic research was carried out considering the contributions of several authors, trying to emphasize the importance of the good coexistence between educating and educators, as well as the necessity of the pedagogue to take care that the interpersonal dimension between teachers and learners does not negatively interfere in the teaching process. learning. It was concluded the importance of having a school supervisor acting as a mediator of the affections that occur within the school, in order to ensure that the formal educational process happens with quality.
id UFV-8_8da2f8a8e88587471900ef498e918e0d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufv.br:article/9040
network_acronym_str UFV-8
network_name_str REVES - Revista Relações Sociais
repository_id_str
spelling PAPEL DO SUPERVISOR ESCOLAR DIANTE DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNOAluno. Professor. Relações. Supervisor.RESUMO. A preocupação básica deste estudo é refletir sobre o papel do supervisor escolar diante da relação professor/aluno, relação esta que se faz imprescindível para que o processo educativo aconteça. Este artigo tem como objetivo analisar a importância de um bom relacionamento entre professores e alunos no processo de construção do conhecimento. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de diversos autores, procurando enfatizar a importância do bom convívio entre educando e educadores, bem como a necessidade do pedagogo cuidar para que a dimensão interpessoal entre ensinantes e aprendentes não interfira de modo negativo no processo ensino-aprendizagem. Concluiu-se a importância de ter um supervisor escolar atuando como mediador dos afetos que ocorrem no interior da escola, de modo a garantir que o processo educativo formal aconteça com qualidade.   ABSTRACT. The basic concern of this study is to reflect on the role of the school supervisor regarding the teacher / student relationship, which is essential for the educational process to happen. This article aims to analyze the importance of a good relationship between teachers and students in the process of knowledge construction. A bibliographic research was carried out considering the contributions of several authors, trying to emphasize the importance of the good coexistence between educating and educators, as well as the necessity of the pedagogue to take care that the interpersonal dimension between teachers and learners does not negatively interfere in the teaching process. learning. It was concluded the importance of having a school supervisor acting as a mediator of the affections that occur within the school, in order to ensure that the formal educational process happens with quality.Universidade Federal de Viçosa - UFV2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/904010.18540/revesvl1iss4pp0690-0697REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 No. 4 (2018); 0690-0697REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 Núm. 4 (2018); 0690-0697REVES - Revista Relações Sociais; v. 1 n. 4 (2018); 0690-06972595-4490reponame:REVES - Revista Relações Sociaisinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/9040/3650Cruz, Marlons Lino daSiqueira, Antonio Marcos de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-27T18:13:19Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/9040Revistahttps://periodicos.ufv.br/reves/PUBhttps://periodicos.ufv.br/reves/oaireves.journal@ufv.br||2595-44902595-4490opendoar:2020-02-27T18:13:19REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv PAPEL DO SUPERVISOR ESCOLAR DIANTE DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
title PAPEL DO SUPERVISOR ESCOLAR DIANTE DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
spellingShingle PAPEL DO SUPERVISOR ESCOLAR DIANTE DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Cruz, Marlons Lino da
Aluno. Professor. Relações. Supervisor.
title_short PAPEL DO SUPERVISOR ESCOLAR DIANTE DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
title_full PAPEL DO SUPERVISOR ESCOLAR DIANTE DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
title_fullStr PAPEL DO SUPERVISOR ESCOLAR DIANTE DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
title_full_unstemmed PAPEL DO SUPERVISOR ESCOLAR DIANTE DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
title_sort PAPEL DO SUPERVISOR ESCOLAR DIANTE DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
author Cruz, Marlons Lino da
author_facet Cruz, Marlons Lino da
Siqueira, Antonio Marcos de Oliveira
author_role author
author2 Siqueira, Antonio Marcos de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Marlons Lino da
Siqueira, Antonio Marcos de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Aluno. Professor. Relações. Supervisor.
topic Aluno. Professor. Relações. Supervisor.
description RESUMO. A preocupação básica deste estudo é refletir sobre o papel do supervisor escolar diante da relação professor/aluno, relação esta que se faz imprescindível para que o processo educativo aconteça. Este artigo tem como objetivo analisar a importância de um bom relacionamento entre professores e alunos no processo de construção do conhecimento. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de diversos autores, procurando enfatizar a importância do bom convívio entre educando e educadores, bem como a necessidade do pedagogo cuidar para que a dimensão interpessoal entre ensinantes e aprendentes não interfira de modo negativo no processo ensino-aprendizagem. Concluiu-se a importância de ter um supervisor escolar atuando como mediador dos afetos que ocorrem no interior da escola, de modo a garantir que o processo educativo formal aconteça com qualidade.   ABSTRACT. The basic concern of this study is to reflect on the role of the school supervisor regarding the teacher / student relationship, which is essential for the educational process to happen. This article aims to analyze the importance of a good relationship between teachers and students in the process of knowledge construction. A bibliographic research was carried out considering the contributions of several authors, trying to emphasize the importance of the good coexistence between educating and educators, as well as the necessity of the pedagogue to take care that the interpersonal dimension between teachers and learners does not negatively interfere in the teaching process. learning. It was concluded the importance of having a school supervisor acting as a mediator of the affections that occur within the school, in order to ensure that the formal educational process happens with quality.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/9040
10.18540/revesvl1iss4pp0690-0697
url https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/9040
identifier_str_mv 10.18540/revesvl1iss4pp0690-0697
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/9040/3650
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa - UFV
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa - UFV
dc.source.none.fl_str_mv REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 No. 4 (2018); 0690-0697
REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 Núm. 4 (2018); 0690-0697
REVES - Revista Relações Sociais; v. 1 n. 4 (2018); 0690-0697
2595-4490
reponame:REVES - Revista Relações Sociais
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str REVES - Revista Relações Sociais
collection REVES - Revista Relações Sociais
repository.name.fl_str_mv REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv reves.journal@ufv.br||
_version_ 1792207366411780096