GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: UM OLHAR SOBRE AS ESCOLAS DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE ITABUNA – BA
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REVES - Revista Relações Sociais |
Texto Completo: | https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3187 |
Resumo: | O presente artigo visa fazer uma discussão tomando como ponto de apoio uma pesquisa quali-quantitativa que teve como objetivo investigar como se dá a Gestão Democrática nas escolas do Campo do Município de Itabuna – BA, como uma ferramenta de transformação social no contexto do sistema capitalista. Os instrumentos para coleta de dados foram revisão bibliográfica e aplicação de questionários, e o referencial teórico traz como suporte o materialismo histórico dialético. Legalmente, fundamentamos nos documentos oficiais nacionais, Constituição federal (1988), Lei de Diretrizes e Bases (1996) e as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica das Escolas do Campo (2002), no intuito de melhor entender como se efetiva a gestão escolar democrática no contexto campesino. No debate da democracia sob o viés socialista foram utilizados alguns autores, a exemplo de Coutinho (1979), Hora (2007) e Wood (2003), além de outros. Os resultados da pesquisa mostram que apesar de muitas vezes afirmar-se que existe gestão democrática nas escolas do campo, as práticas não são verdadeiramente democráticas, uma vez que não envolve todos os sujeitos da comunidade escolar |
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GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: UM OLHAR SOBRE AS ESCOLAS DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE ITABUNA – BADemocracia. Educação do Campo. Gestão escolar democrática.O presente artigo visa fazer uma discussão tomando como ponto de apoio uma pesquisa quali-quantitativa que teve como objetivo investigar como se dá a Gestão Democrática nas escolas do Campo do Município de Itabuna – BA, como uma ferramenta de transformação social no contexto do sistema capitalista. Os instrumentos para coleta de dados foram revisão bibliográfica e aplicação de questionários, e o referencial teórico traz como suporte o materialismo histórico dialético. Legalmente, fundamentamos nos documentos oficiais nacionais, Constituição federal (1988), Lei de Diretrizes e Bases (1996) e as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica das Escolas do Campo (2002), no intuito de melhor entender como se efetiva a gestão escolar democrática no contexto campesino. No debate da democracia sob o viés socialista foram utilizados alguns autores, a exemplo de Coutinho (1979), Hora (2007) e Wood (2003), além de outros. Os resultados da pesquisa mostram que apesar de muitas vezes afirmar-se que existe gestão democrática nas escolas do campo, as práticas não são verdadeiramente democráticas, uma vez que não envolve todos os sujeitos da comunidade escolarUniversidade Federal de Viçosa - UFV2018-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/318710.18540/revesvl1iss3pp0382-0396REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 No. 3 (2018); 0382-0396REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 Núm. 3 (2018); 0382-0396REVES - Revista Relações Sociais; v. 1 n. 3 (2018); 0382-03962595-4490reponame:REVES - Revista Relações Sociaisinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3187/1516dos Santos, Valéria Prazeresdos Santos, Arlete Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-24T19:27:36Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/3187Revistahttps://periodicos.ufv.br/reves/PUBhttps://periodicos.ufv.br/reves/oaireves.journal@ufv.br||2595-44902595-4490opendoar:2019-09-24T19:27:36REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
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