FORMAÇÃO DOCENTE PARA AS ESCOLAS CIDADÃS DA PARAÍBA: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA GIRA MUNDO FINLÂNDIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cotrim Guimarães, Iza Manuella Aires
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: D'Andrea, Alexandre Fonseca, Ouverney King, Jamylle Rebouças
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVES - Revista Relações Sociais
Texto Completo: https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3173
Resumo: O Programa Gira Mundo Finlândia (GMF) é uma iniciativa do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação, e tem como objetivo a capacitação de servidores efetivos da Rede Estadual de Ensino em Universidades de Ciências Aplicadas da Finlândia. Com um período de imersão entre quatro a oito semanas na Finlândia, professores e gestores visitaram escolas, organizações e vivenciaram o sistema educacional finlandês. No retorno à Paraíba, desenvolveram um projeto de aprimoramento das práticas pedagógicas nas escolas em que atuam. Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do GMF para a formação docente para a EPT, especialmente pelas Escolas Cidadãs. Para tanto, foram analisados os relatórios e outros instrumentos elaborados pela coordenação do Programa a partir de seminários e atividades de acompanhamento do GMF, aplicadas aos seus participantes durante a capacitação na Finlândia e durante o desenvolvimento dos projetos aplicados nas suas escolas de origem no estado.  A análise teve seu foco no perfil de competências e objetivos identificados no desenvolvimento do Programa, a partir de categorias relacionadas a: realidade Brasil x Finlândia e possibilidades de aprimoramento da Educação Brasileira; processo de ensino-aprendizagem sob a perspectiva da abordagem centrada no estudante; metodologias ativas e ferramentas digitais; práticas curriculares diferenciadas; vínculos com a comunidade e outras escolas da Paraíba. Conclui-se que o perfil das competências desenvolvidas no GMF e seus objetivos de aprendizagem relacionados permitem melhorias individuais e coletivas do processo de ensino-aprendizagem, em especial para as Escolas Cidadãs, considerando uma formação direcionada ao protagonismo juvenil.
id UFV-8_d12795534644b4ef1f8fa5ff2d2bbce9
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufv.br:article/3173
network_acronym_str UFV-8
network_name_str REVES - Revista Relações Sociais
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DOCENTE PARA AS ESCOLAS CIDADÃS DA PARAÍBA: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA GIRA MUNDO FINLÂNDIAformação de professores. Políticas públicas. Educação profissional. Inovação em educação. Protagonismo juvenil.O Programa Gira Mundo Finlândia (GMF) é uma iniciativa do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação, e tem como objetivo a capacitação de servidores efetivos da Rede Estadual de Ensino em Universidades de Ciências Aplicadas da Finlândia. Com um período de imersão entre quatro a oito semanas na Finlândia, professores e gestores visitaram escolas, organizações e vivenciaram o sistema educacional finlandês. No retorno à Paraíba, desenvolveram um projeto de aprimoramento das práticas pedagógicas nas escolas em que atuam. Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do GMF para a formação docente para a EPT, especialmente pelas Escolas Cidadãs. Para tanto, foram analisados os relatórios e outros instrumentos elaborados pela coordenação do Programa a partir de seminários e atividades de acompanhamento do GMF, aplicadas aos seus participantes durante a capacitação na Finlândia e durante o desenvolvimento dos projetos aplicados nas suas escolas de origem no estado.  A análise teve seu foco no perfil de competências e objetivos identificados no desenvolvimento do Programa, a partir de categorias relacionadas a: realidade Brasil x Finlândia e possibilidades de aprimoramento da Educação Brasileira; processo de ensino-aprendizagem sob a perspectiva da abordagem centrada no estudante; metodologias ativas e ferramentas digitais; práticas curriculares diferenciadas; vínculos com a comunidade e outras escolas da Paraíba. Conclui-se que o perfil das competências desenvolvidas no GMF e seus objetivos de aprendizagem relacionados permitem melhorias individuais e coletivas do processo de ensino-aprendizagem, em especial para as Escolas Cidadãs, considerando uma formação direcionada ao protagonismo juvenil.Universidade Federal de Viçosa - UFV2018-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/317310.18540/revesvl1iss2pp0182-0193REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 No. 2 (2018); 0182-0193REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 Núm. 2 (2018); 0182-0193REVES - Revista Relações Sociais; v. 1 n. 2 (2018); 0182-01932595-4490reponame:REVES - Revista Relações Sociaisinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3173/1510Cotrim Guimarães, Iza Manuella AiresD'Andrea, Alexandre FonsecaOuverney King, Jamylle Rebouçasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-06T18:41:24Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/3173Revistahttps://periodicos.ufv.br/reves/PUBhttps://periodicos.ufv.br/reves/oaireves.journal@ufv.br||2595-44902595-4490opendoar:2018-12-06T18:41:24REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DOCENTE PARA AS ESCOLAS CIDADÃS DA PARAÍBA: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA GIRA MUNDO FINLÂNDIA
title FORMAÇÃO DOCENTE PARA AS ESCOLAS CIDADÃS DA PARAÍBA: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA GIRA MUNDO FINLÂNDIA
spellingShingle FORMAÇÃO DOCENTE PARA AS ESCOLAS CIDADÃS DA PARAÍBA: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA GIRA MUNDO FINLÂNDIA
Cotrim Guimarães, Iza Manuella Aires
formação de professores. Políticas públicas. Educação profissional. Inovação em educação. Protagonismo juvenil.
title_short FORMAÇÃO DOCENTE PARA AS ESCOLAS CIDADÃS DA PARAÍBA: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA GIRA MUNDO FINLÂNDIA
title_full FORMAÇÃO DOCENTE PARA AS ESCOLAS CIDADÃS DA PARAÍBA: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA GIRA MUNDO FINLÂNDIA
title_fullStr FORMAÇÃO DOCENTE PARA AS ESCOLAS CIDADÃS DA PARAÍBA: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA GIRA MUNDO FINLÂNDIA
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DOCENTE PARA AS ESCOLAS CIDADÃS DA PARAÍBA: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA GIRA MUNDO FINLÂNDIA
title_sort FORMAÇÃO DOCENTE PARA AS ESCOLAS CIDADÃS DA PARAÍBA: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA GIRA MUNDO FINLÂNDIA
author Cotrim Guimarães, Iza Manuella Aires
author_facet Cotrim Guimarães, Iza Manuella Aires
D'Andrea, Alexandre Fonseca
Ouverney King, Jamylle Rebouças
author_role author
author2 D'Andrea, Alexandre Fonseca
Ouverney King, Jamylle Rebouças
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cotrim Guimarães, Iza Manuella Aires
D'Andrea, Alexandre Fonseca
Ouverney King, Jamylle Rebouças
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores. Políticas públicas. Educação profissional. Inovação em educação. Protagonismo juvenil.
topic formação de professores. Políticas públicas. Educação profissional. Inovação em educação. Protagonismo juvenil.
description O Programa Gira Mundo Finlândia (GMF) é uma iniciativa do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação, e tem como objetivo a capacitação de servidores efetivos da Rede Estadual de Ensino em Universidades de Ciências Aplicadas da Finlândia. Com um período de imersão entre quatro a oito semanas na Finlândia, professores e gestores visitaram escolas, organizações e vivenciaram o sistema educacional finlandês. No retorno à Paraíba, desenvolveram um projeto de aprimoramento das práticas pedagógicas nas escolas em que atuam. Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do GMF para a formação docente para a EPT, especialmente pelas Escolas Cidadãs. Para tanto, foram analisados os relatórios e outros instrumentos elaborados pela coordenação do Programa a partir de seminários e atividades de acompanhamento do GMF, aplicadas aos seus participantes durante a capacitação na Finlândia e durante o desenvolvimento dos projetos aplicados nas suas escolas de origem no estado.  A análise teve seu foco no perfil de competências e objetivos identificados no desenvolvimento do Programa, a partir de categorias relacionadas a: realidade Brasil x Finlândia e possibilidades de aprimoramento da Educação Brasileira; processo de ensino-aprendizagem sob a perspectiva da abordagem centrada no estudante; metodologias ativas e ferramentas digitais; práticas curriculares diferenciadas; vínculos com a comunidade e outras escolas da Paraíba. Conclui-se que o perfil das competências desenvolvidas no GMF e seus objetivos de aprendizagem relacionados permitem melhorias individuais e coletivas do processo de ensino-aprendizagem, em especial para as Escolas Cidadãs, considerando uma formação direcionada ao protagonismo juvenil.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3173
10.18540/revesvl1iss2pp0182-0193
url https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3173
identifier_str_mv 10.18540/revesvl1iss2pp0182-0193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3173/1510
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa - UFV
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa - UFV
dc.source.none.fl_str_mv REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 No. 2 (2018); 0182-0193
REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 Núm. 2 (2018); 0182-0193
REVES - Revista Relações Sociais; v. 1 n. 2 (2018); 0182-0193
2595-4490
reponame:REVES - Revista Relações Sociais
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str REVES - Revista Relações Sociais
collection REVES - Revista Relações Sociais
repository.name.fl_str_mv REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv reves.journal@ufv.br||
_version_ 1792207365891686400