FORMAÇÃO DOCENTE PARA AS ESCOLAS CIDADÃS DA PARAÍBA: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA GIRA MUNDO FINLÂNDIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REVES - Revista Relações Sociais |
Texto Completo: | https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3173 |
Resumo: | O Programa Gira Mundo Finlândia (GMF) é uma iniciativa do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação, e tem como objetivo a capacitação de servidores efetivos da Rede Estadual de Ensino em Universidades de Ciências Aplicadas da Finlândia. Com um período de imersão entre quatro a oito semanas na Finlândia, professores e gestores visitaram escolas, organizações e vivenciaram o sistema educacional finlandês. No retorno à Paraíba, desenvolveram um projeto de aprimoramento das práticas pedagógicas nas escolas em que atuam. Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do GMF para a formação docente para a EPT, especialmente pelas Escolas Cidadãs. Para tanto, foram analisados os relatórios e outros instrumentos elaborados pela coordenação do Programa a partir de seminários e atividades de acompanhamento do GMF, aplicadas aos seus participantes durante a capacitação na Finlândia e durante o desenvolvimento dos projetos aplicados nas suas escolas de origem no estado. A análise teve seu foco no perfil de competências e objetivos identificados no desenvolvimento do Programa, a partir de categorias relacionadas a: realidade Brasil x Finlândia e possibilidades de aprimoramento da Educação Brasileira; processo de ensino-aprendizagem sob a perspectiva da abordagem centrada no estudante; metodologias ativas e ferramentas digitais; práticas curriculares diferenciadas; vínculos com a comunidade e outras escolas da Paraíba. Conclui-se que o perfil das competências desenvolvidas no GMF e seus objetivos de aprendizagem relacionados permitem melhorias individuais e coletivas do processo de ensino-aprendizagem, em especial para as Escolas Cidadãs, considerando uma formação direcionada ao protagonismo juvenil. |
id |
UFV-8_d12795534644b4ef1f8fa5ff2d2bbce9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufv.br:article/3173 |
network_acronym_str |
UFV-8 |
network_name_str |
REVES - Revista Relações Sociais |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA AS ESCOLAS CIDADÃS DA PARAÍBA: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA GIRA MUNDO FINLÂNDIAformação de professores. Políticas públicas. Educação profissional. Inovação em educação. Protagonismo juvenil.O Programa Gira Mundo Finlândia (GMF) é uma iniciativa do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação, e tem como objetivo a capacitação de servidores efetivos da Rede Estadual de Ensino em Universidades de Ciências Aplicadas da Finlândia. Com um período de imersão entre quatro a oito semanas na Finlândia, professores e gestores visitaram escolas, organizações e vivenciaram o sistema educacional finlandês. No retorno à Paraíba, desenvolveram um projeto de aprimoramento das práticas pedagógicas nas escolas em que atuam. Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do GMF para a formação docente para a EPT, especialmente pelas Escolas Cidadãs. Para tanto, foram analisados os relatórios e outros instrumentos elaborados pela coordenação do Programa a partir de seminários e atividades de acompanhamento do GMF, aplicadas aos seus participantes durante a capacitação na Finlândia e durante o desenvolvimento dos projetos aplicados nas suas escolas de origem no estado. A análise teve seu foco no perfil de competências e objetivos identificados no desenvolvimento do Programa, a partir de categorias relacionadas a: realidade Brasil x Finlândia e possibilidades de aprimoramento da Educação Brasileira; processo de ensino-aprendizagem sob a perspectiva da abordagem centrada no estudante; metodologias ativas e ferramentas digitais; práticas curriculares diferenciadas; vínculos com a comunidade e outras escolas da Paraíba. Conclui-se que o perfil das competências desenvolvidas no GMF e seus objetivos de aprendizagem relacionados permitem melhorias individuais e coletivas do processo de ensino-aprendizagem, em especial para as Escolas Cidadãs, considerando uma formação direcionada ao protagonismo juvenil.Universidade Federal de Viçosa - UFV2018-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/317310.18540/revesvl1iss2pp0182-0193REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 No. 2 (2018); 0182-0193REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 Núm. 2 (2018); 0182-0193REVES - Revista Relações Sociais; v. 1 n. 2 (2018); 0182-01932595-4490reponame:REVES - Revista Relações Sociaisinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3173/1510Cotrim Guimarães, Iza Manuella AiresD'Andrea, Alexandre FonsecaOuverney King, Jamylle Rebouçasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-06T18:41:24Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/3173Revistahttps://periodicos.ufv.br/reves/PUBhttps://periodicos.ufv.br/reves/oaireves.journal@ufv.br||2595-44902595-4490opendoar:2018-12-06T18:41:24REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA AS ESCOLAS CIDADÃS DA PARAÍBA: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA GIRA MUNDO FINLÂNDIA |
title |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA AS ESCOLAS CIDADÃS DA PARAÍBA: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA GIRA MUNDO FINLÂNDIA |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA AS ESCOLAS CIDADÃS DA PARAÍBA: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA GIRA MUNDO FINLÂNDIA Cotrim Guimarães, Iza Manuella Aires formação de professores. Políticas públicas. Educação profissional. Inovação em educação. Protagonismo juvenil. |
title_short |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA AS ESCOLAS CIDADÃS DA PARAÍBA: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA GIRA MUNDO FINLÂNDIA |
title_full |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA AS ESCOLAS CIDADÃS DA PARAÍBA: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA GIRA MUNDO FINLÂNDIA |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA AS ESCOLAS CIDADÃS DA PARAÍBA: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA GIRA MUNDO FINLÂNDIA |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA AS ESCOLAS CIDADÃS DA PARAÍBA: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA GIRA MUNDO FINLÂNDIA |
title_sort |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA AS ESCOLAS CIDADÃS DA PARAÍBA: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA GIRA MUNDO FINLÂNDIA |
author |
Cotrim Guimarães, Iza Manuella Aires |
author_facet |
Cotrim Guimarães, Iza Manuella Aires D'Andrea, Alexandre Fonseca Ouverney King, Jamylle Rebouças |
author_role |
author |
author2 |
D'Andrea, Alexandre Fonseca Ouverney King, Jamylle Rebouças |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cotrim Guimarães, Iza Manuella Aires D'Andrea, Alexandre Fonseca Ouverney King, Jamylle Rebouças |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação de professores. Políticas públicas. Educação profissional. Inovação em educação. Protagonismo juvenil. |
topic |
formação de professores. Políticas públicas. Educação profissional. Inovação em educação. Protagonismo juvenil. |
description |
O Programa Gira Mundo Finlândia (GMF) é uma iniciativa do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação, e tem como objetivo a capacitação de servidores efetivos da Rede Estadual de Ensino em Universidades de Ciências Aplicadas da Finlândia. Com um período de imersão entre quatro a oito semanas na Finlândia, professores e gestores visitaram escolas, organizações e vivenciaram o sistema educacional finlandês. No retorno à Paraíba, desenvolveram um projeto de aprimoramento das práticas pedagógicas nas escolas em que atuam. Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do GMF para a formação docente para a EPT, especialmente pelas Escolas Cidadãs. Para tanto, foram analisados os relatórios e outros instrumentos elaborados pela coordenação do Programa a partir de seminários e atividades de acompanhamento do GMF, aplicadas aos seus participantes durante a capacitação na Finlândia e durante o desenvolvimento dos projetos aplicados nas suas escolas de origem no estado. A análise teve seu foco no perfil de competências e objetivos identificados no desenvolvimento do Programa, a partir de categorias relacionadas a: realidade Brasil x Finlândia e possibilidades de aprimoramento da Educação Brasileira; processo de ensino-aprendizagem sob a perspectiva da abordagem centrada no estudante; metodologias ativas e ferramentas digitais; práticas curriculares diferenciadas; vínculos com a comunidade e outras escolas da Paraíba. Conclui-se que o perfil das competências desenvolvidas no GMF e seus objetivos de aprendizagem relacionados permitem melhorias individuais e coletivas do processo de ensino-aprendizagem, em especial para as Escolas Cidadãs, considerando uma formação direcionada ao protagonismo juvenil. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3173 10.18540/revesvl1iss2pp0182-0193 |
url |
https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3173 |
identifier_str_mv |
10.18540/revesvl1iss2pp0182-0193 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3173/1510 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Viçosa - UFV |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Viçosa - UFV |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 No. 2 (2018); 0182-0193 REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 Núm. 2 (2018); 0182-0193 REVES - Revista Relações Sociais; v. 1 n. 2 (2018); 0182-0193 2595-4490 reponame:REVES - Revista Relações Sociais instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV) instacron:UFV |
instname_str |
Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
instacron_str |
UFV |
institution |
UFV |
reponame_str |
REVES - Revista Relações Sociais |
collection |
REVES - Revista Relações Sociais |
repository.name.fl_str_mv |
REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
repository.mail.fl_str_mv |
reves.journal@ufv.br|| |
_version_ |
1792207365891686400 |