RESISTIR PARA RE(EXISTIR): REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE RESISTÊNCIAS POR ESTUDANTES GAYS NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REVES - Revista Relações Sociais |
Texto Completo: | https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/10215 |
Resumo: | Este artigo, fruto dos resultados de uma pesquisa de mestrado em educação, tem por objetivo investigar os modos inventivos que jovens gays produzem resistências e enfrentamentos às práticas comumente nomeadas como homofóbicas no espaço escolar. Tendo como embasamento a perspectiva pós-crítica, utilizo do pensamento de autores como Michel Foucault ao elaborar minhas reflexões sobre a evidenciação dos processos de criação de estratégias de resistências, escapes, subversões e deslocamentos. Tendo em mente a já constatada realidade de que jovens gays são vítimas de homofobia nas escolas e, principalmente, o atual contexto político conservador e reacionário de nosso país, busca-se, neste artigo, evidenciar outro lado do debate, a saber, as resistências que tais sujeitos engendram dentro das relações de forças envolvendo a vivência transgressora do gênero e da sexualidade no meio escolar em tempos de conservadorismos. |
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